5 Vantagens e desvantagens do cartão de crédito

Confira quais as principais vantagens e desvantagens do cartão de crédito, e saiba como utilizá-lo da forma correta em seu dia a dia para ter uma boa gestão financeira pessoal!

Atualmente, o cartão de crédito é uma ferramenta financeira amplamente utilizada pelo público em geral, pois oferece diversos benefícios com sua utilização. No entanto, não saber usá-los corretamente pode nos levar ao endividamento e até arruinar nosso histórico de crédito nos órgãos de proteção ao crédito Boa Vista e SPC/SEARASA, limitando as possibilidades de conseguirmos um empréstimo/financiamento, caso seja preciso.

A seguir, mencionamos as principais vantagens e desvantagens do mesmo, para que possa tirar as suas próprias conclusões e tomar as devidas precauções caso tenha um ou esteja pensando em solicitar um:

Confira também neste site: Vantagens do aplicativo Santander – Facilidades em serviços financeiros!

5 Vantagens dos Cartões de Crédito

cartão de crédito

É comum se deparar com uma grande oferta de cartões de créditos disponibilizados por instituições financeiras, por exemplo, o banco Santander que oferece, até mesmo, o número de telefone Santander cartões para que sejam realizadas solicitações.

Há também empresas que oferecem o cartão de crédito para negativado, no entanto, antes de solicitar quaisquer tipos de cartões é preciso saber quais as vantagens e desvantagens do  uso dos mesmos para compras, empréstimos e pagamentos:

Construir histórico financeiro

Os cartões de crédito ajudam você a construir um histórico financeiro: um dos primeiros impedimentos ao solicitar um empréstimo ou financiamento no banco é que podemos não ter um histórico financeiro, o que significa que não há registro de nenhuma ocasião em que possamos provar que somos bons pagadores e o banco podem ter a garantia de que conseguiremos cumprir as cotas previstas.

Um cartão de crédito ajuda você a começar a construir um histórico financeiro, pois seu uso do mesmo em compras o levará a se envolver em processos financeiros com o banco e, assim, poderá demonstrar seus bons hábitos de pagamento e de consumo.

Sistema de pontos para os clientes

Uma das vantagens do cartão de crédito é que a maioria possui um sistema de pontos que se acumula à medida que são usados em compras, ​​e que com o tempo você pode trocar por produtos, serviços ou até mesmo por crédito para realizar compras com o cartão. Quanto maior for o consumo que fizer com o seu cartão de crédito, mais pontos poderão ser acumulados para trocar por compras ou serviços.

Compras parceladas

É um dos principais motivos pelos quais uma pessoa adquire um cartão de crédito, pois permite comprar um produto pelo qual você pode não ter o valor total para pagamento na hora, mas pode usar seu cartão para adquiri-lo e pagá-lo em partes, somando os juros mensais. Você deve usar isso com cuidado, pois acumular muitas compras parceladas pode levar a um alto grau de endividamento.

Benefícios do cartão de crédito

Além do sistema de pontos, uma das vantagens do cartão de crédito é que oferecem descontos, acesso a sala VIP nos aeroportos e outros benefícios que você pode usufruir se efetuar o pagamento com ele.

Situações de emergência

Em caso de emergência é sempre bom ter um cartão de crédito, por exemplo, em viagens, ou simplesmente para situações do dia a dia. Você pode usar seu cartão para resolver problemas repentinos caso não tenha dinheiro ou não tenha o valor total disponível.

5 Desvantagens dos Cartões de Crédito

cartão de crédito

Mesmo que o cartão de crédito proporcione diversas vantagens, não podemos deixar de levar em consideração as desvantagens:

Anuidade do cartão de crédito

Dependendo do banco e do tipo de cartão, a anuidade é um pagamento periódico (geralmente anual) que pode ser dispensado usando o cartão um número mínimo de vezes no mês ou consumindo mais do que o valor indicado pelo banco em um determinado período.

Isso pode fazer com que você tenha que usar o cartão desnecessariamente para evitar esse pagamento e perder o controle de suas despesas, ou ter que pagar um adicional pela anuidade.

Nesse caso, você deve pesquisar bem antes de solicitar um cartão de crédito, conferir quais ofertas referentes à anuidade.

Compras desnecessárias por impulso

Lembre-se que cartão de crédito é um crédito que está disponível para compra, porém, não necessariamente você tem o dinheiro em mãos, ou seja, será preciso pagar a conta no próximo mês.

Use-o apenas quando souber que poderá pagá-lo, para evitar cair em pagamentos mínimos e juros adicionais.

Taxas excessivamente alta

Tenha sempre em mente a taxa de juros do seu cartão, pois ela terá um papel importante nas suas compras parceladas. Alguns cartões possuem taxas incrivelmente altas, como 60-80% ao ano, então se você comprar um produto e decidir pagar por ele em 1 ano, estará praticamente pagando o dobro do seu valor.

Falta de controle dos gastos

Às vezes, o uso constante do cartão pode fazer com que você perca o controle e seus gastos saiam do controle. Monitore e identifique constantemente todos os movimentos que você vê em seu aplicativo e/ou extrato de conta para garantir que ele não contenha cobranças adicionais.

Juros após o vencimento da fatura

Quando você se esquecer de pagar seu cartão na data acordada com o banco, estará sujeito a juros pelo atraso, que geralmente não é barato. Lembre-se de definir lembretes dias antes da data de pagamento para evitar atrasos.

Além disso, evite ao máximo o pagamento mínimo da fatura, pois juros são aplicados para o próximo pagamento e você pode acabar com uma dívida mais alta do que o esperado.

Essas são as principais vantagens e desvantagens do cartão de crédito, portanto, analise bem antes de realizar sua solicitação junto à empresa credora.