Como desentupir a caixa de gordura?

Só quem mora sozinho sabe como desentupir a caixa de gordura é difícil. Ficar livre dos resíduos de esgoto é algo desejado por todos, mas para que isso aconteça é importante saber os motivos pelo qual isso acontece, desse modo, continue a ler para ter a melhor solução para esse problema. 

Limpar a caixa de gordura não é uma missão fácil de aprender, no entanto, manter esse em ordem auxilia no bom desempenho da residência. 

A caixa de gordura fornece uma grande ajuda a casa ou apartamento, pois é responsável pelo armazenamento dos resíduos de gordura da cozinha, impedindo a passagem pelo ralo que danifica as tubulações ocasionando entupimentos.  

Notícias

Qual é a função da caixa de gordura? 

A caixa de gordura é um tanque que pode ser originado de alvenaria ou PVC. Esse tanque tem a função de impedir que a passagem de gorduras da pia seja despejada diretamente na rede de esgoto. 

Por meio disso, desempenha a ajuda para que não haja depósitos de resíduos na tubulação, não ocasionando entupimentos. 

Principalmente em lugares como restaurantes, essa caixa tem uma função muito importante. Pois devido ter muitos resíduos na cozinha ela auxilia na finalidade de não ter a presença de pragas e mau cheiro no local. 

Por que a caixa de gordura entope? 

Ocorre o entupimento na caixa de gordura a partir das quantidades de resíduos, comparado ao tamanho do tanque. Para que isso não ocorra, independentemente do tamanho é necessário a manutenção, também saber como desentupir a caixa de gordura

A caixa de gordura fica na parte exterior da casa, sendo mais frequente em lugares como garagem, área de serviço ou no quintal, tendo ligação direta à pia da cozinha. 

Como realizar a instalação da caixa? 

Para se instalar uma caixa de gordura é indispensável saber que, elas não podem ter vazamentos e devem possuir tampas que possam ser removidas, além disso devem ter sua instalação ou construção em lugares arejados e de acesso fácil, e seu modelo deve cumprir as exigências da norma NBR 8160 que teve expedição pela ABNT. 

É possível descrever um exemplo de como essa é instalada. 

  1. Escolher uma área com proximidade da pia. 
  2. Concretizar o fundo da caixa com concreto simples. 
  3. Fazer uma placa de concreto, destinada a parede de sifão. 
  4. Aumentar as paredes até alcançar 32 cm de altura, através do início, e assentar o tubo de 100mm. 
  5. Aumentar mais 5 cm de altura e assentar o tubo de 50 mm. 
  6. Subir as paredes até o nível do terreno. 
  7. Cobrir as laterais da caixa de terra, e colocar no lado maior uma tampa removível. 
  8. Verificar se não há infiltração do solo, se não houver infiltração pode-se aterrar as laterais. 

Melhores maneiras de como desentupir a caixa de gordura 

Saber como desentupir a caixa de gordura não é fácil, dá para ser usar como desentupidora os seguintes componentes: Bicarbonato e soda cáustica.  

Para se utilizar o bicarbonato é preciso antes retirar de maneira manual a maior densidade de gordura e de toda água do tanque, dessa forma coloque duas colheres de bicarbonato nas laterais da caixa usando na sequência água quente para deixar mais mole o resto dos resíduos. 

Agora para sujeiras mais resistentes dá para se usar a soda cáustica, dessa maneira esse uso é feito das seguintes maneiras: 

  • Dissolver com o dobro de água a soda. 
  • Utilizando luvas, botas e óculos de proteção, coloque essa mistura com cuidado nos lugares mais engordurados e deixe agir por alguns minutos. 
  • Remover as gorduras soltas pela ação do produto e lavar o tanque de forma completa antes de usar novamente. 

É indispensável também a manutenção através de um técnico, principalmente quando se tratar de uma caixa de gordura concretizada.