Os incríveis benefícios da luteína em sua visão

Com o avanço da medicina estamos caminhando cada vez mais depressa para tratamentos de prevenção e não para remediação, e um dos campos que mais avança nessa área é a dos suplementos alimentares.

Em variadas fórmulas e qualidades diferentes os suplementos parecem ter chegado para ficar no mundo da saúde seja para benefícios de ganho de rendimento ou para prevenir alguns tipos de doenças, os tratamentos com suplementos naturais estão cada vez mais populares.

Entrando nesse mundo da suplementação iremos dar uma olhada nos benefícios da luteína para visão, esse novo suplemento popular no mercado.

Conheça os incríveis benefícios da Luteína para visão

Luteína é um tipo de carotenoide – carotenoides são um tipo de pigmento encontrado na natureza de cor quente geralmente alaranjados, amarelados e avermelhados – retirados de alimentos como milho, rúcula, ovos, brócolis ou espinafre.  Esse tipo de carotenoide é vital no bom funcionamento do corpo humano porém ele não é sintetizado pelo nosso organismo e depende exclusivamente do nosso consumo.

A luteína tem propriedades anti-oxidantes que previnem o envelhecimento do organismo e também evita doenças degenerativas, assim como o envelhecimento precoce. Uma das qualidades da luteína é que o carotenoide se acumula na retina ocular atuando com sua potente força anti-oxidante protegendo os olhos de radicais livres e prevenindo doenças degenerativas do olho.

Por conta do seu acúmulo na região ocular a luteína também é conhecida como “pigmento ocular” atuando como uma espécie de filtro ocular protegendo nossos olhos de luzes fortes e nocivas.

Melhorias da saúde ocular com Luteína

A luteína previne o aparecimento precoce da catarata, deslocamento ocular e inflamações oculares.

Degenerescência Macular Relacionada com a Idade

Degenerescência macular relacionada com a idade (DMRI) é uma das maiores causas de cegueira e pode estar nesse momento acometendo em vários graus da doença cerca de 30 milhões de pessoas no mundo.

Essa doença degenerativa acomete a mácula, local responsável pela captação de cores do nosso olho e vai aos poucos deteriorando essa capacidade ocular. Estudos indicam que a luteína protege os olhos desta doença e impede que ela se agrave para seu estágio mais fatal.

Tratamento com suplementos naturais de Luteína: quais vantagens

A luteína com tantos benefícios não é um componente criado naturalmente pelo corpo humano e depende da sua ingestão. Por isso é tão importante suplementar já que muitas vezes alimentos em luteína podem não estar em quantidade suficiente em nosso consumo diário..

Qual a quantidade diária saudável de Luteína?

Não existe dosagem padrão do suplemento, porém a recomendada é 10 ou 20 miligramas por dia. Essa quantidade já está relacionada a ganhos na saúde ocular.

Luteína: o que pode causar o seu consumo em excesso

Não existem necessariamente efeitos colaterais relacionados ao uso da luteína. Em alguns usuários foi identificado uma cor amarelada na pele, porém esse efeito foi considerado completamente inofensivo à saúde por especialistas.

Mas o consumo em excesso de luteína foi relacionado ao aparecimento de cristais nos olhos. É sempre recomendado procurar um especialista nesses casos.

Quais os demais benefícios da Luteína?

Pela sua ação anti-oxidante a luteína que combate os radicais livres é relacionada a todo tipo de proteção contra o envelhecimento precoce e doenças degenerativas. A luteína também protege a pele de luzes nocivas como a UV e previne o aparecimento de doenças relacionadas à exposição aos raios UV.

A luteína também mostrou vantagens em prevenir doenças cardiovasculares pela sua capacidade de combater alguns tipos de oxigênios que podem inflamar o tecido arterial e causar hipertensão e outras doenças do tipo.