A importância das etiquetas adesivas para vender mais produtos personalizados

Muitas empresas e empreendedores ficam se questionando por que os seus produtos não vendem tanto quanto o esperado, já que eles têm qualidade, são personalizados e possuem muitas outras qualidades.

Obviamente que a resposta para esta pergunta é muito complexa e envolve muitas variáveis. Porém, muitas vezes, o gargalo pode estar na falta de uma preocupação com a apresentação geral do produto, envolvendo a embalagem e as etiquetas personalizadas.

Mas você sabe qual é a importância das embalagens e das etiquetas adesivas para o aumento das vendas de produtos personalizados?   

A primeira impressão é a que fica: o poder da embalagem e das etiquetas adesivas

Há muitos anos, o mercado compreendeu que a função da embalagem vai muito além da proteção para armazenagem e para o transporte.

Assim, a embalagem ajuda a construir a identidade visual da marca, agrega valor ao próprio conteúdo (muitas vezes, até confundindo-se com ele) e, principalmente, desperta desejos inconscientes de compra no consumidor.

Por exemplo, em uma pesquisa da MeadWestvaco Corporation, 60% dos entrevistados apontaram a embalagem como mais importante que a marca na análise da satisfação geral. E qual seria a explicação? Essa inclinação psicológica ocorre porque o consumo não se resume à compra do produto em si mesmo. Ou seja, este processo se estende ao prazer imaginativo de estar diante de algo cuja imagem transmita valor, sendo todo um processo complexo com diversas etapas diferentes.

Assim, essa percepção geral é subjetivamente impactada pela forma do embrulho, refinamento do material, imagens e, principalmente, cores envolvidas nas etiquetas e rótulos.

Já em relação ao Brasil, outra pesquisa mostrou que 60% dos brasileiros avaliam a embalagem como mais importante até mesmo que a própria marca. Além disso, para a maioria dos produtos, a comunicação visual da embalagem é o único diálogo do produto com o cliente.

E o papel das etiquetas adesivas no processo de compra?

Neste mesmo contexto da embalagem como um todo, as etiquetas adesivas funcionam não somente como uma forma de atrair a atenção dos consumidores, mas também como fontes de informações e dados sobre determinado produto.

Informações necessárias nas etiquetas

Mas quais são essas informações que precisam estar presentes nas etiquetas adesivas? De acordo com a CIDASC, o rótulo ou rotulagem é toda inscrição, legenda, imagem e toda matéria descritiva ou gráfica que esteja escrita, impressa, estampada, gravada, gravada em relevo, litografada ou colada sobre a embalagem de produtos destinada ao comércio, sendo o seu grande objetivo é a identificação.

No caso dos alimentos, por exemplo, é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) que é o órgão responsável pela regulação dos rótulos e etiquetas informativas. Muitas portarias regulam o que um rótulo deve ou não conter. O objetivo desses regulamentos é garantir produtos de qualidade e em boas condições de higiene.

  • Nome do produto; 
  • Lista de ingredientes que compõe o produto;
  • Quantidade em gramas ou mililitros que o produto apresenta;
  • Prazo de validade do produto;
  •  Identificação da origem do produto.

Ou seja, a etiqueta adesiva cumpre esse duplo papel: seja de informação, assim como de atração dos clientes.

Como vender mais com a ajuda das etiquetas adesivas?

Se a primeira impressão é a que fica, certamente personalizar etiquetas  adesivas do produto trará impactos positivos na percepção do consumidor em relação à determinada marca.

Elas podem ser utilizadas, de maneira estratégica, para despertar atenção do potencial cliente e se diferenciar em relação à concorrência.

Para resumir, dentre os principais benefícios das etiquetas adesivas para a empresa e para a marca estão, por exemplo:

  • diferenciação da concorrência;
  • valorização da marca;
  • maior chance de vendagem do produto;
  • agregação de valor ao produto;
  • visualização de informações.

Já no caso específico dos produtos personalizados, as etiquetas adesivas agregam valor ao produto, destacando a mensagem de diferenciação e exclusividade. Ou seja, fazem partem, de maneira positiva, da identidade visual da marca e da experiência de compra do consumidor e, certamente, sendo uma variável muito importante para o aumento do número de vendas e da fidelização do cliente.