Planejamento Estratégico: Guia Completo

Um planejamento estratégico é um mapa que resume todo o pensamento estratégico crítico no processo de desenvolvimento do negócio. Ela define a posição atual da entidade e os desafios que ela enfrenta junto com as partes interessadas.

Ela também explica o estado final que quer produzir (sua visão), o caminho de alta qualidade que planeja seguir para ter sucesso de onde está hoje até sua perspectiva e, no final, as principais prioridades a curto prazo para iniciar esta jornada. Confira mais detalhes no Stakeholder News.

O que é um Planejamento Estratégico?

O planejamento estratégico é o processo de gestão utilizado para gerar uma estratégia de longo prazo de como alcançar um estado final ideal ou um conjunto de metas comumente referido como uma visão.

Qual é a diferença entre um Plano Estratégico e um Plano de Negócios?

Como já mencionado, um plano estratégico é um documento que define uma estratégia de longo prazo. Normalmente contém um período de planejamento de 10 a 15 anos e comunica o projeto a um alto nível para que um conjunto completo de metas possa finalmente ser alcançado a partir deste período.

Um plano de negócios é um arquivo descritivo que define, em termos concretos, como atingir um marco ou objetivo específico dentro do prazo de idealização estratégica. As ocupações do projeto contêm detalhes sobre desenvolvimento de produtos/programas, estratégias de vendas, bem como metas de receita/crescimento e planos para alcançar essas metas.

Um planejamento estratégico tem números direcionais que contam uma história bastante alta de como o modelo de negócios irá evoluir à medida que o projeto estratégico for executado. Um plano de negócios tem projeções financeiras mais concretas e detalhadas que orientam as necessidades de investimento, alocação ou realocação de recursos, e orçamento anual. Uma estratégia empresarial documenta o que deve acontecer no curto prazo para alinhar a organização com os objetivos do projeto estratégico.

Por que Fazer um Planejamento Estratégico na sua Empresa?

Um planejamento estratégico cria uma compreensão unificada de para onde uma entidade está indo, o que ela espera alcançar e como ela suspeita que alcançará seus objetivos da melhor maneira possível. É uma poderosa ferramenta de liderança para engajar as partes interessadas e alinhar os recursos necessários para atingir seus objetivos. Uma vez feito muito bem, cria a base da mitologia organizacional que reúne as partes interessadas em uma investigação comum.

O custo real de dedicar a era e o esforço ao planejamento estratégico é a lógica que é encorajada e que se estenderá, em última instância, a todas as conversas gerenciais, formais e informais. Ela responde algumas perguntas chave.

  • Como definimos sucesso?
  • Qual é o nosso plano?
  • Quais são nossas próprias prioridades e por quê?
  • Como alocamos os recursos?
  • Como fazemos escolhas quando existe uma possibilidade totalmente nova ou uma mudança que prejudica o projeto original?
  • Em que investiremos e protegemos à medida que crescemos?

Além disso, uma estratégia estratégica pode ser produzida para tratar de um conjunto específico de questões que uma organização enfrenta ao fazer uma escolha de alto risco.

Quem Deve Fazer Parte da Definição do Planejamento Estratégico?

Um planejamento estratégico deve ser elaborado por uma equipe de idealização. Considere as seguintes diretrizes ao desenvolver acessórios.

  1. O gerente geral e o representante da diretoria devem ser integrados à organização como um todo, e devem orientar o desenvolvimento e o uso do projeto.
  2. Estabelecer diretrizes claras para os membros, exemplificando, aqueles que estão diretamente envolvidos na idealização, aqueles que fornecerão informações importantes para o processo, aqueles que revisarão o arquivo do projeto, aqueles que autorizarão o arquivo, e assim por diante.
  3. Uma das principais responsabilidades de um conselho de administração é o planejamento estratégico para orientar efetivamente a organização. Portanto, insista que a diretoria esteja ativamente envolvida no planejamento, o que inclui constantemente a designação de um comitê de planejamento (muitas vezes o mesmo que o comitê executivo).
  4. Pergunte se os membros da diretoria são representativos da clientela e da sociedade da organização, e se não forem, a organização pode querer envolver mais representação na organização. Se o administrador ou diretor executivo estiver relutante em incluir mais membros do conselho na organização, então o diretor executivo e/ou administrador deve considerar seriamente a seriedade da organização sobre a organização estratégica.
  5. Incluir continuamente na mistura pelo menos uma pessoa que, em última instância, tenha autoridade para fazer escolhas estratégicas, tais como quais objetivos serão alcançados e como.
  6. Assegurar que o maior número viável de partes interessadas participe do processo de idealização.
  7. Envolver pelo menos os responsáveis pela estrutura e implementação do projeto.
  8. Envolver alguém para gerenciar o processo, inclusive organizando reuniões, apoiando o registro de informações, apoiando flipcharts, monitorando o status do trabalho anterior, etc.
  9. Considerar a probabilidade de que o gerente mencionado acima registre os passos no processo de idealização para ajudar a organização a realizar sua própria idealização, uma vez que o projeto seja atualizado.
  10. É provável que mais tipos de membros serão necessários em diferentes pontos do processo organizacional, exemplificando, primeiro, uma colaboração mais profunda da diretoria na decisão da direção estratégica da organização (missão, perspectiva e valores), e depois uma maior colaboração do pessoal na decisão da direção estratégica da organização para estabelecer suas questões e objetivos recentes, e depois, principalmente, para que o pessoal determine as táticas básicas para abordar as questões e realizar os objetivos.
  11. Geralmente, uma vez que haja dúvida sobre se uma determinada pessoa deve ser envolvida na organização, é melhor envolvê-la. É pior excluir alguém efetivo do que ter uma ou duas pessoas extras na organização, o que é especialmente verdadeiro na situação de empresas onde os membros do conselho muitas vezes não têm ampla experiência com a organização e seus produtos ou serviços.
  12. Portanto, uma organização pode estar em melhor posição para envolver os planejadores da diretoria e do pessoal tanto quanto for viável em cada uma das etapas da organização. A conjunção da diretoria e do pessoal durante toda a idealização ajuda os membros da diretoria a entender as questões diárias da organização e ajuda o pessoal a entender as questões de nível superior da organização.

Quando Fazer um Planejamento Estratégico?

Em resumo, um plano estratégico institui o caminho de alta qualidade para a evolução planejada. Caso você esteja se perguntando sobre o melhor momento para aplicá-lo, confira abaixo.

  • Você está tentando encontrar um investimento significativo em seu negócio.
  • Você está tentando encontrar doações gigantescas para sua tarefa.
  • Você tem diversos conjuntos de interesses que precisam ser alinhados com uma estratégia comum.
  • Você tem um conselho ou conjunto de financiamento que requer um.
  • Você está em uma posição de liderança totalmente nova (chefe de divisão, novo presidente ou CEO, novo presidente do conselho) e não há estratégia estratégica ou uma que esteja ultrapassada (5+ anos de idade).
  • Seu mercado sofreu uma mudança dramática, e sua antiga idealização não é importante neste momento.
  • Você está tentando encontrar crescimento através de uma parceria, fusão ou aquisição.
  • Sua equipe está fazendo um trabalho duro, mas não na mesma direção. Silos e agendas departamentais (ou pessoais) continuam a impulsionar resultados, sem qualquer participação nos objetivos habituais.
  • Você está planejando uma mudança relevante na liderança, tal como um fundador ou um chefe do tipo fundador está se aposentando.

Para empresários ou pequenos empresários, o melhor momento para começar é agora, hoje!

Para organizações menores que têm um período de idealização anual, propomos começar no terceiro trimestre do ano fiscal de hoje para que possam usar seus conhecimentos para estabelecer novas metas para o próximo ano fiscal.

Para as organizações maiores, o processo de idealização estratégica levará mais tempo e você ainda quer que seu pensamento tenha impacto nos planos como anteriormente viável. Se você faz parte de uma joint-venture corporativa, comece sua avaliação no segundo trimestre do ano fiscal atual. Se o fizer, você terá novas ideias formuladas a tempo de impactar os planos operacionais para o próximo ano.

Quando você tiver seu projeto estratégico, mantenha-o vivo reexaminando suas suposições a cada 3 anos e usando os dois anos intermediários para detectar, avaliar e integrar respostas a questões emergentes, mantendo assim seu foco na perspectiva E na resposta do mercado. Uma estratégia estratégica completa deve ser desenvolvida a cada 6-8 anos ou quando houver uma mudança na liderança.

Quais as Vantagens do Planejamento Estratégico?

Seu plano estratégico deve oferecer espaço para maior clareza, confiança e produtividade.

O processo de planejamento estratégico deve estar em maior alinhamento e uma compreensão comum mais profunda de suas prioridades. No mínimo, o plano de planejamento estratégico deve criar a próxima coisa.

  • Um resumo do status quo: seu desempenho histórico, seu desempenho contra o mercado e o grupo de concorrência, o estado dos principais motores do atual modelo de negócios.
  • Um resumo das crenças sobre o futuro e as principais questões/questões estratégicas que precisam ser abordadas para o sucesso futuro.
  • Uma visão clara do sucesso futuro que inclua o efeito desejado ou declaração de tarefa
  • As táticas centrais que você utilizará para poder fazer sua perspectiva
  • Sua direção estratégica (caminho de marcos) que você executará para progredir a partir de hoje para a perspectiva.
  • Passos claros de curto prazo para iniciar a utilização e para garantir a função de crescimento contínuo na nova direção.

Além destas saídas e resultados, o custo que é recebido quando os grupos contratam um especialista em idealização estratégica é a função de participar e não de orientar o processo.

Um processo de planejamento estratégico altamente eficiente, projetado profissionalmente e bem executado que permite que você e sua equipe participem plenamente do pensamento estratégico, produzindo, em última instância, um projeto estratégico melhor.

Quais são as Etapas do Planejamento Estratégico?

O planejamento estratégico precisa de uma mentalidade diferente daquela necessária para a gestão. Exigimos um pensamento primordial para o desenvolvimento do Pensamento Estratégico tático.

Para facilitar esta mudança de mentalidade, o processo de planejamento estratégico é projetado para interromper o processo linear típico comumente usado na solução de problemas. O Modelo de Planejamento Estratégico mostra a abordagem para projetar este processo:

1. Ele começa com um estudo intensivo de ONDE VOCÊ ESTÁ AGORA: Sua avaliação estratégica.
2. Em seguida, deixe o hoje para trás e pule para o futuro (geralmente aos 10-15 anos) e defina ONDE VOCÊ QUER SER nesse período de tempo futuro. Esta é sua Perspectiva e Modelo Comercial Futuro.
3. Depois de conceituar a lacuna, você pode começar a fechá-la com COMO CHEGAR: Sua Direção Estratégica ou MAPA Tático de alto grau.

Ao projetar um processo não linear, você trabalha para abrir um novo pensamento. Isto então mitiga a idealização incremental que faz com que muitas empresas fiquem para trás em seu mercado. Vamos com mais detalhes:

Visão

Uma visão explica como você vê seu negócio. Como tal, você deve comunicar esse sonho a seus funcionários e consumidores de uma maneira inspiradora. Uma declaração de visão deve ser constantemente revisada para assegurar que ela permaneça alinhada com a maneira como você vê sua organização.

A declaração de perspectiva da Apple, por exemplo, se concentra em manter sua marca famosa e valorizada internacionalmente, usando o poder combinado de seus acionistas e funcionários para incentivar o custo e a inovação.

Missão

Enquanto uma visão explica como você vê seu negócio para seus consumidores e partes interessadas, uma declaração de missão explica o que você faz hoje. Ela normalmente explica o que você faz, para quem e como. O foco de sua missão todos os dias deve permitir que você obtenha sua perspectiva. Uma missão poderia expandir suas possibilidades, e/ou reduzi-las.

Valores

Os valores centrais descrevem suas crenças e comportamentos. São as crenças que você tem e que lhe permitirão ter sua perspectiva e tarefa. Ex: Liderança, participação, totalidade, responsabilidade, paixão, variedade, qualidade.

Análise SWOT

SWOT é um resumo para Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças). Um estudo SWOT fornece às organizações um estudo de caso de sua posição no mercado. Ele lhes permite identificar e nomear os pontos relevantes, eventos e adversários de seu comércio.

A força de uma organização pode ser sua capacidade de atrair consumidores locais, enquanto sua fraqueza pode ser sua incapacidade de alcançar uma base de clientes fora da sua região. Um adversário local com laços com consumidores não locais pode estar enfrentando uma situação financeira, dando uma chance a este comércio.

Entretanto, a outra empresa ainda é uma ameaça se emergir da crise. Se outro adversário está procurando expandir sua base de consumidores, também é uma ameaça.

Objetivos de Longo Prazo

Objetivos de longo prazo são declarações que vão um grau abaixo da perspectiva e descrevem como você planeja alcançá-los. Este conjunto de metas muitas vezes começa em 3 anos e se estende até cerca de 5 anos no futuro, alinhando-se diretamente com as declarações de tarefa e visão.

Objetivos Anuais

Cada objetivo de longo prazo deve ter alguns finais de ano que antecipem suas metas. Cada meta deve ser a coisa mais inteligente a ser feita: Específico, mensurável, realizável, realista e baseado na idade.

Depois de fazer suas metas anuais, você poderia dividir cada uma delas em metas de curto prazo, que definem as atividades e metas para os próximos 3 meses para atingir suas metas anuais. Os planos para a realização de suas metas de curto prazo são seus planos de ação.

Planos de Ação

Cada objetivo deve ter uma estratégia que detalhe como será alcançado. A proporção de detalhes depende da proporção de flexibilidade que você deseja que seus gerentes e sua equipe tenham. Quanto mais detalhes você fornecer, menos flexibilidade haverá para aqueles que acompanham o planejamento estratégico de um projeto.

KPIs

Os KPIs (Key Performance Indicators ou Indicadores de Performance, em inglês) são a maneira de medir o aumento em direção a seus objetivos estratégicos. Eles são valores mensuráveis que mostram o aumento de sua organização em direção ao alcance de suas metas de negócios. Os KPIs têm que ser desenvolvidos para contribuir para a realização de uma meta ou objetivo específico.

Se não forem desenvolvidos com um objetivo específico em mente, eles correm o risco de roubar a atenção, tempo e dinheiro dos KPIs que realmente ajudam a alcançar as metas estratégicas. Idealmente, eles deveriam incluir uma mistura de chumbo e KPIs atrasados para todos os seus propósitos.

Os indicadores de desempenho são uma forma de comunicação em uma organização. Eles permitem estabelecer se você está atrás, no caminho certo, à frente ou se atingiu seus objetivos. Eles informam aos líderes empresariais sobre o crescimento de sua organização no sentido de atingir as metas de negócios.

Os indicadores-chave de desempenho têm a capacidade de fornecer essas informações porque eles realmente rastreiam as medidas de desempenho mais relevantes, que eles podem tomar como um grupo para representar seu sucesso no alcance de uma meta.

Conclusão

Empresas de sucesso possuem um planejamento estratégico desenvolvido e sabe o que querem no futuro. Caso você não seja uma dessas, não se preocupe, pois nunca é tarde para implementar um plano para seu empreendimento. O processo de planejamento é feito para orientar a sua empresa com objetivos relevantes.

Além disso, o planejamento estratégico abre os seus olhos para descobrir alternativos de melhorar a performance no local de trabalho, levando a sua empresa à performance máxima. O melhor disso é a possibilidade de mudar conforme as mudanças de necessidades e no contexto no mercado.

Teoria dos Stakeholders: 6 Princípios Básicos