Quantas chaves PIX posso ter

Saiba agora quantas chaves PIX posso ter e conheça mais detalhes sobre essa transação de pagamento. Confira um post sobre o tema agora!

Atualmente, pagar contas, pessoas e estabelecimentos por PIX já virou algo super comum, não é mesmo?

No entanto, ainda existem algumas dúvidas sobre o assunto; inclusive, algumas vezes recebemos via e-mail dos nossos leitores indagações sobre PIX.

Dessa forma, para saber mais sobre o tema, acompanhe o artigo abaixo e tenha uma excelente leitura!

Saiba aqui quantas chaves PIX posso ter

Antes de mais nada, saiba que segundo regulamentação do Banco Central e de outras instituições financeiras (como bancos e fintechs) é possível que cada pessoa física tenha até 5 chaves PIX exclusivas para si mesmo.

Em síntese, você pode contar com cinco chaves PIX dentre as opções: chave aleatória, endereço de e-mail, número de telefone celular ou CPF (CNPJ).

Este limite de PIX é necessário para evitar que as pessoas acabem se confundindo na hora de criar uma chave.

E as pessoas jurídicas?

Já pessoas jurídicas também têm um limite específico de chaves PIX. Nesse sentido, as PJ podem ter até 20 Chaves PIX por CNPJ. Em resumo, essa também é uma ótima opção para quem tem empresa, não é mesmo?

Uma mesma conta pode ter mais de uma chave PIX?

Sim. Uma conta em uma mesma instituição financeira pode ter mais de uma chave PIX. Por exemplo, você pode cadastrar na sua conta no Nubank o seu e-mail e uma chave aleatória.

No entanto, vale a pena salientar que você só poderá utilizar o seu e-mail nesta conta Nubank. Ou seja, o seu endereço eletrônico não poderá servir como chave PIX para nenhuma outra conta em outro banco ou instituição, como carteira digital ou fintech, combinado?

Mais sobre Finanças

O que significa tipo de conta 00 Bradesco?

Como Começar a Investir Hoje?

Como não perder dinheiro em seu Investimento?

Entenda mais sobre o PIX aqui

Agora que você já sabe quantas chaves PIX posso ter, conheça um pouquinho melhor as características e detalhes sobre o PIX.

Desse modo, veja só algumas dúvidas super comuns que várias pessoas ainda têm sobre essa modalidade de pagamento.

Ah! Aproveite e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais para ajudar outras pessoas a também entender mais sobre o assunto. Continue conosco!

Em quantas instituições posso ter o PIX?

Atualmente, é possível ter PIX em praticamente todas as instituições financeiras do Brasil. No entanto, cabe ressaltar algo que citamos acima: uma chave PIX vale unicamente para um banco. Ou seja, você não pode cadastrar uma mesma chave em duas ou mais instituições financeiras.

Posso ter mais de uma chave aleatória como PIX?

Sim. É possível ter mais de uma chave aleatória com a sua chave PIX. Conforme você viu anteriormente, dá para ter até 5 chaves por CPF e 20 por CNPJ.

Assim sendo, você pode ter mais de uma chave PIX como chave aleatória. Afinal, esse código nunca será igual em nenhuma instituição financeira.

Qual é a chave mais indicada para cadastrar como PIX?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre qual é a chave mais indicada e mais segura para cadastrar como chave PIX. Nesse sentido, até elaboramos um post completo sobre qual a chave mais segura para o seu PIX.

Desse modo, a escolha que mais recomendamos é que você cadastre o seu CNPJ ou CPF. Isso porque esses dados não mudam com o passar do tempo. Diferentemente do seu endereço de e-mail e até mesmo do número de telefone que pode trocar ao longo dos anos.

Não quero mais usar uma chave PIX. Como cancelo?

Se você cadastrou uma chave PIX no seu banco, mas não quer mais utilizá-la, saiba que é muito simples realizar o cancelamento dessa chave.

Para isso, é só acessar o internet banking ou aplicativo bancário da sua instituição financeira e ir até a aba PIX.

Lá você poderá editar as informações e até mesmo jogar em uma lixeirinha a chave PIX que você não deseja usar mais.

Sob o mesmo ponto de vista, você também pode realizar essa transação no caixa eletrônico e até mesmo em uma agência física em um atendimento presencial na sua instituição financeira.

O importante é deixar todas essas informações alinhadas para que você possa receber dinheiro dos seus clientes, familiares ou amigos sem nenhum contratempo.

Na matéria de hoje você viu quantas chaves PIX posso ter. Leia outros artigos sobre bancos e sobre esse sistema instantâneo de pagamento aqui no nosso portal. Ative as nossas notificações!