Quanto tempo demora para o SEO dar resultado?

Quanto tempo demora para o SEO dar resultado? Com o marketing digital em alta hoje, essa é uma pergunta comum entre donos de empresas e até produtores de conteúdo para redes sociais em relação ao SEO.

E esse é um questionamento natural quando alguém está investindo em um serviço de marketing. Afinal, seu objetivo será garantir que o seu negócio obtenha os melhores resultados possíveis.

Nesse sentido, as empresas buscam uma resposta para a pergunta de “quanto tempo será necessário para o SEO dar resultado”, justamente para saber quando o seu site estará nas primeiras posições dos resultados do Google.

Contudo, os buscadores como o Google consideram centenas de fatores para definir o ranqueamento das páginas, sendo que alguns dos mais importantes são relacionados com o SEO. Por isso, não é possível responder de forma simples a esta pergunta. 

Assim, o SEO pode ser rápido, ou lento, dependendo do seu nicho de atuação, presença online da sua concorrência, qualidade do conteúdo que você publicar, e também toda a otimização do seu site para os requisitos dos buscadores.

Mas afinal, quando será possível ver os resultados do SEO?

Mesmo que sempre seja explicado que os resultados do SEO podem ser complexos, a pergunta se mantém.

Nesse ponto, o fato é que a velocidade com a qual os resultados depois de usar o SEO serão vistos, é uma questão que considera diversas variáveis.

Entre elas estão:

  • Tráfego básico do site;
  • Design do site;
  • Idade do domínio;
  • Localização;
  • Concorrência;
  • Mercado alvo;
  • Entre outros.

Todos estes pontos irão afetar a eficiência de um site em sua classificação como resultado nos mecanismos de pesquisa como o Google. Da mesma forma, o tempo que o SEO leva para funcionar depende de todas estas variáveis também.

Mas caso você esteja realmente buscando por um número, podemos considerar uma média.

Quando o nicho de concorrência é baixa/média, os resultados começam a aparecer em torno de 3 meses. Por outro lado, quando os nichos são de concorrência média/alta, a média de tempo é de 6 meses.

Contudo, novamente reforçamos que estes tempos são somente uma média do que é observado no mercado. Portanto, o tempo pode tanto ser maior, quanto menor do que o apresentado aqui.

É por isso que o trabalho de uma agência especializada nas estratégias de SEO e um trabalho de marketing digital, acaba sendo feito especialmente para atender a demanda de cada cliente.

Como você pode perceber, não existe uma receita de bolo, e sim alta capacidade de profissionais experientes no assunto, e que podem trazer inovação e constante adequação das estratégias para os negócios de cada cliente.

Porém, alguns pontos são básicos e pilares fundamentais do SEO. Dessa forma, devem ser sempre utilizados em todos os projetos.

Para você entender melhor sobre quanto tempo demora para o SEO dar resultado, criamos um artigo que trata 4 principais fatores de ranqueamento que todo site deve ter.

Existe alguma estratégia para SEO dar resultado mais rapidamente?

Existe uma estratégia que serve para empresas que buscam presença em uma pequena região, cidade ou até bairro de uma cidade.

Esta estratégia se chama SEO Local, e se trata de um produto oferecido pelo próprio Google.

SEO local: definição e como utilizar – resultados mais rapidamente!

O SEO Local é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google para melhorar ainda mais os resultados apresentados por ele.

Como é possível perceber, o grande alvo do Google é conseguir mostrar para seus usuários quais são as melhores respostas para as suas perguntas. Da mesma forma, quando buscam por um estabelecimento, o Google sempre buscará as melhores opções dentro de uma localização coerente com a posição do usuário.

Portanto, o SEO Local busca otimizar os mecanismos de busca através de serviços de geolocalização como o Google Maps, para que um usuário que tem um problema ou uma dúvida, consiga a sua solução perto do local em que se encontra, e de forma fácil consiga entrar em contato com este estabelecimento. Confira: 3 benefícios do SEO Local para empresas.

Nesse sentido, criar uma conta no Google Meu Negócio e organizar as informações da sua empresa conforme os requisitos do SEO Local vai alavancar os seus resultados.

Considerando tudo isso, é importante salientar que a geolocalização é fundamental para aquelas empresas que dependem de estabelecimentos físicos para funcionar. São exemplos:

  • Restaurantes;
  • Bares;
  • Lojas;
  • Consultórios médicos e odontológicos;
  • Clínicas estéticas;
  • Salões de beleza;
  • Padarias;
  • Pet Shops;
  • Entre outros.

Uma das grandes vantagens do SEO Local é ter resultados mais rapidamente, porque que você acaba limitando a sua área de atuação para um bairro ou cidade. E dessa forma, alguns concorrentes com abrangência nacional ou multinacional, podem acabar sendo reduzidos.

Por isso é possível de dizer que com a utilização do SEO Local, os resultados através do SEO são conquistados mais rapidamente.

Motivos para utilizar SEO Local

  1. Atendimento: quando um restaurante atua somente na Zona Leste de São Paulo, não há razões para buscar clientes no Rio de Janeiro. Nem mesmo em outras regiões da cidade, afinal será muito difícil essas pessoas se deslocarem até lá. 

Ao utilizar o SEO Local, os estabelecimentos passam a aparecer para usuários que estão naquela região, ou buscando por opções na região em questão.

  1. Resultados: como você estará sendo mais estratégico na sua presença digital, os resultados também serão mais rápidos. Assim, as empresas costumam ter ótimos relatos e feedbacks de clientes que os encontraram facilmente em pesquisas específicas no Google.
  2. Menor necessidade de investimento: quando um projeto é pensado para alcançar resultados regionais ou municipais, o investimento necessário será mais baixo do que uma campanha nacional por exemplo. E como o SEO Local exatamente trabalha para resultados mais específicos por bairros e regiões, consequentemente a necessidade de gastos será mais baixa.

Contudo, como mencionado acima, nem todas as empresas irão se identificar com a estratégia de SEO Local. E com isso lojas virtuais que podem (e devem) atingir públicos do país todo, não conseguem aproveitar estes benefícios. Conheça os 3 benefícios de SEO Local para empresas

Por que investir no Serviço de Otimização de Sites?

Como uma outra estratégia para acelerar os resultados do SEO, é possível investir na otimização do seu site. Isso pois todas as vezes que uma página é publicada na internet, os mecanismos de busca realizam a chamada indexação delas. É dessa forma que uma página poderá ser encontrada quando alguém pesquisar por algum termo online.

Porém, como existem muitas páginas publicadas todos os dias na internet, estes buscadores possuem alguns critérios para que um ranking de sites seja definido.

Este é um serviço bastante específico, e é importante contar com profissionais capacitados. Afinal, é um investimento bastante importante, e a “casa” da sua empresa na internet. Portanto, ela deve ser bem cuidada e realmente mostrar para os usuários que podem confiar na sua empresa.

Leia nosso artigo de otimização de sites para empresas, e entenda como ela pode ajudar a melhorar os resultados da sua empresa.

Como o Google funciona e quanto tempo demora para o SEO dar resultado?

Além de tudo isso, um último ponto importante é que você entenda realmente como o Google funciona. Afinal, é o local onde os seus clientes mais fazem perguntas todos os dias. Dessa forma, para garantir que os melhores resultados serão oferecidos, os robôs do Google literalmente realizam uma varredura de diversos pontos antes de definir um ranking de sites na internet.

Para completar, uma empresa poderá ter algumas páginas e posts do seu blog nas primeiras posições, e outras mal posicionadas. Afinal, cada página é única, e o site como um todo é uma soma de tudo o que está dentro dele.

Conclusão

Você conseguiu entender melhor os requisitos para avaliar quanto tempo demora para o SEO dar resultado?

Como você viu neste texto, são diversos fatores, e contar com uma consultoria de SEO para empresas faz toda a diferença para o seu negócio.

Gustavo Oliveira

Meu nome é Gustavo Oliveira, sou apaixonado por Empreendedorismo e sou colunista da Stakeholder News, empresa especializada em soluções de tecnologia, Marketing e Empreendedorismo para pequenas e médias empresas, ajudando profissionais em fases iniciais e intermediárias de suas carreiras, e pequenas e médias empresas.

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