Dicas para começar a ter uma vida mais saudável

Neste artigo, vamos entender um pouco mais sobre como começar a ter uma vida mais saudável de maneira simples e funcional. A ideia, por aqui, não é trazer receitas milagrosas ou processos rigorosos. Mas sim, explanar um pouco mais sobre como um estilo de vida saudável pode ser construído ao longo do tempo.

Afinal, qualidade de vida e estilo de vida saudável não são apenas uma ação aqui e outra ali. Mas sim, é um conjunto de fatores que fazem com que o corpo possa, definitivamente, entrar em uma melhor configuração de saúde. Tudo passa a fluir melhor, quando alimentação, exercício e saúde mental estão caminhando juntos.

Para entender mais sobre esse assunto, continue lendo.

Dicas para começar a ter uma vida mais saudável

Para começar a ter uma vida mais saudável, você precisa considerar uma série de aspectos e fatores que estão relacionados a isso. Ou seja, você não pode somente eleger um vilão ou um herói nessa história toda. Mas sim, compreender todos os contextos, fases e situações.

Por exemplo, ir para a academia todos os dias pode parecer algo promissor. No entanto, se você não mantém sua saúde mental em dia, os exercícios não terão o efeito esperado no longo prazo. Ou seja: é uma cadeia de coisas.

Então, para te ajudar, preparamos uma cadeia de itens que você pode levar em consideração, hoje, para começar a ter uma vida mais saudável. Continue lendo.

Busque suporte nutricionista

Antes de mais nada, você deve buscar um profissional de nutrição para começar a ter uma vida mais saudável. É indispensável contar com ajuda de um profissional nutricionista para montar uma rotina de alimentação saudável, de modo que você dê o primeiro passo.

Aqui, cabe aquela famosa frase: “nós somos o que comemos”. E é a mais pura verdade. Nós somos o que comemos, uma vez que tudo que ingerimos gera energia para o nosso corpo. Então, é importante colocar energias nutritivas para dentro do organismo, não é mesmo?

Procurar um profissional de nutrição vai te ajudar a fazer isso de maneira racional. Pegar receitinhas ou dietas na internet, não é saudável. É preciso estudar o seu corpo, entender o seu organismo e, então, criar uma dieta adequada e feita especialmente para você.

Comece aos poucos (sem cortes ríspidos)

Se você deseja ter uma vida mais saudável, é preciso começar aos poucos. Os cortes “secos”, ou seja, aqueles que vem “do nada”, podem gerar muito desconforto. Logo, isso poderá gerar a desistência no longo prazo.

Portanto, comece aos poucos. Não queira fazer a dieta mais radical de todas ou não queira fazer academia 5 vezes por semana, 2 vezes por dia. Isso pode parecer motivador no início. Mas no longo prazo, pode gerar muita ansiedade e trazer a desistência. Não é isso que queremos.

Pequenas ações no dia a dia ajudam a ter uma vida mais saudável

Outro ponto muito importante que você pode considerar para começar a ter uma vida mais saudável, é considerar aquelas pequenas ações do dia a dia que ajudam a criar uma vida mais saudável. Por exemplo, deixar o carro em casa e ir até o supermercado a pé. Ao invés de pegar o elevador, subir pela escada – e por aí vai.

Pequenas ativações diárias, ajudam a construir uma vida mais saudável do ponto de vista físico e mental. 

Além disso, você pode trocar produtos de higiene e cosméticos, por produtos naturais. Deixe os produtos industrializados de lado e passe a usar desodorante natural sem alumínio, shampoo vegano, cremes hidratantes orgânicos, óleos vegetais e por aí vai.

Migre para maquiagens veganas

E ainda, você pode optar por trocar suas maquiagens comuns, por maquiagens veganas. Esse também é um pequeno passo do dia a dia que, no longo prazo, faz muita diferença na sua saúde. 

Vamos colocar tudo isso em prática? Então, bora começar a ter uma vida mais saudável!