Marketing Digital

SEO para Lojas Virtuais

O SEO é uma das estratégias mais importantes para atrair visitantes de forma orgânica para o seu site. E o SEO para Lojas Virtuais, também conhecidas como e-commerces, tem uma importância bastante grande para estes negócios.

Como o desafio é grande nesse assunto, é preciso seguir algumas boas práticas e técnicas de SEO para destacar a posição da sua loja virtual no Google e outros buscadores.

De fato, o número de vendas através de lojas virtuais tem crescido muito nos últimos anos. Afinal, os consumidores costumam pesquisar pelos produtos e serviços que querem comprar na internet.

Assim, se ao buscar por um tênis para corrida, por exemplo, um usuário encontrar uma loja virtual que confia e que o venda, a chance de finalizar a compra ali mesmo é bastante grande.

Alguns fatores que contribuem para este tipo de comportamento estão relacionados a rotina que as pessoas levam hoje em dia. Já não é mais uma realidade, passar horas pesquisando por preços em lojas físicas. O mesmo acontece para ir até lojas que nunca ouviram falar.

Portanto, para que a sua loja virtual cresça cada vez mais, é preciso gerar confiança. E acima de tudo, uma alta credibilidade com os futuros clientes através dos meios digitais disponíveis. Dessa forma, quando estiverem prontos para comprar, saberão que a sua loja virtual tem produtos de qualidade e presença online sólida.

Para chegar a este nível, contudo, existem técnicas de SEO para lojas virtuais que devem ser utilizadas. E neste texto você entenderá as principais técnicas para começar o SEO do seu negócio. Com isso, será possível perceber as particularidades do SEO para e-commerce e começar a usá-lo na sua loja virtual.

O que é SEO?

Antes de abordar diferentes dicas e técnicas do SEO para lojas virtuais, vamos definir o conceito de SEO.

A sigla se refere ao termo em inglês Search Engine Optimization, que em português é traduzida como Otimização para Motores de Busca. Estes motores de busca se tratam dos sites onde as pessoas buscam respostas às suas dúvidas.

O motor de busca mais utilizado hoje é o Google, porém existem outros como Bing, Yahoo, etc. De forma geral, para estruturar estratégias de SEO são considerados os resultados mostrados no Google. Afinal, como o maior volume de tráfego está localizado na base do Google, esta é a melhor fonte para realizar pesquisas, pensar em estratégias e mensurar resultados.

Algo bastante importante aqui é que é preciso estar sempre em constante inovação. Pesquisas frequentes, análises em tempo real e de forma estratégica, além de muita flexibilidade para garantir os melhores resultados. É importante entender que o SEO é apenas uma das formas de fazer marketing digital para lojas virtuais

Assim, quando uma loja virtual possui uma estratégia de SEO, é possível dizer que o grande objetivo é ter melhores resultados nas pesquisas, chegando aos top 10 resultados do Google. E para chegar nessa posição privilegiada é preciso trabalhar uma série de questões mais técnicas. Para saber mais sobre o assunto, acesse nosso artigo Otimização de Sites para empresas

Quais são as Técnicas de SEO para lojas virtuais

Se você busca começar uma estratégia de SEO para e-commerce, uma boa opção é contar com profissionais capacitados. E para que você entenda tudo o que está incluso no SEO para lojas virtuais, separamos aqui as técnicas mais importantes.

Faça a pesquisa de palavras-chave

Este sem dúvidas é o primeiro passo ao montar uma estratégia de SEO para lojas virtuais. Afinal, como você irá comunicar os seus produtos, sem saber quais são as pesquisas que os clientes realizam?

Como você pode perceber, o objetivo de saber quais são as palavras-chave principais do seu nicho de negócio, é conseguir chegar ao máximo de pessoas com conteúdo relevante respondendo às perguntas feitas no Google e outros buscadores.

Assim, ao fazer uma pesquisa de palavras-chave você deve levantar o máximo de dados possíveis. Somente assim você conseguirá organizar o SEO da sua loja virtual.

Para alcançar melhores resultados, existem diversas ferramentas para a pesquisa de palavras-chave. Existem algumas gratuitas como Ubbersuggest ou planejador de palavras-chave do Google Adwords. Além disso, também há ferramentas pagas com mais funcionalidades que são interessantes.

A fim de decidir qual a melhor plataforma, você deve estipular qual o valor que será investido para este fim.

Dessa forma, depois de definir a ferramenta e realizar toda a pesquisa, é possível iniciar o SEO para lojas virtuais. São diversos pontos a considerar neste processo, e uma dica é contar com uma equipe especializada. Assim, você pode aprender como a estratégia foi criada, porém não comete erros básicos que prejudiquem a sua loja virtual.

Incorpore as palavras-chave por toda sua Loja Virtual

Depois de pesquisar todas as palavras-chave principais e secundárias relacionadas ao seu negócio, seguimos para uma próxima etapa.

Esta segunda etapa é relacionada a uma otimização de todo o site. O objetivo neste caso é que as palavras-chave mais importantes estejam presentes em diversos locais e páginas do site.

Assim, alguns locais que devem conter a palavra-chave principal da sua loja virtual são:

  • Títulos;
  • Subtítulos;
  • Descrições;
  • Nomes de arquivos e de imagens;
  • URLs.

Esta otimização do site é essencial pois os motores de busca verificam cada parte do seu site. Assim, o SEO para lojas virtuais contribui de diversas formas para melhorar o ranqueamento no Google.

Além disso, um site bem organizado, com diferentes categorias, também é bem visto pelos buscadores. Ao contribuir para a experiência do usuário dentro do site com as corretas identificações, você também estará contribuindo para a experiência dos robôs do Google.

Focando em simplicidade e interatividade há grandes chances de conquistar mais pontos e se posicionar melhor.

E para finalizar, jamais esqueça que o número de pessoas acessando sites pelos dispositivos móveis não para de crescer. Por isso, a versão mobile do seu e-commerce se torna obrigatória para o seu sucesso. E caso você não a possua, esta situação pode atrapalhar e muito as suas vendas.

Sua Loja Virtual integrada com suas redes sociais

Um site com maior tráfego, é melhor visto pelos buscadores de busca. Por isso, contribuindo para o SEO está a integração do site com as redes sociais.

A força destas redes é muito grande, e a atração de visitas e consequentemente clientes é essencial.

Para isso, compartilhe links das suas páginas nas redes sociais, e inclua botões de compartilhamento no seu site. Dessa forma, a integração acontece dos dois lados e os usuários começam a se relacionar com as diferentes plataformas que a sua loja virtual está.

Contudo, é preciso entender onde o seu público está. Como existem muitas mídias sociais, é difícil dar conta de ser excelente em todas elas. Portanto, a fim de ter melhores resultados, pesquise onde sua persona está.

De nada adianta ter uma página no Facebook, se a maioria dos seus futuros clientes utiliza o Linkedin como principal rede social.

Aqui é importante levantar outro ponto. Mesmo que os seus potenciais clientes tenham seus perfis em diferentes redes sociais, seus objetivos dentro delas é diferente.

Uma conta no instagram, e outra no twitter, não são utilizadas com a mesma intenção. Afinal, uma rede é baseada em vídeos e fotos, e a outra em texto e compartilhamento de informações.

Preste atenção em todos estes pontos e direcione os seus esforços para onde você identificar um maior potencial.

Mantenha o sua loja virtual sempre atualizada

Através de atualizações constantes, e publicação de novos conteúdos de forma organizada e periódica, o Google entende que a sua loja virtual está preocupada em compartilhar informações de relevância para seus futuros clientes.

Com isso, o resultado é que sua página aparecerá em maior destaque no buscador. E consequentemente, seu tráfego aumentará.

Porém, além das impressões positivas geradas para os buscadores, também acontece algo positivo junto aos clientes.

Afinal, uma empresa que está interessada em compartilhar informações de qualidade e de forma recorrente, demonstra que é de confiança e relevante.

Assim, a atualização de conteúdo, troca de banners e criação de promoções são formas de atualizar e movimentar o seu site. E com isso há maior atração e conversão de visitantes em oportunidades de negócios.

Ações estratégicas de SEO para sua Loja Virtual

O SEO para lojas virtuais envolve diversos fatores, e neste artigo você entendeu alguns deles de forma mais detalhada.

Contudo, diversas outras ações e estratégicas são importantes para que o seu site seja considerado de maior relevância entre os seus concorrentes.

Dessa forma, é importante dizer que o SEO para e-commerce é um processo contínuo e caso não domine o assunto, considere contratar um serviço de consultoria SEO para empresas. Assim, quando começa a ser realizado, deve ser mantido sempre em dia. Tanto as ações e cronogramas, quanto os resultados, devem ser monitorados com frequência.