SEO: Migrando do foco em tráfego para conversão

Segundo Rodolfo Sabino, Diretor da Tráfego e Vendas Consultoria, o primeiro passo para consolidar uma boa estratégia de marketing é através do investimento no SEO de performance. Quando se começa um novo negócio e você, como empreendedor, entra no meio digital com o objetivo de se destacar e trazer sucesso para a sua marca, é normal que haja inúmeras dúvidas sobre como crescer dentro deste meio.

Diariamente surgem novos sites, páginas e marcas dentro da internet que tem o mesmo objetivo que você: crescer. Entretanto, muitos falham por não terem conhecimento a respeito das terminologias envolvidas, como o tráfego e a conversão, e por não darem importância ao SEO de performance, que é a base de uma boa estratégia de marketing digital e o primeiro passo, extremamente importante, para alavancar os seus negócios.

Por conta disso, é extremamente importante compreender as principais estratégias de marketing que estão presentes dentro do mercado atual, assim como a grande importância que o SEO de performance tem em sua página e como o tráfego e a conversão são importantes para a sua marca. Interessado? Venha e garanta o sucesso da sua empresa com essas informações extremamente úteis para o seu dia-a-dia.

O que é o foco em tráfego e como pode ser realizado?

Por definição, o tráfego nada mais é do que o número de usuários que acessam a sua página, blog ou site dentro da internet. Enquanto isso, a conversão é uma consequência direta do tráfego e significa a quantidade de vendas que você faz a partir deste tráfego adquirido, ou seja, através da divulgação do seu negócio por meio de um SEO de performance bem estruturado.

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A conversão é calculada de uma forma simples: pegamos o número total de vendas realizadas e dividimos pela taxa de tráfego obtida em nossa página. O resultado, obtido em porcentagem, resultará na taxa de conversão. 

É importante estar atento a esta taxa de conversão, pois muitas vezes o tráfego poderá ser desqualificado e a taxa não aumentará. Por conta disso, manter o foco em tráfego para segmentar bem seu público e gerar leads qualificados, que dão a certeza de aquisição do seu serviço, são passos essenciais para manter uma boa taxa de conversão.

E como manter um foco em tráfego? Através de um SEO de performance bem estruturado e com qualidade capaz de atingir o seu público-alvo, aquele que tem certeza da aquisição do produto, pela delimitação do seu nicho de atuação, de forma que sejam abordados temas específicos relacionados ao seu serviço e através da garantia de que a compra será uma experiência positiva ao usuário.

Dessa forma, seu tráfego irá fechar negócios com você, adquirirá o seu serviço ou seu produto e a sua empresa terá uma boa taxa de conversão como consequência deste foco. Investir em uma consultoria SEO para tráfego e vendas abre portas para a sua empresa e garante um excelente destaque dentro do seu nicho de mercado.

Quando o bom tráfego pode ser considerado desqualificado? 

O tráfego pode ser considerado desqualificado quando o mesmo não gera conversão para a sua marca. Ou seja, o público que foi atingido pelas suas estratégias de marketing não apresenta interesse no produto ou serviço disponibilizado pela sua empresa, ou simplesmente não tem condições de realizar a compra no momento.

Há inúmeros motivos para isso acontecer, logo, é extremamente importante investir na geração de leads qualificados através de um SEO de performance bem estruturado, de forma que seu tráfego se mostre com o objetivo mais claro de adquirir o produto ou o serviço que sua empresa oferece e aumente a taxa de conversão.

É melhor focar em tráfego ou conversão?

Em tese, manter uma boa estratégia de marketing com base em um SEO de performance bem estruturado é a chave para atrair bons resultados tanto no tráfego como na conversão. Entretanto, na prática, as coisas não funcionam bem assim. Mesmo que você foque em ter um bom tráfego, estes podem acabar considerados desqualificados e fazem com que a sua taxa de conversão seja baixa, assim como suas vendas.

É bem comum observar que um determinado site em específico pode ter um SEO de performance com a mais alta qualidade, de forma que respeite todas as características consideradas ideais pelo algoritmo dos sites de busca, e apresente uma boa taxa de tráfego orgânico, mas que apresenta também uma baixa taxa de conversão.

Isso ocorre poque não são todos os usuários que visitam o seu site e tem interesse em adquirir os seus serviços ou o produto disponível no momento. Ou, caso tenha interesse, apenas não apresenta condições favoráveis para a aquisição no momento. Ao se analisar de forma racional, o que gera mais lucro para a empresa em si é a taxa de conversão, logo é na taxa que devemos focar.

Ao focarmos na conversão, fazemos com que o usuário que entre em nossa página cumpra com o objetivo que estabelecemos inicialmente. É claro que é importante focar também em um SEO de performance para gerar tráfego orgânico para a página – afinal, sem tráfego não há conversão, entretanto, o foco maior deverá ser na taxa de conversão.

Quando migrar do foco em tráfego para a conversão?

O ponto onde observamos que é necessário migrar o foco do tráfego diretamente para a conversão, é no momento onde há mais usuários acessando a página do que realizando o objetivo estabelecido inicialmente, como por exemplo, em uma página e-commerce onde usuários entram para ver os produtos, mas não realizam nenhuma compra.

A partir desse momento, nota-se que devemos focar para garantir que haja a conversão do usuário em cliente do nosso produto. Claro, devemos manter um SEO de performance bem estruturado, mas também devemos utilizar importantes táticas para otimizar nossa conversão e garantir que o usuário cumpra o objetivo que queremos em nosso site.

Como otimizar a migração do foco em tráfego para a conversão? 

Há inúmeras dicas para otimizar a migração do foco em tráfego para a conversão, de modo que o usuário em questão que visita a sua página cumpra o objetivo que você deseja que ele faça. 

O primeiro passo é estabelecer uma comunicação clara com a sua persona, comunique-se diretamente com o público que você deseja alcançar e gere leads qualificados a partir disso. Isso servirá como uma peneira e apenas quem pretende de fato cumprir o objetivo estabelecido seguirá em frente dentro do seu site. 

Além disso, foque em demonstrar credibilidade e elabore uma estrutura para sua página voltada diretamente na geração de leads qualificados: utilize um layout simples e intuitivo, faça uso do neuromarketing por meio de gatilhos mentais de compra, elabore estratégias de call-to-action e procure sempre acrescentar depoimentos de clientes passados – assim, sua credibilidade e seu destaque dentro da rede será maior.

Por fim, manter um SEO de performance bem estruturado e de forma que siga todas as diretrizes que o algoritmo do Google deseja é a base para se conseguir um bom tráfego orgânico. 

A partir disso, devemos focar em estratégias específicas, como por exemplo, estabelecer um público-alvo específico e se comunicar diretamente com ele, para aumentar nossa taxa de conversão e fazer com que a nossa empresa cresça, se destaque e tenha o sucesso que merece.