Como escolher um ventilador de teto

Deseja saber como escolher um ventilador de teto? Confira quais os detalhes devem ser levados em consideração na hora de realizar a compra deste eletrodoméstico.

Os ventiladores de teto são ótimas adições à casa durante todo o ano. Novos recursos e tecnologias significam que eles são mais eficientes em termos de energia do que nunca, e as atualizações de design levaram a alguns modelos bem estilosos.

A preferência pessoal desempenha um grande papel ao comprar um ventilador de teto e é sempre útil saber quais os principais detalhes a ter em mente para escolher o aparelho adequado, além de ter base para discutir suas necessidades com um profissional antes de realizar a compra.

Como escolher um ventilador de teto

 Para ajudá-lo a começar, confira as seguintes dicas de especialistas sobre como escolher um ventilador de teto, incluindo a determinação do tamanho correto do ventilador de teto e a distância ideal de suspensão do teto.

Tipos de ventilador de teto

Tipos de Ventiladores de Teto
Tipos de Ventiladores de Teto

Com ventiladores de teto, tudo se resume a criar fluxo de ar e isso significa um posicionamento adequado para obter o melhor impacto do ar recirculado. Muitos suportes de montagem de ventilador podem acomodar uma inclinação de até 30 graus até o teto, mas para ângulos mais drásticos ou tetos mais altos, um downrod ou droprod pode ser instalado para garantir que o ventilador seja instalado na altura apropriada. Quer seja uma sala de teto baixo ou com teto alto. Dentre os diferentes tipos, sempre há um ventilador de teto para se adequar ao espaço.

Ventiladores de teto padrão

Os ventiladores na maioria das residências são considerados ventiladores padrão, com 4 ou 5 pás e uma variedade de recursos extras de economia de energia. Os recursos comuns serão um motor de ventilador, pás de ventilador, uma chave de controle e um tipo de instalação, mas os detalhes dos designs de todos esses recursos dependerão de suas necessidades.

Recursos a serem procurados: Gráfico mostrando lâmpada, interruptor de parede, tração de corrente e haste curta.

Existem muitos recursos para personalizar um ventilador de teto padrão para o estilo da sua casa.

Ventiladores de baixo perfil

Também chamados de ventiladores de montagem embutida ou hugger, os ventiladores de baixo perfil têm pás menores, uma caixa de motor menor e podem ser instalados próximos ao teto. São úteis para espaços estreitos ou salas com tetos baixos. Eles ficam próximos ao teto, ocupando por volta de 15 cm de profundidade quando montados rentes ao teto; para ventiladores com luzes, você pode esperar que as luzes pendam até 30 cm adicionais abaixo da carcaça do motor.

Artigo Relacionado: 9 dicas indispensáveis para contratar um pedreiro autônomo

Ventiladores com Kit de Luz Incluído

Para cômodos como salas de estar ou quartos, pode ser útil ter o ventilador acionando uma função dupla como circulador de ar e como fonte de luz. Os ventiladores com um kit de luz têm uma base suspensa com alguma forma de lâmpada montada com segurança sob as pás do ventilador.

Eles podem fornecer luz ascendente para o ambiente ou downlighting para um amplo respingo de luz para ajudar nas tarefas, desde colocar o jantar na mesa até preencher a papelada. Depende da aparência que você deseja para o seu espaço e das maneiras como você pretende usar o espaço sob o ventilador para determinar que tipo de lâmpada funcionaria melhor no kit de luz.

Downrod Incluído

Para a maioria das instalações de ventiladores, é ideal ter o ventilador a cerca de 20 cm ou 22 cm acima do solo para um fluxo de ar eficaz. Ao equipar um ventilador em uma sala com pé-direito alto, a altura do ventilador pode ser reduzida usando uma seção estreita de mastro chamada haste.

Os downrods geralmente vêm em seções curtas de até 15 cm de comprimento e se prendem à caixa do ventilador em uma extremidade e ao suporte de teto na outra. Eles são fortes o suficiente para suportar o peso do ventilador contra a força do motor do ventilador e o impulso circular da pá.

Loja online ou física

Comprar diretamente nas lojas sempre é uma opção vantajosa, pois você pode avaliar o eletrodoméstico presencialmente, além de obter a ajuda de um vendedor.

 No entanto, comprar em lojas online como o Compra Certa é confiável, também é uma ótima opção, pois tem a vantagem de conferir diversos modelos sem sair de casa.

As lâminas certas para o seu ventilador

Um ventilador de teto pode ter até 9 pás por motor, mas é importante observar que um ventilador com mais pás não necessariamente resulta em melhor fluxo de ar. A quantidade de ar movida – o volume de ar – é determinada pela velocidade e eficácia do motor do ventilador, bem como pelo número de pás e seu passo.

Há muitos fatores a serem considerados ao julgar quantas lâminas funcionarão melhor em seu espaço. Por exemplo, duas ou três lâminas em um ângulo plano entre si podem mover muito ar, mas também são muito barulhentas. Adicionar mais lâminas, com um passo elevado para ajudar a cortar o ar, acalmará o movimento do ar, mas fará circular menos ar.

Muitas pás do ventilador podem criar arrasto no motor, o que pode desacelerar o ventilador e, novamente, suavizar o fluxo de ar. A maioria dos ventiladores residenciais terá 4 ou 5 pás por motor, para ajudar a equilibrar a potência e a resistência ao vento. As lâminas mais longas criarão um fluxo de ar mais suave, enquanto as lâminas mais curtas podem mover o ar mais direcionado em um espaço menor. O passo ideal da lâmina não é superior a 15 graus para criar uma brisa confortável.

É melhor ir com um material de lâmina de qualidade e acabamento para garantir que você desfrute de um ventilador de longa duração. As lâminas de madeira ou bambu podem ter formatos personalizados com reflexos artísticos, enquanto as lâminas de plástico ABS podem ser mais fáceis de limpar.

Muitas lâminas são reversíveis, portanto, o acabamento pode ser de duas cores diferentes, dependendo do lado instalado voltado para baixo. As pás do leque podem ser encontradas em qualquer cor, desde madeira tingida até pintada de branco, vermelho, preto ou outras cores personalizadas. Procure cores de acabamento de hardware e detalhes de metal que complementam os acabamentos existentes no quarto, desde o tradicional bronze antigo até as novas tendências, como preto fosco e dourado.

Você pode entrar em contato com o serviço de suporte das lojas online/físicas e empresas responsáveis pela produção, para obter mais informações sobre o eletrodoméstico.

Características do ventilador de teto

A maioria dos ventiladores modernos terá controles de velocidade variável, oferecendo pelo menos uma configuração de velocidade suave, média ou alta. A diferença está em como você os controla.

Correntes de tração

O sistema de controle de corrente de tração clássico permite que qualquer pessoa com altura suficiente para alcançar a corrente conectada à caixa do motor a capacidade de alterar a velocidade do ventilador. Frequentemente, há correntes de puxar presas aos ventiladores com ou sem kits de luz, mesmo quando os ventiladores podem ser controlados por outros meios.

Interruptores de parede

Particularmente comuns com ventiladores iluminados, os interruptores de parede podem permitir uma operação simples de ligar/desligar, com a velocidade definida pela corrente de tração do motor, ou alguns podem incluir as configurações de velocidade em um interruptor deslizante. Os interruptores de parede também permitem a integração com sistemas domésticos inteligentes ou de serem alimentados por placas de sensor que detectam movimento na sala.

Controles remotos

Ventiladores de teto mais novos agora podem ser encontrados com um controle remoto opcional. Os controles remotos do ventilador oferecem controles de botão para as diferentes configurações de velocidade, bem como as configurações de luz. Isso é particularmente útil com luzes dimmer. Os controles remotos geralmente incluem uma estrutura de montagem para armazenar o controle remoto na parede onde, de outra forma, haveria um interruptor de luz tradicional, para que o controle remoto possa ser segurado e usado em toda a sala, ou pode ser deixado na parede e fácil de encontrar.

Compatibilidade com casa inteligente

Muitos novos ventiladores podem ser controlados usando aplicativos em telefones celulares ou tablets por meio de hubs de casa inteligente. Isso permite uma personalização aprimorada das configurações de luz e velocidades do ventilador. Eles também podem ser configurados para ligar os ventiladores automaticamente com base na ocupação do quarto ou na hora do dia.