Como escolher cor de tapete para sala

Neste artigo, vamos entender como escolher cor de tapete para sala, de modo que você entenda o significado das cores e por que usar cada uma delas. Afinal de contas, cada cor representa, de fato, uma sensação e, por isso, você precisa escolher as melhores para combinar entre si ou com os móveis da sua casa.

No entanto, além dos móveis, as cores do tapete da sala também precisam combinar com sentimentos e sensações que você quer para aquele ambiente. As salas de reunião são sérias, mas podem ser descontraídas. A sala de estar deve trazer conforto, e por aí vai.

O tapete que você escolher pode, sim, fazer com que cada ambiente possa oferecer a sensação que você quer. E as cores têm tudo a ver com isso.

Veja, também, onde comprar tapete para sala online barato e tudo sobre o assunto. Vamos lá!

Como escolher cor de tapete para sala – Cores claras

Ao entender como escolher cor de tapete para sala, você precisa considerar a sensação que essas cores trazem. Ainda neste artigo, vamos entender mais sobre a psicologia das cores e como você pode fazer para encontrar a cor ideal para o que você quer despertar.

As cores claras para tapete são ótimas para ambientes clean. Ou seja, ambientes que vão receber um estilo de decoração com cores em tom pastel, tipo branco, bege ou caramelo. Alguns tons de cinza também podem se encaixar nessa proposta, visto que a clareza da cor é o que importa.

No entanto, cores claras também são ótimas alternativas para quem busca um ambiente equilibrado. Muitas vezes as paredes podem ser coloridas e, para “drenar” as cores, o tapete clarinho e com um tom pastel pode ajudar a deixar tudo mais confortável.

Os ambientes mais escuros também podem receber tapetes clarinhos. Essa seria uma ótima maneira de criar um contraste bem marcante. Salas em preto e branco, por exemplo, são muito elegantes e sofisticadas.

Como escolher cor de tapete para sala – Cores escuras

As cores escuras tendem a deixar o ambiente muito elegante e moderno. Tapetes mais escuros geralmente criam um ponto de concentração muito grande no chão. Dependendo do estilo de decoração que você adotou, o ambiente pode ficar bastante pesado e até desconfortável. Principalmente se o tapete for pesado, ao estilo felpudo.

Veja também: Como escolher um ventilador de teto

Tapetes mais escuros são lindos e garantem uma estética muito charmosa. Eles podem ser usados em ocasiões que os móveis são clarinhos. Mas caso você queira usar tapete escuro com decoração também escura, aposte em uma iluminação que possa deixar o espaço mais confortável. Luzes amarelas podem deixar tudo muito bonito, principalmente no inverno.

O ideal é que você combine, ainda, alguma cor vibrante com os tapetes escuros. Por exemplo, um tapete preto em combinação com uma planta verdinha, fica incrível. Muito moderno e elegante.

Como escolher cor de tapete para sala – Cores vibrantes

As cores vibrantes são as melhores opções para quem gosta de uma sala colorida e divertida. Esse tipo de combinação é indispensável para ambientes lúdicos e criativos, como uma sala de brainstorm ou até mesmo uma casa mais jovem e moderna.

Tapetes coloridos e com cores vibrantes tendem a chamar muita atenção. Eles são grandes pontos de concentração e, por isso, geralmente vão combinar com outras coisas no espaço. Aposte em uma decoração que siga o mesmo padrão de cores do tapete para que ele faça parte do projeto.

Mas se você quiser usar um tapete colorido em ambientes neutros, é possível também? Sim, é possível. Escolha cores menos vibrantes e que tenham um tom de elegância. Nesse caso, você pode criar uma combinação interessante.

Como escolher cor de tapete para sala – Estilo da estampa

Além dos tapetes coloridos e em cores lisas, você ainda tem a opção de escolher um tapete estampado. Nesse caso, você estaria adicionando um elemento extra na decoração: uma estampa colorida e divertida. Escolha o modelo que você mais gosta e combine ele com outros móveis e elementos no ambiente.

Por exemplo, se você tem plantas dentro de casa, um tapete floral pode ser uma opção bem bacana. E se você gosta de ambientes mais modernos e maduros, tapetes medalhão ou com desenhos geométricos podem fazer mais sentido.

Psicologia das cores para escolher o tapete da sala

Para ter certeza de que você está escolhendo o tapete certo para a sala, é importante considerar a psicologia das cores. Ela é responsável por determinar alguns sentimentos que as cores podem trazer para o nosso dia a dia e, por isso, faz sentido levá-las em consideração.

Continue lendo para entender um pouco mais sobre algumas cores e o que elas podem nos oferecer.

Cores quentes

As cores quentes são aquelas que deixam o ambiente com clima de atitude ou motivação. Uma sala de estar, por exemplo, pode ter um tapete com cores quentes, desde que você queira construir um ambiente de ação.

Exemplo de cor quente: vermelho e laranja.

Cores frias

As cores frias, por sua vez, são mais passivas. São cores de conforto e descanso. Ideais para ambientes de relaxamento, paz e tranquilidade.

Exemplo de cor fria: azul e branco.

Cores análogas

Se você quer criar um ambiente com cores semelhantes, mas não iguais, as cores análogas devem ser escolhidas. Elas são cores que se aproximam mas não necessariamente são as mesmas cores.

Por exemplo, o azul pode gerar um azul claro. Um amarelo pode gerar um bege. E por aí vai. 

Cores complementares

Já as cores complementares são opostas das cores análogas. Elas são cores que ficam do outro lado do círculo cromático. Por exemplo, vermelho é a cor análoga do verde. Você pode criar combinações que combinam, mas que são cores completamente distintas.

Onde comprar tapete para sala barato online

Agora que você já sabe como escolher cor de tapete para sala, é hora de escolher as melhores lojas para comprar seus modelos. Escolha sempre lojas especializadas no assunto, como a JC Decor, pois elas terão os melhores fornecedores. Evite tapetes extremamente baratos, pois eles podem sair mais caros no fim das contas.