Dicas de como desentupir o vaso sanitário

Raramente pensamos no banheiro da nossa casa, a não ser que precisemos usá-lo ou algo tenha acontecido de errado com ele. Um banheiro interditado, pode causar transtorno em toda a casa, principalmente quando o motivo do problema é um vaso sanitário entupido. Se isso está acontecendo com você, com certeza você deve estar procurando soluções de como desentupir o vaso sanitário para se livrar desse problema terrível.

Existem vários níveis de entupimento de vaso sanitário. Um entupimento pode ser simples e resolvido também de forma simples. Mas existem também os entupimentos mais complexos, que são difíceis de resolver.

Para saber o nível do entupimento do seu vaso sanitário, pode ser necessário pedir a ajuda de um profissional para resolver o problema de forma adequada, principalmente se for um entupimento complexo que afete toda rede de esgoto.

Mas existem algumas coisas que você pode tentar se o entupimento do banheiro for simples, é por isso que hoje vamos te mostrar algumas dicas de como desentupir o vaso sanitário usando algumas coisas que você pode ter em casa.

Mas antes disso, vamos ver algumas coisas que podem causar o entupimento do vaso sanitário e como você pode evitar que o vaso do seu banheiro fique entupido.

Coisas que podem causar o entupimento do vaso sanitário

Um vaso sanitário entupido é um dos principais problemas que surgem em uma casa. Diante disso, é importante saber o que pode causar um entupimento, para evitar que isso aconteça com frequência.

Veja mais em notícias

Uma das causas do entupimento é um banheiro antigo. Sim, o próprio banheiro pode estar causando o problema de entupimento visto que instalações antigas possuem uma pressão muito baixa da descarga e também canos mais estreitos, impedindo o escoamento da água e de dejetos.

Outra coisa que causa entupimentos sérios, é o descarte de coisas indevidas no vaso sanitário. Descartar absorventes femininos, toalhas de papel, cotonetes e algodão no vaso sanitário pode causar muitos problemas na tubulação, visto que esses materiais não desfazem com a pressão da água e muitas vezes ficam presos na tubulação.

Coisas como problemas na linha e esgoto principal, também podem causar o entupimento do vaso sanitário.

Como evitar que o vaso sanitário entupido

A principal forma de evitar que o vaso sanitário fique entupido é evitar jogar coisas dentro do vaso sanitário. Até mesmo jogar papel higiênico em excesso no vaso sanitário, algo que se dissolve com a água, pode causar entupimento.

Além disso, evite usar produtos de limpeza com ácido, pois estes podem corroer a tubulação e com o tempo causar vários problemas no seu banheiro

Veja como desentupir o vaso sanitário com essas dicas

Se você está tendo problemas com o vaso sanitário entupido, vamos te mostrar algumas dicas de como desentupir o vaso sanitário da sua casa.

Desentupidor

O desentupidor de vaso é uma das melhores ferramentas que você pode usar para desentupir o seu vaso sanitário. Essa pode ser uma ferramenta desagradável de se usar, mas pode resolver seus problemas de entupimento de forma bem eficaz. 

Vinagre e bicarbonato de sódio

A mistura de bicarbonato de sódio e vinagre é muito utilizada para desentupir pias, ralos e vasos, visto que essa mistura é um pouco ácida, mas pelo fato de ser natural, não compromete a estrutura dos canos.

Para desentupir o vaso sanitário com vinagre e bicarbonato de sódio, despeje no vaso sanitário meia xícara de bicarbonato e em seguida uma xícara de vinagre. Feche o vaso sanitário e deixe a mistura agir por 20 minutos. Em seguida, dê descarga e repita o processo se necessário.

Água quente e sabão em pó

A água quente e o sabão em pó podem ajudar a derreter a graxa presa na tubulação e resquícios de produtos. Para fazer isso, despeje meia xícara de sabão em pó no vaso sanitário e em seguida despeje 2 litros de água fervente.

Entre em contato com uma desentupidora

Embora essas dicas de como desentupir o vaso sanitário possam funcionar em muitas situações, pode ser necessário pedir ajuda profissional para resolver o problema. Na verdade, essa é a principal dica para desentupir o banheiro, pois profissionais habilitados vão fazer tudo para desentupir o seu vaso sanitário de forma efetiva.