O que é House sitting e como aproveitar essa onda

O House sitting é uma prática que visa manter alguém cuidando da casa e dos animais de estimação, enquanto os proprietários saem para uma longa viagem. Esse acordo geralmente é feito com outros viajantes que precisam de uma casa para morar durante um tempo.

Essa estratégia é uma técnica que consiste mais em uma troca de favores, o viajante fica um período morando na casa de forma gratuita, apenas cuidando da casa e dos animais, enquanto o proprietário está fora.

Para ser um house sitter, os viajantes precisam se cadastrar em plataformas especializadas em anunciar House sitting.

Depois que o cadastro for finalizado, o viajante precisa atualizar as informações básicas de seu perfil, contando sua experiência com criação de animais, por exemplo. Depois, pode procurar por anúncios que batam com a data da viagem.

Os donos da casa que servirá de hospedagem usufruem do cadastro na plataforma para criar o anúncio de sua casa, incluindo informações como: A quantidade de animais presentes na casa, a espécie de cada um e os cuidados necessários, o local da casa e as datas.

Depois que o anúncio da casa for publicado, os house sitters entram em contato com o proprietário e se candidatam para a tarefa. 

Quem se dispõe a essa técnica de troca de serviços precisa estar disposto o máximo de tempo possível na casa, para garantir a segurança da casa e dos animais. As tarefas do house sitter devem ser as mesmas do proprietário da casa. Tarefas diárias como:

  • Cuidar do jardim no geral (regar as plantas, cortar partes secas das flores, plantar novas plantinhas)
  • Fazer o recebimento de encomendas
  • Cuidar dos animais, alimentando, colocando água, dando banho, carinho, passeando e brincando
  • Fazer a faxina da casa e mantê-la limpa e organizada
  • Fazer reparações na casa (apenas se precisar) que estejam ao seu alcance

Um house sitter precisa trabalhar bastante em sua divulgação. É uma ferramenta chave, que a maioria das pessoas utilizam para saber mais sobre outras pessoas são as redes sociais, como Facebook e Instagram, sendo assim, é lá que você deve caprichar na divulgação! 

Outra coisa que o viajante deve perguntar antes de concordar em ficar na casa, é sobre o temperamento dos animais e a saúde dos mesmos, é necessário saber se o animal é agressivo, se as vacinas estão em dia, se ele possui alguma doença e precisa de medicação, dentre outros pontos.

A segurança do house sitter deve ser priorizada, por isso se você está pensando em aderir a esse método, observe bem os proprietários, o lugar que ficará hospedado, os estabelecimentos ao redor da casa e os telefones de emergências locais.

Indique o local de hospedagem para seus amigos e familiares, apenas por precaução.

Um proprietário que precisa de um house sitter, deve analisar com cautela a pessoa escolhida, para que não haja problemas como furtos ou a casa ser entregue suja e desorganizada e até encontrar seus animaizinhos descuidados, como já aconteceu em muitos casos.

Então, quando for “contratar” o house sitter, faça uma pequena entrevista com ele, perceba seu jeito, peça um número para estabelecer contato e avise seus conhecidos.

Vantagens dessa prática

  • Fazer novas amizades
  • Se hospedar gratuitamente durante uma viagem
  • Se hospedar no local sem se sentir um turista
  • Diversidade de casa em mais de um país
  • Se hospedar em um local limpo e organizado
  • Conhecer bichinhos novos e de várias espécies

Plataformas House sitting

Agora vamos listar aqui algumas das melhores plataformas House sitting que indicamos para esse método:

  • Mind a Home

As vagas desta plataforma são propagadas pela Austrália toda e a anuidade é de 59 dólares australianos

  • World Packers

Essa plataforma possui valor anual de apenas 49 dólares

  • Aussie House Sitters

Para os proprietários da casa, não há taxa a ser cobrada, porém, para os viajantes, uma taxa de 84 dólares anual, é cobrada.

  • Nomador

A concentração de usuários dessa plataforma são franceses

  • Mind My House

Possui a taxa de anuidade mais baixa, apenas 20 dólares por ano. 

  • House Carers

Essa plataforma não cobra nenhuma anuidade, porém isso algumas vezes é relatado como um problema, já que em algum momento inesperado, o proprietário pode cancelar o contrato.