Marketing Digital

Como Funciona o Marketing de Conteúdo?

Realizar um atendimento ao cliente satisfatório é capaz de cativá-lo para sempre. Assim como um conteúdo relevante e bem construído, para o público certo, na hora certa.

É nisso que reside o marketing de conteúdo. Um termo que muitos já ouviram falar. Porém, poucos sabem o seu real significado. Mas isso pode mudar hoje. Se você continuar com a gente, é claro. Isso porque é desse assunto que trataremos hoje.

Passando por noções gerais do que é marketing, explicaremos o que é marketing de conteúdo. E, também, como ele pode ser implementado na sua empresa.

Mas, também, falaremos algumas das vantagens de aplicá-lo à sua marca. Dizemos algumas pois, de fato, elas são muitas. Sem mais delongas, vamos ao assunto.

O Que É Marketing?

Vamos começar explicando o que é marketing. Isso pois o conteúdo seguinte se apoia nessa noção. Mas não se preocupe. A explicação será bastante breve.

O marketing é a arte de explorar e perceber as necessidades de um mercado consumidor. Para, assim, entregar um produto ou serviço que os interesse. Costumamos classificar o marketing em tradicional e marketing orientado para o cliente (ou marketing de conteúdo). Porém, existem outras nomenclaturas e subdivisões.

A principal diferença entre esses dois é que o primeiro se volta, exclusivamente em empurrar informações massificadas, até converterem-se as vendas. Enquanto que o segundo se presta a entregar conteúdo relevante, para conquistar o cliente.

O Que É Marketing de Conteúdo?

As estratégias de marketing de conteúdo focam em engajar um público-alvo. E, assim, aumentar a quantidade de clientes em potencial, entregando, a eles, conteúdo relevante. Isso visa gerar mais negócios e uma identificação maior com a marca.

Ele está, a cada dia que passa, mais presente em nossas vidas. Isso pois o tempo do marketing passivo, em que, apenas, recebíamos o conteúdo, não existe mais. A mídia de massa, ainda existe, é claro. Mas a sua relevância diminui progressivamente.

O público pode, agora, escolher o que vai consumir. Desde conteúdo até marcas. Incluindo a sua. Mas, para isso, ela precisa oferecer algo a mais. O tal conteúdo relevante de que falamos acima.

Para isso, os profissionais de marketing devem mudar o foco de suas campanhas. Elas passam dos próprios produtos para os desejos e necessidades do público-alvo. O que, de fato, importa para ele.

Assim, o objetivo das campanhas não é a venda. É em trazer benefícios para o consumidor. A venda acaba por ser uma consequência natural desse processo.

Para gerar conteúdo relevante, ter noções de inbound marketing ajuda muito. Aliás, esses termos compartilham muitas características entre si.

Dessa maneira, notamos um distanciamento maior entre os vendedores e o setor de marketing. O que, alguns anos atrás, pareceria impossível de se pensar.

Para conquistar o seu cliente em potencial, o seu conteúdo não deve ser, apenas, útil. Mas devem chegar ao público certo, no momento certo. Preferencialmente, superando as expectativas dele.

E, como você ajudou o seu público a resolver um problema e, ainda por cima, o cativou, ele terá uma visão positiva da sua empresa. E, assim, além de se tornar um cliente, ele poderá se tornar um divulgador da sua marca.

Estratégias de Marketing de Conteúdo

Toda e qualquer estratégia de marketing de conteúdo que você desenvolver passará por um extenso planejamento. Ele visa documentar tudo o que será feito antes de, efetivamente, fazer. Assim, existem 5 etapas básicas.

Na etapa de planejamento, devem ser deixadas claras as atribuições de cada parte. Ou, em outras palavras, quem fará o que dentro da estratégia e quais são as metas a serem batidas.

Em seguida, é elaborada a persona. Ou seja, o modelo de cliente ideal. Assim, os conteúdo criado fará mais sentido. Uma vez que você sabe quem o consumirá.

Na terceira etapa, os conteúdos, propriamente ditos, passam a serem elaborados. E os formatos podem ser os mais variados. Ebooks, blogs, e-mail marketing, marketing social, vídeos. As opções são quase ilimitadas.

Depois, vem a etapa que o público mais percebe. Os conteúdos são distribuídos pelos canais adequados. Esses incluem redes sociais, listas de e-mail e aplicativos de mensagens. Mas não se limitam a eles.

Nesse ponto, você deve cobrir todos os canais que forem relevantes. Marketing de conteúdo é importante tanto para o seu site quanto para suas redes sociais.

Por fim, os resultados obtidos com a distribuição do conteúdo são mensurados. Isso é fundamental para saber se a estratégia de marketing está funcionando.

Para isso, são usadas diversas métricas. Podem ser vendas, cadastros, interações nas redes sociais… Cabe a você, dentre todas as métricas possíveis, selecionar aquelas que fazem sentido para você e para a sua marca.

Como o Marketing de Conteúdo Ajuda a Minha Empresa?

As razões para utilizar o marketing de conteúdo, na sua empresa são várias. Por isso, listaremos as mais importantes aqui, visto que esse assunto merece um post só dele.

A primeira é porque os seus concorrentes já o fazem. Ou farão muito em breve. No Brasil, 73% das empresas já o adotam. Das demais, quase dois terços, mostram muito interesse em mudar.

Em segundo lugar, o tráfego no seu site, aumenta muito. E isso, no final do mês, mostra-se como um caixa mais gordo.

Em seguida, a sua marca é melhor percebida. E marcas mais percebidas vendem melhor que as outras. O engajamento com a sua marca também aumenta.

Você, também, terá clientes mais educados. Assim, saberão utilizar sua solução ao máximo. Ficando mais satisfeitos. Clientes satisfeitos compram de novo e divulgam seu produto.

Ainda, aumenta a geração de leads para o seu negócio. E quanto mais clientes em potencial, mais clientes e, por fim, divulgadores, você tem a chance de ter.

Continuando, o marketing de conteúdo, aumenta o lifetime-value da sua marca. Ou seja, o seu cliente gastará mais com a sua empresa.

Por fim, o seu custo de aquisição por cliente é menor. Ou seja, você conquistará mais gente, gastando menos.

Com tantas vantagens, vale muito a pena investir em marketing de conteúdo. Comece a planejar hoje. E, em menos tempo do que você imagina, você terá ótimos resultados.