CTR Google orgânico: o que é um bom click?

Antes de falarmos sobre o CTR Google orgânico, vamos entender um pouco o que é o CTR. Por isso, neste artigo, abordaremos os seguintes assuntos: 

  • O que é CTR?
  • Qual a importância do CTR?
  • CTR orgânico: o que é um bom click?

O que é CTR?

O CTR é a ferramenta que representa a taxa de cliques nos anúncios de seu site, ela conta os cliques dados por cada usuário em seus anúncios.

Essa ferramenta possibilita que o anunciante saiba se a qualidade de seu anúncio está boa ou não, assim, o anunciante consegue saber em quais pontos deve melhorar seu anúncios  e quais anúncios mais estão dando resultados para seu site.

Além disso, essa ferramenta faz toda uma busca para saber quais são os tópicos que mais estão dando resultados para os anunciantes, as que mais estão sendo buscadas e rendendo mais cliques.

Para ter um bom CTR (ou seja, uma boa taxa de cliques) não basta apenas estar no topo ou ofertar os melhores lances, pois não adianta ter cliques, mas os usuários não acessarem seu conteúdo por inteiro. É preciso investir em qualidade.

Conteúdos de qualidade vão chamar seus usuários mais vezes para seu site, te garantindo mais cliques. Os cliques são de extrema importância pois quanto mais cliques seu anúncio conseguir, menor será o custo por clique pago pelo anunciante. 

E como o anunciante consegue mais cliques em seus anúncios? Investindo na qualidade dos mesmos! Mantenha seus anúncios sempre otimizados, inserindo títulos chamativos, artigos com boa escrita, boas descrições, palavras mais corretas, mas não muito formais, dentre outros pontos que influenciam uma boa qualidade de seus textos. 

Mas, um dos pontos cruciais é saber chamar a atenção dos usuários no título de seu anúncio, o título precisa ser chamativo, por isso uma outra dica é investir em gatilhos mentais. Capriche, ele também precisa ser coerente com o conteúdo apresentado no artigo. Veja também, Marketing de Conteúdo.

Qual a importância do CTR?

É uma ferramenta de extrema importância pois ajuda o anunciante a entender melhor quais pontos ele precisa trabalhar na qualidade para obter melhores resultados em seus anúncios e campanhas. 

Para que o anunciante saiba analisar suas taxas, é preciso saber efetuar o cálculo correto de seu CTR.

A fórmula do cálculo é a seguinte:

O número da taxa de cliques / o número das visualizações x 100. o Resultado será a porcentagem.

Ou seja, se você conseguir 70 cliques em um anúncio ou campanha e 7 mil impressões, sua taxa de cliques será de 1%.

É sempre bom estar atento a esse ponto para não decair e sair no prejuízo.

CTR Orgânico: O que é um bom click?

Bom, já falamos um pouco sobre o que é o CTR, sua importância e como efetuar seu cálculo, agora vamos ao foco deste artigo, que é “CTR Orgânico: O que é um bom click?”

O CTR Orgânico  tem foco em como aumentar o CTR Google, ou seja, as visitas em seu site feitas de forma totalmente espontânea, sem necessidade de anúncios ou coisa 

do tipo para chamar a atenção do usuário. 

Como dissemos anteriormente, quanto mais cliques em seu link, menos custos na divulgação desse link.

Por isso, trabalhar na otimização desse tipo de CTR também se faz algo totalmente essencial para sua taxa de cliques.

Em sua página, é preciso que você saiba manter a qualidade, um bom layout de seu site, bons conteúdos, imagens claras e palavras de fácil entendimento para os usuários.

Usar as palavras corretas, não apenas quando o assunto forem as palavras chaves, é essencial para manter os usuários mais ativos em seu site, palavras muito formais ou muito técnicas afastam os leitores, pois a maioria não vai entender! Por isso, dar breves explicações e usar palavras menos formais é essencial para que o leitor siga acompanhando seu site.

Resumindo, o CTR orgânico tem seu foco no tráfego orgânico de um site, a fim de garantir mais acessos aos conteúdos do site. 

Um CTR baixo não é um bom sinal, pois indica que a qualidade de seus posts decaíram e o interesse em seu site pelo público é baixo, por isso, estar sempre acompanhando a taxa de cliques é fundamental.