3 benefícios de SEO Local para empresas

O termo SEO local para empresas é uma estratégia que tem como objetivo a otimização da presença online de empresas. Como resultado, espera-se que usuários encontrem facilmente diferentes tipos de estabelecimentos ao buscar por soluções na região em que se encontram.

Com isso, é possível ter acesso facilitado a um serviço ou produto que estejam buscando. E consequentemente, empresas alcançam melhores resultados pois são encontradas pelos futuros clientes.

Um exemplo bem prático é pesquisar por “pizzaria” no seu aparelho celular. Ao digitar uma busca assim, o Google entende que você está buscando por um restaurante próximo de você. Assim, você pode entrar em contato rapidamente e fazer o seu pedido ou ir até o local em menos tempo.

Em casos assim, o Google utiliza a sua localização atual para identificar os melhores restaurantes que venham resolvam a sua dúvida ou necessidade. O mesmo acontece para lojas, consultórios, academias, supermercados, e tantos outros tipos de estabelecimentos comerciais.

Da mesma forma, se você está em casa, e gostaria de encontrar uma loja próxima do trabalho que fica em outro bairro, é possível também encontrar bons resultados com o Google. Você poderia, por exemplo, digitar “loja de roupas na vila mariana”. Com essa pesquisa, o Google entende que você está buscando por este tipo de estabelecimento em uma localização específica. E esta pode ser diferente da sua localização atual.

De qualquer forma, os estabelecimentos melhores organizados quanto aos requisitos do Google serão mostrados para os consumidores.

Com isso, é possível entender que o SEO local se trata de um esforço realizado pelos buscadores. É assim que o Google garante que consegue oferecer os melhores resultados aos seus usuários.

Quais são os benefícios do SEO local para empresas?

Embora o SEO local tenha sido desenvolvido pensando nos usuários, as empresas também se beneficiam dessa ferramenta que faz parte de todo a estratégia de marketing digital

Este é o caso das Pequenas e Médias Empresas que precisam se destacar dos concorrentes maiores. Afinal, o público destas empresas será local, e não nacional como acontece com grandes empresas.

Assim, para empresas com uma área de atuação muito ampla, é possível que o SEO local não seja o suficiente para destacar o negócio nas pesquisas do Google. 

Para alcançar uma grande parte do mercado que está buscando por produtos ou serviços oferecidos por grandes empresas, o ideal é realizar uma otimização geral do site, e posicionar estrategicamente a empresa.

A fim de entender mais sobre o serviço de SEO acesse nosso artigo completo sobre o que é otimização de sites para empresas

Considerando tudo isso, podemos destacar como 3 benefícios da utilização do SEO local para as PMEs.

1. Benefício 1 – Atração de um novo público Local

Como você já sabe, ao realizar uma pesquisa no Google, consumidores são apresentados a diferentes resultados. Com isso, mesmo que este usuário não conheça o seu estabelecimento, é possível que passe a se interessar pela posição em que você se encontra nos resultados de busca.

Embora esta seja uma situação que aconteça com moradores da cidade, também é possível que turistas o encontrem dessa forma. Estas pessoas não conhecem e não possuem referências de restaurantes ou lojas confiáveis. Por isso, confiam quase que cegamente nos resultados encontrados no Google.

Dessa forma, ter o seu negócio bem posicionado através de ações focadas em SEO local, com boas avaliações e informações acessíveis, se torna uma ótima estratégia para atrair novos clientes.

2. Benefício 2 – Aumento das vendas na sua região

Uma consequência quase natural de ter uma atração de pessoas maior, é gerar mais vendas para os negócios. Assim, além de posicionar melhor o seu negócio no Google, o SEO local também aumenta as vendas e resultados.

Afinal se uma pessoa está buscando por um tênis novo, encontra a sua loja de esportes, e vai até lá, as chances de comprar um produto são muito grandes. Muito maiores por exemplo, do que você depender de pessoas passando na rua descobrirem a sua loja.

3. Benefício 3 – Presença online com mais relevância no local definido

Atualmente, muitas pessoas atribuem relevância e confiança a negócios com boa organização de suas informações online. Ao mesmo tempo, uma clínica médica com mais comentários e fotos do que outra, certamente será considerada mais relevante.

Nesse sentido, ao utilizar o SEO local para empresas, diversas vantagens são atribuídas aos mais diferentes negócios.

Contudo, para que a sua empresa conquiste uma posição destacada entre os resultados do Google, é preciso utilizar diversas técnicas e boas práticas de SEO local para empresas. Entre as técnicas está a utilização de palavras-chave relevantes para os produtos ou serviços oferecidos.

Assim, ao pesquisar especificamente por algum serviço, sua empresa (que o oferece) será encontrada como um resultado para que o futuro cliente entre em contato ou vá até você.

Primeiros passos para utilizar SEO local para empresas

Google Meu Negócio – Cadastre sua empresa

Sem dúvidas, para que os benefícios acima sejam alcançados, a primeira estratégia de SEO local a colocar em prática é cadastrar a empresa no Google Meu Negócio.

Essa inscrição é essencial pois com este acesso diversos recursos são liberados para otimizar o posicionamento do seu site.

Com isso, o site se torna mais relevante para quem está buscando um produto ou serviço que você ofereça.10

Portanto, ao preencher corretamente o cadastro do Google Meu Negócios, são grandes as chances de colher ótimos resultados. Além disso, o número de buscas pelo seu site crescerá consideravelmente, o que também contribui para sua presença online.

Avaliações locais positivas – Engajamento com seu público

Quando uma pessoa está buscando por novas soluções para seus problemas, uma das primeiras coisas que faz é pesquisar por avaliações de outras pessoas.

Por isso, não é vantajoso ter medo de avaliações de consumidores. Esta possibilidade deve ser habilitada no seu cadastro, só assim seus clientes podem falar de você.

E caso existam problemas ou feedbacks negativos, é a hora de você mostrar que está em busca de melhoria contínua e resolver tudo o que for identificado. Sejam problemas de atendimento, qualidade ou qualquer outra situação.

Além dos comentários do Google, é interessante convidar seus clientes a realizar comentários no TripAdvisor. Esta é uma plataforma que reúne incontáveis comentários sobre estabelecimentos e experiências.

Com uma boa avaliação nesta ferramenta tão conhecida, a sua relevância também cresce e os resultados consequentemente.

Lembre-se de trabalhar o SEO On-Page do seu site

Entretanto, para que todos os seus esforços resultem em resultados, e o SEO local funcione, o seu site deve estar impecável quanto ao SEO On-Page. Existem diversos pontos importantes especificamente sobre o SEO On-Page. Além do SEO On-Page, os marcadores de dados também precisam estar presentes na codificação do seu site.

Embora seja um serviço focado em On-Page, a importância de ter dados estruturados é abordada em um artigo especial. Afinal, são diversos pontos importantes a considerar sobre o assunto. No próximo artigo, trataremos da real função e ótimos benefícios encontrados com os dados estruturados dentro de uma estratégia de SEO Local.

importância da realização de um SEO local para empresas de qualidade

Para concluir, gostaríamos de reforçar a importância da realização de um SEO local de qualidade. Isso é importante pois é a partir de uma boa presença nos buscadores que a sua empresa crescerá e alcançará melhores resultados.

Fornecer suas informações de contato, endereço, disponibilizar fotos atualizadas e ter comentários de clientes é essencial para qualquer empresa hoje.

Se você ainda não utiliza as estratégias de SEO local para empresas destacadas neste texto, saiba que é preciso começar hoje mesmo para se manter competitivo no mercado. Contrate uma consultoria de SEO para empresas e tenha certeza que os resultados virão.

Gustavo Oliveira

Meu nome é Gustavo Oliveira, sou apaixonado por Empreendedorismo e sou colunista da Stakeholder News, empresa especializada em soluções de tecnologia, Marketing e Empreendedorismo para pequenas e médias empresas, ajudando profissionais em fases iniciais e intermediárias de suas carreiras, e pequenas e médias empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.