Veja como decorar sua casa com diferentes estilos de papéis de parede! 

Morar de aluguel tem suas dificuldades e uma delas é personalizar o ambiente de acordo com nosso gosto pessoal. Jovens que moram em kitnets são exemplos dos que aderem a esse tipo de decoração, mudando totalmente os ambientes de forma descomplicada e sem sujeira, isso através de papéis de parede com estampas e cores divertidas.   

Como escolher papéis de parede para seu estilo?  

Conforme o site Pantone, a cor do ano de 2022 é o Very Peri, um tom de lilás que já está sendo utilizado em diversos tipos de produtos para decoração, roupas e acessórios. 

Entender qual é a cor do ano e com quais outras cores combinam ajudam a economizar, pois o mercado terá abundância na produção de produtos nessa cor.  

Decorar o próprio lar é como um artista que se expressa através das cores e formas, para entender melhor o próprio estilo é preciso se inspirar através da cultura, como filmes e desenhos, no estilo geek por exemplo, através de lugares, como ambientes naturais, flores e formas orgânicas, no estilo “Art Nouveau” representado por materiais feitos de ferro e vidro, possuem formas arredondadas e orgânicas e podem ser facilmente encontradas nas estampas de papéis de parede. 

Mais em notícias

Para que serve e Como usar o Kit tridente para churrasco

Dicas de presentes sustentáveis para o seu amor

Os melhores filmes Amazon Prime para assistir

Atualmente as redes sociais são usadas para inspiração e através delas podemos montar um moodboard, espécie de quadro em que organizamos as cores, formas e até materiais que nos representam para então criar a decoração dos sonhos. 

Quais os tipos e estilos de papel de parede ?   

A decoração através de papéis de parede não é novidade, pois já eram utilizados nas casas americanas dos anos 60. Porém, hoje a tecnologia traz mais durabilidade e podendo ser aplicado em ambientes diferentes. 

O que pode ser novidade é revestir o banheiro e cozinha  com papel próprio para locais úmidos, como a área do box e a parede da pia, nesse caso é usado o papel vinílico, feito de PVC, o material é liso e proporciona facilidade na limpeza e manutenção do mesmo. 

Quando o objetivo é trazer elegância e sofisticação é indicado o uso de papéis adesivos com relevo, as formas das estampas podem mudar o ambiente por completo, assim como as paredes de lojas, recepção e até áreas gourmet.  

O TNT, uma espécie de tecido- não tecido também pode ser usado para cobrir paredes, lembrando que a durabilidade pode ser menor e o acabamento pode ser diferente dos materiais indicados acima. Para que tenha uma boa aderência é importante que a parede esteja  lisa e não ter umidade. 

Quais as vantagens da decoração com papel de parede ?  

A maior vantagem é a aplicação, pois qualquer pessoa pode aplicar sem precisar de materiais específicos ou de profissionais capacitados. Além disso, o papel de parede pode ser a peça chave na decoração de ambientes alugados, como apartamentos,lojas e qualquer outro  tipo de salão comercial.  

No momento de entrega do imóvel pode retirar o papel com facilidade, sem estragar a parede ou até mesmo deixar restos de cola. Qualquer pessoa pode aplicar e retirar, pois duram em média 07 anos no caso das marcas de boa qualidade.  

Decoração com papel de parede: Veja dicas para cada ambiente! 

Papel de parede: Como decorar a cozinha? 

As cozinhas mais antigas eram todas revestidas com azulejos, que de certa forma já não agradam mais nas decorações de hoje, por isso é indicado o uso de papéis de parede em ambientes como a parede da pia, dos balcões ou até entre as prateleiras.  

Em um ambiente com cores neutras pode apostar em detalhes com cores mais fortes, trazendo um ponto estratégico, quando entrar no local será a primeira coisa a ser vista, ou seja camuflando outros lugares que podem estar com defeitos, por exemplo.  

Qual papel de parede ideal para decorar a sala? 

Em grande maioria dos apartamentos, a entrada é diretamente na sala de estar, sendo assim o primeiro lugar a receber reformas, é importante que o ambiente seja aconchegante e traga a identidade do morador, mas também seja agradável aos olhos dos visitantes, para isso a escolha de papéis de parede com cores claras, neutras mas com relevo podem demonstrar elegância e sofisticação.  

Decoração com papel de parede para o quarto: qual seu estilo ideal 

A maior preocupação para a decoração com papel de parede é não trazer conforto e aconchego para o ambiente, principalmente nos quartos, quando a prioridade é relaxar e descansar.  

Algumas cores podem ajudar a passar a sensação de relaxamento como os tons de azul claro e lavanda, a ideia é deixar a decoração harmoniosa e para isso existe duas técnicas, como utilizar a mesma cor em vários tons, de preferência os mais claros até chegar o branco ou então apostar nos tons nudes, como o marrom-claro, bege e branco trazendo a sensação de acolhimento, chamam de decoração “cozy”. 

Como decorar o banheiro com papel de parede? 

Os ambientes úmidos da casa, no caso cozinha e banheiro parecem ser complicados na decoração com papel de parede, mas saber qual tipo de papel  é o ideal, no caso o vinílico é o mais correto.  

As estampas no estilo azulejo são uma boa opção para quem pretende esconder o antigo revestimento, estampas também deixam o ambiente mais moderno, papéis de parede no formato pastilhas podem dar acabamento ao banheiro branco e sem graça, basta usar cores mais alegres para fazer a combinação.  

A melhor solução para qualquer reforma é sem dúvidas a utilização de papéis adesivos, pois são econômicos, fáceis de aplicar e ainda podem ser trocados quando enjoar da decoração ou então quando precisar mudar para outro lugar.