Quem é um Stakeholder? Identificando as pessoas-chave de seu projeto

Quem é um Stakeholder? Identificando as pessoas-chave de seu projeto: Como gerente de projeto, você tem inúmeras responsabilidades. No que diz respeito à sua equipe, você é a autoridade final sobre o projeto. No entanto, a realidade é muito diferente.

Não só você pode ter que responder a um gerente ou executivo, mas existem muitos outros envolvidos no projeto que são importantes, e para quem você tem que dar satisfações.

Estes são os seus Stakeholders. Quem são eles? O que você faz com eles? Aqui está uma breve análise sobre o que você deve saber.

Quem é um Stakeholder?

Responder à pergunta de quem é um Stakeholder dentro do seu projeto pode ser difícil, mas é vital. Sem saber quem é importante, você não consegue tomar decisões precisas sobre o seu projeto.

Faça a si mesmo algumas perguntas simples sobre aqueles ligados ao seu projeto:

  • O resultado do projeto os afeta de alguma forma?
  • Eles alimentam no projeto de alguma forma?
  • O trabalho deles afeta o projeto?
  • As decisões deles afetam o escopo do projeto?
  • Eles afetam o orçamento do projeto?
  • Eles afetam o resultado do projeto?
  • Eles afetam marcos significativos dentro do projeto?

Veja Também: Quais são os tipos de stakeholders?

Se a resposta a qualquer uma destas perguntas foi “sim”, então essa pessoa é um dos stakeholders.

Em essência, um stakeholder é realmente nada mais do que alguém com um interesse de algum tipo em seu projeto, seja ele o cliente para quem você está conduzindo o projeto ou um executivo que controla suas finanças.

O que você faz em relação aos stakeholders?

A rota exata que você vai ter para lidar com os stakeholders varia de acordo com o indivíduo em questão e como eles estão ligados ao seu projeto. No entanto, existem duas regras gerais que se aplicam a todos os níveis.

Comunique-se diretamente – É essencial que você mantenha seus stakeholders no circuito em todos os momentos.

Certifique-se de que eles estão incluídos nas comunicações regulares, e isso é tão simples como adicioná-los em cópia em alguns e-mails ou a criação de um login específico para eles em seu software de colaboração.

Comunicar, comunicar, comunicar – é vital se você quer evitar mal-entendidos e problemas.

Stakeholder para Stakeholder – Você vai ter vários tipos de stakeholders, incluindo aqueles dentro de sua empresa e fora dela. É imperativo que você conecte as partes interessadas em todos os momentos.

Por exemplo, digamos que um fornecedor sobe o preço de um componente vital que você não pode conseguir em qualquer outro lugar. Não houve acordo assinado sobre o preço durante as fases de planejamento, e o aumento está ameaçando o resultado de seu projeto.

É essencial que você tire essa informação do stakeholder externo e entregue para o participante responsável por seu orçamento. Sem essa transferência de dados, o projeto vai ser prejudicado.

Não importa quem eles possam ser, é absolutamente crítico que você identifique seus stakeholders, comunique-se com eles, mantenha-os no circuito e transfira as informações importantes para os tomadores de decisão.

Com as dicas acima, você deverá ser capaz de identificar com precisão as pessoas que fazem mais diferença em seu projeto e manter as coisas funcionando tão bem quanto possível durante todo o período.