Deixar o Celular Carregando a Noite Toda Vicia?

Deixar o celular carregando a noite toda vicia? Algumas pessoas desligam seus computadores todos os dias para diminuir o desgaste devido ao seu consumo.

E quanto ao desempenho da bateria do seu smartphone? Com o tempo, ela diminuirá, mas você quer manter a vida útil o máximo de tempo possível.

Inclusive, na nossa tentativa de prolongá-la, deixamos o celular carregando enquanto dormimos. Mas será que isso é efetivo? Ou melhor, será que deixar o celular carregando a noite toda vicia?

Confira: Pode mexer no celular carregando?

Deixar o Celular Carregando a Noite Toda Vicia?

O tempo de vida útil de sua bateria não se baseia apenas em quando ela foi montada. Há muitos outros fatores, incluindo as flutuações extremas de temperatura e seus hábitos de carga.

As baterias de íons de lítio em nossos telefones envelhecem quimicamente e mantêm menos carga ao longo do tempo. É por isso que seu telefone antigo não permanece carregado por tanto tempo.

Pode Deixar o Celular Carregando a Noite Toda?

A Apple diz que quando seu iPhone “permanece com carga completa por períodos prolongados de tempo, a saúde da bateria pode ser afetada”.

Os fabricantes de telefones Android, incluindo a Samsung, dizem o mesmo. “Não deixe seu telefone conectado ao carregador por longos períodos de tempo ou durante a noite”. Huawei diz: “Manter seu nível de bateria o mais próximo possível do meio (30% a 70%) pode efetivamente prolongar a vida útil da bateria”.

A palavra oficial é manter seu telefone carregado – mas não totalmente carregado.

Sua bateria parará automaticamente de carregar quando estiver cheia, mas em alguns casos, uma vez que cair para 99%, precisará de mais energia para voltar a 100. Este ciclo constante devora o tempo de vida útil de sua bateria. A maioria dos telefones vem com opções de regulação de carga cozidas por este motivo.

Use os Recursos de seu Telefone

Em iPhones rodando iOS 13 e posteriores, o carregamento otimizado da bateria reduz a quantidade de tempo que seu telefone gasta totalmente carregado. Uma vez ativado, seu iPhone analisa seus hábitos de carga e espera para terminar de carregar mais de 80% até que você precise dele.

Você pode anular isto tocando e segurando o pop-up “Carregamento Otimizado da Bateria (Optimized Battery Charging)” quando seu telefone estiver conectado.

Isto está ligado por padrão, mas você pode verificar novamente se ele está ligado indo para Configurações > Bateria > Saúde da bateria > Carregamento Otimizado da bateria.

Não importa que tipo de telefone você tenha, tire o máximo proveito de suas características de vida útil da bateria. Navegue até a seção Bateria em suas configurações e veja quais opções estão disponíveis. Quanto menos desgaste diário, mais longa será a duração de sua bateria à longo prazo.

Os aplicativos também podem ajudar você a manter um olho na saúde de sua bateria. Este aqui mostra, em tempo real, quando carregar e quando desconectar para maximizar a vida útil de sua bateria.

Mais maneiras de manter sua bateria saudável

  • Não há necessidade de baixar sua bateria para 0 antes de carregar. Isso significa que você está comendo um ciclo inteiro de carga se você passar de 0 a 100%. Carregue quando for conveniente para você, e não se preocupe muito com porcentagens.
  • Mantenha seu telefone o mais frio possível. O calor afeta a vida útil de sua bateria à longo prazo, portanto, colocá-lo debaixo do travesseiro é uma das piores coisas que você pode fazer. O mesmo vale para deixar seu telefone ao sol ou ao ar livre quando está frio.
  • Se você acordar à noite e vir que seu telefone está totalmente carregado, desligue-o da tomada. Não vai fazer uma grande diferença, mas certamente não vai doer.

Agora que você entendeu que deixar o celular carregando a noite toda vicia é um mito, confira nossos outros artigos!