Como organizar seu home office e ser mais produtivo

Quando a pandemia começou, ninguém sabia o que iria acontecer, estávamos todos atônitos, incrédulos diante de tudo que acontecia.

Ninguém suspeitava que tudo iria caminhar por longos meses e quais impactos iriam ocorrer em nossas vidas familiares e profissionais.

Mas o inevitável era que, mais tempo dentro da casa iria reverter em mais desorganização e bagunça acumulada. Crianças correndo na sala e cozinha cheia de louça, uma verdadeira loucura!

Se trabalhar em casas se tornou sua rotina, é preciso organizar seu home office, caso contrário sua produtividade vai cair drasticamente.

Se este cenário se parece com sua vida, o que acha de usarmos as técnicas da expert em organização Marie Kondo e aplicar nas nosso cotidiano familiar e profissional?

Para quem não conhece, Marie Kondo é uma empresária Japonesa especializada em organização dos lares que fez um grande sucesso com um seriado lançado pela Netflix, ela vai muito além de escolher para nós quais cores que combinam com azul ela leva muito mais bagagem e sentido para organizar nossos ambientes.

Por que é importante organizar o ambiente de trabalho dentro da nossa casa?

Um dos principais problemas de trabalhar em casa, é saber onde começa a casa e acaba o escritório, isso irá evitar que trabalhemos mais que o necessário, e contribui para melhoria da ansiedade e aumenta nossa produtividade.

Além disso, um ambiente agradável certamente contribuirá para a melhoria da nossa qualidade e produtividade.

Dicas essenciais

Pense no seu Home Office num lugar que deve ter tudo que você precisa para exercer sua atividade, então não saia comprando tudo que vê pela frente, veja se aquilo vai ser mesmo útil.

O Ambiente deve também ser bem iluminado, veja se a luz vai conseguir iluminar toda mesa, ou se o computador pode fazer sombra em cima de onde precisa fazer suas anotações, pare um pouco dentro do ambiente e imagine tudo nos detalhes.

Dependendo da sua atividade, pode ser necessário alguns momentos de ambiente escuro, então verifique cortinas que atendam sua necessidade para tornar o ambiente o mais produtivo possível.

Muita gente tem reclamado de problema de coluna, isso por que são sedentários e não fazem uso das boas práticas de ergonomia!

Sendo assim, invista numa cadeira confortável que seja ergonômica, o computador também pode precisar de um suporte para que fique numa angulação favorável para o pescoço. O ideal é que seus olhos fiquem na direção da parte superior da sua tela.

Uma outra coisa legal de se investir pode ser uns abafadores de som, por que dependendo do ambiente pode ter crianças ou obras, ou trânsito, qualquer barulho nas proximidades da casa podem afetar seu desempenho, usar abafadores ou fones de ouvido pode ajudar a melhorar sua concentração.

Tenha em mente que executar seu trabalho de forma produtiva poderá se reverter em mais tempo livre para estudar e aproveitar horas de lazer com a família!

Não perca tempo com objetos que não agregam em nada no seu dia a dia, será apenas gasto de tempo e dinheiro, a palavra de ordem aqui é desapegar!

Outra coisa importante é ter lugares bem definidos para cada coisa, papéis numa gaveta, canetas noutro lugar! Sem organização vai acabar deixando papéis em 3 lugares diferentes e as canetas espalhadas por todo Home office.

A organização pode ser muito útil para melhorar a criatividade e o senso crítico, além disso melhorar nossa sensação de bem estar favorecendo nossos sentimentos e emoções, e claro se estivermos bem humorados certamente vamos trabalhar melhor!

No fim do dia não esqueça de guardar seu Notebook num lugar que não possa visualizá-lo facilmente, dessa forma se deixou algum trabalho inacabado ou se teve algum problema naquele dia, não ficará tentado a finalizar a tarefa fora do horário ou ficará preocupado com outras coisas.

Divida seus horários bem definidos, hora de trabalho é hora de trabalho e hora de descansar é hora de descansar!

Espero que introduza essas dicas e sirva de inspiração para inúmeras outras coisas que não foram citadas aqui e assim consiga ter seu cantinho mais organizado e produtivo.