9 dicas indispensáveis para contratar um pedreiro autônomo

Na hora de construir e reformar os custos para construir uma casa preocupam a maioria das pessoas, como contratar pedreiro autônomo é um deles. Entretanto, para evitar imprevistos e gastar além do seu orçamento, é necessário alguns cuidados ao utilizar os serviços desse profissional. Neste artigo vamos abordar contratar um pedreiro autônomo.

Se você vai construir ou reformar algum imóvel, é preciso saber que para que tudo saia como esperado, o planejamento é fundamental. Ou seja, desde definir o que será feito, materiais utilizados, profissionais contratados, entre outros pontos que são importantes definir antes de iniciar a obra.

Por isso, neste post confira as 9 dicas indispensáveis para contratar um pedreiro autônomo.

1. Como contratar pedreiro autônomo: peça indicações

Uma das formas mais comuns de como contratar pedreiro autônomo é pedir indicações de amigos e familiares.

Ao pedir indicações, você pode avaliar de perto o trabalho do profissional, além de conhecer sua forma de desempenhar suas funções, pagamento, entre outros detalhes que pessoas conhecidas podem te assegurar melhor do que o pedreiro ou desconhecidos que já utilizaram o serviço.

2. Verifique se o profissional é especialista na área

Ao contratar um pedreiro autônomo, é preciso definir os serviços que você vai precisar, pois cada profissional costuma ser especialista em algumas atividades e em outras não.

contratar um pedreiro autônomo especialista
contratar um pedreiro autônomo especialista

Dessa forma, se você for fazer uma obra maior, as vezes vai precisar contratar mais de um profissional. Definir quais são os serviços necessários para realizar sua obra é um dos primeiros passos antes de como contratar pedreiro autônomo.

3. Vá além do preço

Para fazer uma obra, por menor que ela seja, há um gasto considerável de dinheiro. Com isso, não são poucos os que procuram economizar, porém é preciso avaliar com cuidado como contratar pedreiro autônomo e ir além do preço.

Se você quer economizar, mas não quer perder na qualidade do serviço, escolha um profissional que ofereça um bom custo benefício. Ou seja, que tenha valores acessíveis dentro do orçamento para sua obra, mas que também desempenhe um bom trabalho.

4. Contrate um pedreiro MEI

Se você tem receio na hora de utilizar serviços autônomos, o mais indicado é como contratar pedreiro autônomo MEI. Assim, tanto você quanto o profissional podem ter maiores garantias durante a prestação do serviço.

O pedreiro MEI garante maior segurança e proteção, o profissional que executa suas atividades e tem seus direitos previdenciários assegurados, e o cliente que contrata um prestador de serviços, sem necessidade de criar vínculo empregatício, pois para muitas pessoas a contratação pela CLT é inviável.

5. Faça um contrato de prestação de serviços

Fazer um contrato de prestação de serviços é outro ponto indispensável de como contratar um pedreiro autônomo. Por meio deste documento, é possível garantir que as partes (contratante e contratado) estão de acordo com as regras estabelecidas.

Assim, ambas as partes ficam cientes das regras estabelecidas para realização do serviço contratado, como valor a ser pago ao profissional contratado, prazo para obra, dias e horários de trabalho, entre outros pontos que julgarem necessários.

Algumas informações importantes para colocar no contrato de prestação de serviços:

  • Nome completo e dados pessoais das partes
  • Obrigações do pedreiro autônomo
  • Obrigações do contratante
  • Preço dos serviços
  • Condições de pagamento
  • Prazo para realização da obra
  • Descumprimento das obrigações contratuais
  • Condições gerais
  • Rescisão
  • Multa

Ao ter dúvidas sobre o contrato de prestação de serviços, um advogado pode ser consultado para esclarecer dúvidas e evitar problemas futuros como contratar pedreiro autônomo ou qualquer outro profissional necessário para construir sua casa.

6. Avalie a experiência do profissional

Conforme a sua necessidade e exigência para construir ou reformar, é necessário avaliar a experiência do profissional que vai realizar os serviços.

Se a sua obra é predial, é indicado buscar como contratar um pedreiro autônomo com essa qualificação, o mesmo é válido para residencial, industrial, acabamentos, entre outros serviços.

Muitos profissionais oferecem diversos tipos de serviços na área da construção civil, porém nem sempre há um domínio de cada uma dessas habilidades. Por isso, é necessário acompanhar de perto os trabalhos realizados pelo pedreiro e verificar se está ou não de acordo com as suas expectativas.

Alguns serviços até podem ser realizados por profissionais pouco experientes ou generalistas, outros já pedem um pedreiro que tenha domínio das técnicas para realizar determinado serviço. Saber avaliar isso com antecedência pode te livrar de transtornos futuros.

7. Evite diárias

As diárias podem não ser vantajosas se você está em busca de como contratar pedreiro autônomo, contratar um profissional da área de construção civil e pagar por dia pode gerar dor de cabeça e aumentar os custos da sua obra.

Geralmente, a obra paga em diárias costuma demorar mais, pois o profissional não tem um tempo definido em contrato para terminar o serviço, o que acaba prolongando muito o tempo para a finalização de cada etapa.

O mais indicado é contratar o pedreiro por empreitada. Esse tipo de contratação  permite dividir os serviços em partes, facilitando a conclusão da obra, avaliação do trabalho e pagamento, que pode ser feito sempre que cada uma das etapas for concluída.

8. Acompanhe a obra

Se você pretende construir uma casa ou reformar e precisa saber como contratar pedreiro autônomo, é importante estar disponível para acompanhar a obra constantemente. Com isso, você consegue verificar a evolução de cada etapa da obra, se está ou não como o planejado, além de conseguir evitar e remediar problemas com antecedência.

Ao ficar com dúvidas, esclareça com o profissional antes de continuar com a obra e ter que desmanchar e refazer algum serviço, pois isso vai levar mais tempo e dinheiro gastos com a construção do imóvel.

9. Conte com uma equipe

dicas indispensáveis para contratar um pedreiro autônomo
dicas indispensáveis para contratar um pedreiro autônomo

Muitas vezes é mais vantajoso contar com uma equipe de profissionais experientes que trabalham juntos, oferecendo os serviços de construção civil. Assim, você não precisa como contratar pedreiro autônomo, eletricista ou pintor a parte.

Uma equipe de profissionais que trabalham juntos pode oferecer maior rapidez na obra. Contudo, antes de contratar considere sempre a qualidade do serviço prestado, experiência e compromisso que eles tiveram com os clientes anteriores.

Utilize essas dicas de como contratar pedreiro autônomo para reformar e construir sem imprevistos ou gastos desnecessários.