O que é concreto usinado e sua importância na construção civil?

Quando pensamos em insumos para a construção civil, certamente o concreto vem logo à nossa mente, pois ele está presente em toda e qualquer obra.

Para termos uma ideia desta dimensão, estima-se que são consumidas 11 bilhões de toneladas de concreto por ano, o que dá um consumo média de 1,9 tonelada de concreto por habitante/ano. O concreto é um insumo fundamental para qualquer construção, desde estradas, pontes, casas, prédios, hospitais, dentre outros.

Mais em construção civil

Mas há diferentes tipos de concreto, tais como o concreto usinado.

Diferenças entre cimento e concreto usinado

Antes de explicar o que é concreto usinado, é importante fazer uma distinção. É muito comum a confusão entre cimento e concreto.

  • Cimento: é um composto químico seco e moído. Ao ser misturado com água, há uma reação lenta que forma um novo composto que, no caso, é sólido.
  • Concreto: é uma mistura formada por cimento, água, agregados (areia e pedra) e, eventualmente, aditivos. No caso, o cimento e a água formam um composto que une os agregados quando endurecida. Inicialmente, o concreto encontra-se em estado plástico. Por isso, ele é extremamente flexível e pode ser moldado nas mais diversas formas e texturas, além de poder ser usado para as mais diversas finalidades.

Tipos de concreto

Já os concretos podem ser categorizados de várias maneiras, sendo os tipos principais:

  • Concreto convencional: recebe esse nome por ser produzido a partir de uma mistura padrão de água, cimento, areia e brita, sem ser adicionado aditivos. Sua resistência pode variar de 10 a 40 Mpa.
  • Concreto bombeável: É uma variação do concreto convencional. Sua consistência é mais líquida e, para isso, aumenta-se a quantidade de água e diminui-se a granulometria do agregado, além de adicionar um aditivo para produzir, assim, um concreto menos denso. Sua colocação na obra é por meio de bombeadores (tubulação que sai do caminhão betoneira).
  • Concreto leve: é um tipo de concreto produzido com agregados leves e, por isso, sua densidade será, em média, dois terços da densidade do concreto tradicional. Esse tipo de concreto apresenta maior porosidade e, por isso, seu uso é muito específico como, por exemplo, para regularização de superfícies.
  • Concreto armado: a grande diferença do concreto armado está na colocação de armaduras de barras de aço que irão proporcionar ao concreto resistência e tração. Esse tipo de concreto é muito utilizado em projetos de pilares e lajes, por exemplo.
  • Concreto usinado (concreto pronto) é aquele dosado na central. Ou seja, o concreto pronto é produzido com uma quantidade certa e rigorosa dos materiais, tendo um controle de qualidade elevado.

Ou seja, o concreto usinado (concreto pronto) recebe esse nome porque ele é produzido nas centrais (concreteiras), seguindo procedimentos e critérios extremamente rígidos, tais como a NBR 7212.

Qual é a importância do concreto usinado para a construção civil?

Os principais benefícios do uso do concreto pronto em detrimento do concreto convencional misturado na própria obra são:

  • Rapidez e praticidade: o concreto pronto traz rapidez no preparo e praticidade da aplicação, pois o caminhão já vem com todo o concreto pronto que será necessário para a obra.
  • Consistência: a consistência do concreto pronto é maior do que o concreto feito à mão.
  • Uniformidade: como o concreto pronto é uma mistura feita industrialmente, ele é muito mais uniforme e com um padrão de qualidade altamente elevado.
  • Custo-benefício: por todos esses benefícios, o concreto pronto gera um excelente custo-benefício para a obra e o resultado final do projeto. 

Assim, dentre as principais vantagens deste concreto usinado está a possibilidade de maior racionalização do uso de insumos, já que existe um controle rígido na quantidade de cada um dos componentes, tais como areia, brita, cimento e os aditivos, além da economicidade em relação à mão de obra.

Além disso, a Associação Brasileira das Empresas de Serviço de Concretagem (ABESC) também destaca a garantia da qualidade do concreto usinado devido, principalmente, ao rígido controle adotado pelas centrais dosadoras.

Desta forma, percebe-se que a crescente complexidade das estruturas e a necessidade de executar as obras em um menor tempo, mas com altos padrões de qualidade, a utilização do concreto usinado torna-se uma solução extremamente ágil e eficiente para a construção civil como um todo, seja para obras mais ou menos complexas.