Pode Mexer no Celular Carregando?

Pode mexer no celular carregando? Você sabia que o adulto brasileiro passa mais de 5 horas por dia no telefone? Parece muito, certo? Na verdade, a maioria de nós simplesmente não consegue imaginar viver sem telefone. Portanto, não podemos parar de usá-lo, mesmo quando está conectado à tomada.

Entretanto, muitas pessoas acreditam que usar um telefone enquanto o carregamos pode ter um impacto negativo sobre a vida útil da bateria e pode até ser perigoso. É por isso que decidimos discutir se pode mexer no celular carregando.

Para a resposta resumida, sim, você pode mexer no celular carregando. Quando você usa seu telefone enquanto está carregando, a bateria está carregando a uma taxa mais lenta do que o normal para permitir energia suficiente para o uso contínuo.

 Continue lendo este artigo se quiser saber mais detalhes sobre o assunto!

Sobre a Bateria do Smartphone

Antes de tudo, você deve saber mais sobre a bateria de seu telefone, ou pelo menos algumas noções básicas. Vamos começar.

Seu telefone usa um único íon de lítio que você talvez conheça como Li-ion. Estas baterias oferecem uma alta densidade de energia, taxa moderada de auto-descarga e efeito de memória zero. As baterias de íon-lítio vêm em muitas formas e formatos, mas a que está dentro de um telefone é à base de óxido de lítio e cobalto. Há várias empresas que fabricam tais baterias e estão em busca de torná-las tão seguras quanto possível.

A bateria em seu telefone tem dois eletrodos, um à base de carbono e um à base de óxido de lítio. Quando elas são carregadas, as partículas se movem de um eletrodo para o outro através do eletrólito condutivo. Na verdade, você deve considerar a bateria de seu telefone como uma célula de energia feita para fornecer energia segura.

O que pode acontecer se você estiver usando seu telefone enquanto ele estiver conectado à tomada?

Há vários problemas que podem ocorrer se você estiver usando seu aparelho constantemente enquanto ele estiver conectado à tomada. Aqui estão alguns dos efeitos negativos mais comuns deste ato:

Aumentando o tamanho da bateria do telefone

Se você estiver usando seu telefone regularmente enquanto ele está carregando, pode fazer com que sua bateria fique inchada. Quando a bateria for aumentada, isso pode levar a outros problemas mais sérios, como o estouro da bateria, diminuindo a qualidade da bateria e comprometendo a capacidade de funcionamento do telefone.

Danificando o Carregador

O uso constante de seu telefone enquanto ele está conectado pode até danificar o carregador. Na verdade, esta ação cria pressão sobre o carregador. Como resultado, o carregador pode aquecer e deixar de funcionar. Nessas circunstâncias, a única solução é comprar um novo carregador, sem o qual todos nós podemos prescindir!

Como aquecer seu telefone?

Você pode estar pensando que o aquecimento do seu telefone não é motivo de preocupação. Infelizmente nem sempre é assim. Em certas circunstâncias, o superaquecimento pode levar a uma explosão, vazamento dos produtos químicos nocivos dentro da bateria, e até desligar seu telefone para sempre.

Pode Mexer no Celular Carregando?

Antes de tudo, vamos esclarecer uma coisa: você não sofrerá uma explosão se usar o telefone enquanto ele estiver carregando. Da mesma forma, usar um telefone enquanto ele estiver conectado não danificará a qualidade da bateria. Na verdade, a bateria irá carregar o mesmo quer você use ou não o aparelho.

Entretanto, tenha em mente que você tem que usar uma bateria e um carregador aprovados pelo fabricante. Caso contrário, o uso de um carregador fora da marca ou alguma falsificação barata pode danificar a vida útil da bateria das maneiras mencionadas acima.

Em resumo, usar seu telefone enquanto ele estiver carregando não vai diminuir a eficácia da carga, a menos que você esteja usando um carregador inferior.

Como manter a bateria de seu telefone saudável?

Portanto, se você ainda estiver hesitante em usar seu telefone enquanto ele estiver conectado, temos várias dicas para mantê-lo do lado seguro:

  • Use somente fontes de alimentação e baterias compatíveis com seu telefone.
  • Como o calor pode ter um impacto negativo sobre a bateria, nunca deixe seu telefone em um local quente.
  • Alguns estudos mostram que você pode prolongar a vida útil de sua bateria se mantiver seu telefone carregado entre 40% e 80%.
  • De vez em quando, desligue seu telefone, pois ele preservará a vida útil da bateria.
  • Se você notar que seu telefone está ficando mais quente enquanto carrega, tire-o de qualquer caso.
  • Tente não manter seu telefone ligado quando estiver totalmente carregado, pois isso pode ter um impacto negativo sobre a bateria.
  • Você pode espremer mais vida útil da bateria de seu telefone se você simplesmente reduzir o brilho ou usar o modo noturno.
  • Evite usar um “carregador rápido”, pois isso pode ser prejudicial à saúde da bateria.
  • Esqueça as aplicações de bateria de terceiros, pois elas podem fazer mais mal do que bem.
  • Se você decidir usar um banco de energia, certifique-se de que ele proteja sua bateria e seu telefone contra sobrecarga, picos de voltagem e curto-circuito.
  • Você não precisa calibrar a bateria de um telefone novo, pois isso é apenas um mito.

Conclusão

Você pode mexer no celular carregando o quanto quiser. Tudo o que você tem que ter cuidado é não usar um carregador de terceiros. Além disso, certifique-se de começar a incorporar todas as dicas mencionadas acima para prolongar a vida útil de sua bateria. Basta ter cuidado e usar sempre um carregador aprovado pelo fabricante e uma bateria genuína.