Conheça as maravilhas do Arduino para automação residencial

As vantagens do Arduino para automação residencial variam desde a segurança, praticidade e sustentabilidade que trazem consigo um lar muito mais inteligente e capaz de proteger devidamente as pessoas que vivem em casa . 

O sistema permite o controle diretamente do celular, ou seja, do local em que estiver será possível controlar o dispositivo Arduino e saber tudo o que ocorre em seu lar quando não está por perto. Possua o Arduino para automação residencial e fique seguro.

O que é a automação residencial?

O que é a automação residencial

A automação residencial é um conjunto de tecnologias que possuem grande capacidade de realizar a programação de determinados eventos para ocorrer em sua casa, ou seja, haverá o funcionamento automático de uma variedade de itens. 

Este sistema do arduino para automação residencial está integrado diretamente com as conexões de internet, que visa construir casas mais inteligentes que auxiliem os moradores com determinadas tarefas simples. A principal tecnologia para este meio, é a Internet of Things, que causam certos impactos diários em algumas casas.

Atualmente, as pessoas desejam possuir mais praticidade em casa, portanto, este projeto de automação residencial auxiliará os moradores por intermédio de um controle e gestão remota, que seria especificamente qualquer dispositivo móvel ligado à internet, no caso de celulares ou tablets.

Dessa maneira, haverá a possibilidade de controlar sua casa mesmo de longe, no trabalho ou em alguma viagem, por exemplo. Inclusive, esta é uma das vantagens da automação residencial, pois se torna possível realizar a programação dos sensores, fechaduras de portas, luzes que devem acender em tal horário ou desligar. Tudo será feito automaticamente.

O arduino para automação residencial permitirá que você possa construir uma casa diferente, ideal ao seu estilo de vida, além de se adequar às suas principais necessidades e outros hábitos cotidianos.

Como o Arduino serve no projeto de automação residencial?

Projeto Arduino para automação residencial

As vantagens da automação residencial com o arduino são várias, dentre elas a chance de automatizar e trazer segurança ao seu lar, além de proporcionar soluções bem compactas inseridas em apenas um equipamento. 

Seu celular é quem fará os controles de sensores PIR, sensores de magnetismo, disparo de alarmes, câmeras de segurança, trancas à base de eletricidade, luzes que servem para proteger sua casa e auxiliar a manter toda a segurança em ordem.

Observe seu lar, veja quantos cômodos possui para instalar devidamente os sensores, e outros módulos que deverão ser utilizados para detectar os movimentos com base na luz infravermelha, que será emitida por meio de radiação do corpo de um ser humano e disparar o som dos alarmes, caso haja alguém desconhecido em sua casa.

O arduino para automação residencial será um excelente substituto da chave pelas tags RFID, que auxiliam na abertura das portas de maneira rápida e precisa, sem haver a necessidade de encontrar sua chave em um vasto molho de chaves.

Através desta tecnologia será possível passar o cartão magnético no leitor RFID, abrir a tranca eletrônica e adentrar em seu lar. Esta tecnologia recorre às ondas de rádio para conseguir se comunicar e transferir dados importantes, como é o caso da liberação da porta quando o usuário coloca o cartão na frente do leitor.

Quais as principais vantagens do Arduino para automação residencial?

Casas que contam com objetos inteligentes trazem praticidade, conforto e maior segurança aos moradores do lar, portanto, qualquer pessoa que deseje possuir as vantagens da automação residencial, poderá solicitar por sua instalação e aproveitar o que de melhor será oferecido.

Quais as principais vantagens?

Uma das vantagens da automação residencial é o fato de contar com um sistema de segurança, que possui diversas câmeras inteligentes que te permitem visualizar perfeitamente tudo o que ocorre em sua casa, mesmo que esteja longe.

As fechaduras inteligentes e os sensores de presença unidos serão ideais para proteger os arredores de seu lar, e a qualquer movimentação estranha haverá alguma notificação que mencione sobre. Portanto, contar com o arduino para automação residencial será deveras importante para manter sua casa segura contra pessoas mal intencionadas.

Muitos desejam viver em um lar cheio de praticidades, e o arduino para automação residencial é indicado para ajudar quem prefere, por exemplo, que haja um gerenciamento à longa distância com relação aos equipamentos de casa. Com este fantástico sistema, existe a possibilidade de controlar o ar-condicionado, luz, televisões e qualquer outro aparelho sem haver a necessidade de mover um milímetro de onde está sentado. 

Estas questões apresentam as vantagens da automação residencial no dia a dia dos moradores, além de haver a oportunidade de criar toda uma ambientação ao seu lar da maneira que desejou sempre. Passar o tempo em casa será mais agradável, pois estará exatamente do jeito que idealizou e para dar realmente certo, aposte no arduino para automação residencial.

A automação residencial é totalmente sustentável, pois auxilia seus moradores a economizarem mais no consumo de energia elétrica, desligada automaticamente, além de contar com o controle nas cortinas que se adéquam perfeitamente com a luz do sol, e por fim, os sensores que identificam os vazamentos de água pela casa.

Arduino na automação residencial: como controlar pela internet 

Arduino na automação residencial

Para controlar devidamente o arduino, será necessário que o seu computador/notebook esteja conectado à internet para ser o mediador da comunicação entre o arduino e o aplicativo chamado Blynk, que deverá ser instalado em seu celular. 

O funcionamento entre o computador conectado ao arduino e o celular, deverá ser feito através de um código inserido na placa, de modo a executá-lo através de um serviço que faça o gerenciamento dessa comunicação entre os dispositivos.

Após realizar a configuração necessária para utilizar pelo celular, será possível fazer alguns testes para saber se o arduino realmente funciona. O LED será o responsável por apresentar o funcionamento devido da placa, que poderá ser feita de maneira remota.

Onde comprar o Arduino para iniciar o projeto de automação residencial?

Para adquirir as melhores placas arduino, acesse um site especializado nesta marca que visa oferecer o melhor aos clientes, além de seus produtos que variam desde a própria placa de arduino, até os shields, necessários para o bom funcionamento do produto.

O arduino para automação industrial é eficaz e ideal para pessoas que idealizaram um lar muito mais seguro e inteligente de se viver, portanto, poderão contar com toda a praticidade existente em casa para controlar tudo de onde estiver, seja no trabalho ou em viagens importantes. Os sistemas possuem vantagens da automação residencial, que juntos trabalharão para manter seu lar seguro e sustentável.