5 dicas na hora de escolher sua bacia sanitária 

Em 2003, a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu o dia 19 de novembro como o Dia da Bacia Sanitária. Apesar de parecer uma piada, dados científicos mostram a importância de escolher o equipamento correto para sua casa com a finalidade de garantir higiene, saúde e menos danos ao meio ambiente. Além disso, uma descarga pode gastar em torno de seis litros de água, sem contar que os dejetos vão ao esgoto e se não for tratado corretamente polui rios, mares e lençóis freáticos. 

A bacia sanitária, para quem não sabe, é onde o ser humano despeja os seus dejetos (urina e fezes) no seu banheiro. Sua composição é um vaso sanitário e um sifão que será ligado à rede de esgoto. Por isso, bacia e vaso não são sinônimos.  

Além disso, a ONU criou dicas para que as empresas e pessoas escolhessem dicas na hora de escolher a sua bacia sanitária.  

Atualmente, as empresas estão cada vez mais engajadas em criar bacias sanitárias com alta tecnologia que procura equilibrar o menor gasto de água, menor dano ao meio ambiente e, por fim, promete durabilidade para evitar a produção de lixo. 

Por isso, vamos fornecer dicas, a seguir, de algumas bacias para poderem deixar a sua casa melhor para o desenvolvimento sustentável. 

Mais em notícias

Já conhece o famoso macarrão milagroso Konjac?

Veja como decorar sua casa com diferentes estilos de papéis de parede! 

Para que serve e Como usar o Kit tridente para churrasco

Vai escolher sua bacia sanitária? Veja quais os modelos e funções! 

Qual a bacia sanitária correta para a minha casa? A correta é aquela que atende as necessidades do lar, mas também é benéfica ao meio ambiente, garantindo menos dejetos aos rios e mares, mas também o menor desperdício de água. Afinal, dados apontam crises hídricas em várias cidades do Brasil e do mundo. Ou seja, está diminuindo a água potável, própria para consumo, nos principais centros urbanos.  

Com a produção de bacias sanitárias sustentáveis, fica difícil escolher a ideal para a natureza. Ainda mais você pode conseguir equilibrar o desejo de deixar o seu banheiro mais bonito e funcional.  

Veja cinco dicas de decoração do banheiro para escolha da sua bacia sanitária!  

A decoração, atualmente, não é apenas deixar a sua casa esteticamente mais bonita, mas também criar mecanismos que ajudem na sua funcionalidade e também ajudar a proteger o Meio Ambiente.  

A altura padrão do vaso sanitário é entre 40 a 45 cm da altura do piso, dado que os pés possam ficar firmemente apoiados no chão.  

A seguir, cinco dicas de sanitários que trazem este conceito. Confira.  

Bacia oval para ambientes e pessoas grandes 

A bacia sanitária do parecido com oval, como o nome já diz, ela tem o formato de ovo, em que é ideal para quem tem um banheiro maior, além de pessoas com uma estatura maior, principalmente na região do quadril.  

Bacias quadradas ideais para ambientes elegantes 

Se você quer deixar o seu sanitário imponente e com aspecto elegante, o ideal é escolher uma bacia sanitária de formato quadrado, sem contar que ele é ideal para todos os formatos de corpo.  

Além disso, estas são ideais para lavabos (banheiros sem chuveiros) ou suítes (banheiros que ficam no quarto). 

Procure bacias sanitárias com caixa acoplada 

Procure bacias com caixa acopladas, pois elas são mais econômicas do que aquelas que dão descarga com válvula na parede. Sem contar que a de caixa acoplada possui uma quantidade padrão de água por descarga.  

As descargas com tecnologia mais moderna são as melhores 

Cada vez mais as tecnologias das bacias sanitárias permitem o menor desperdício de água, uma delas é a descarga a vácuo. As bacias comuns liberam três a seis litros de água. Mas, a de vácuo, libera apenas 1,2 litros e funciona por pressão. Portanto, uma economia de 90% dos recursos hídricos. Mas, ela precisa de investimento maior e trabalhadores qualificados para sua instalação.  

Bacias sanitárias com abertura frontal nem sempre promovem a acessibilidade 

Alguns sanitários possuem um modelo com abertura na frente, alguns acham que isto ajuda o deficiente físico a ter acesso ao banheiro.  Mas, ela dificulta a passagem de uma cadeira de rodas mais difícil.  

Dica extra: Invista em válvula com fluxo duplo 

Se ainda preferir a válvula da sua bacia sanitária acoplada em uma parede, uma dica é comprar do modelo fluxo duplo. O equipamento tem como principal objetivo de ajudar no desperdício e apresenta dois botões.  

Um para escoamento de líquidos, que libera três litros de água. Já o de sólidos é acionada em outro botão e despeja seis litros.  

Agora que você leu todas essas dicas, procure a loja de material de construção que mais se identifica para comprar qual bacia sanitária ideal para sua casa.