Como Motivar Colaboradores na Pandemia

Como motivar colaboradores na pandemia | A pandemia do novo coronavírus atingiu empresas ao redor do mundo, que precisaram investir em novas formas de trabalho ou até mesmo reduzir custos para continuar funcionando. As mudanças refletiram diretamente nos funcionários, e outro desafio surgiu: como motivar os colaboradores em meio à pandemia?

A aderência ao home office, redução de salários e demissões em massa foram algumas das dificuldades que os colaboradores tiveram de enfrentar no último ano. Certas empresas souberam manter uma relação de apoio e transparência com o contratado, enquanto outras organizações deixaram o colaborador com dificuldades.

Nunca é tarde para propor uma relação transparente com os funcionários e trabalhar iniciativas que motivem o time a obter os melhores resultados. Confira algumas dicas abaixo em nosso site para aplicar em sua empresa!

Trabalhe com um canal direto para tirar dúvidas

como motivar colaboradores na pandemia
como motivar colaboradores na pandemia

Em momentos conturbados como a pandemia, qualquer mudança na carga horária de trabalho, salário ou políticas internas da empresas precisam ser informadas com antecedência ao funcionário. Isso evita problemas de falta de comunicação.

O contato deve ser feito com todos que serão atingidos pelas alterações, e não apenas com pessoas de setores próximos. Caso contrário, as informações entram em conflito, gerando ainda mais dúvidas para os colaboradores, o que pode influenciar no ritmo de produção da empresa.

Uma alternativa é, ao lado do departamento de Recursos Humanos, coordenar uma equipe responsável ou funcionários para recolher essas dúvidas e esclarecê-las o quanto antes. Desse modo, há uma preservação de relações transparentes entre equipe e organização.   

Faça reuniões regulares, mesmo à distância

Reúna-se com os funcionários e gestores com frequência para informar sobre novos procedimentos internos e observar como está o ritmo de trabalho. Além disso, não deixe de verificar como está a disposição dos funcionários, pois a saúde emocional deles pode afetar a produtividade

Como muitas empresas estão trabalhando em home-office, separe algumas horas na semana de trabalho para conversar e descontrair. Como não é possível fazer um happy-hour em bares e restaurantes, essa reunião pode ajudar a esquecer a rotina intensa de trabalho.

Os encontros semanais também ajudam a manter um bom relacionamento com a sua equipe. Por isso, transmita resultados do trabalho, mas também faça dinâmicas, jogue online com eles e aplique outras atividades para motivá-los.

Proponha e negocie melhorias

Não basta identificar o problema. É necessário procurar uma solução que ajude os colaboradores a passarem por este período turbulento. Como fazer isso? Ouça-os mais vezes e tente negociar soluções. Caso não seja possível, fale com superiores e peça dicas para contornar a situação.

Não ignore os pedidos dos funcionários sem estudar soluções. Muitas vezes, um pequeno conflito pode ser resolvido em poucos minutos, diminuindo problemas mais sérios e extensos no futuro.

Deixe claro a importância do funcionário para a organização

Os colaboradores são peças fundamentais para qualquer empresa. Sem eles, a produção não acontece, e os resultados obtidos podem ser menores. Portanto, converse com frequência e dê espaço para o funcionário explicar o seu posicionamento.

Assim, você percebe com mais clareza o que está acontecendo na organização e o que pode ser feito para ajudá-lo. Incentive a participação de todos em reuniões e rodas de conversa. 

Leia Mais: Como Abrir uma Empresa Desentupidora

Quando o colaborador sente que é valorizado pela organização, os riscos de demissão diminuem. Além disso, os resultados gerados pela empresa tendem a serem maiores com reconhecimentos pelos serviços prestados.

Colabore com um bom clima organizacional

Mesmo com situações de estresse e o cansaço diário, estabeleça um bom clima de trabalho entre colegas, tanto no ambiente físico como no digital. Sendo assim, não deixe de cobrar por trabalhos, mas seja educado e responsável.

Nos momentos em que há uma má postura por determinadas partes no ambiente de trabalho, as chances de conflito são maiores, cedo ou tarde. O ideal é prezar pela conversa e negociação, do que manter uma postura autoritária e incompreensiva.

Assim como as condições de trabalho afetam os resultados, o clima organizacional faz toda a diferença. Por isso, invista em melhorias nas relações internas e tente diminuir ao máximo o fluxo de turnover da organização.

Gostou das dicas? Comente abaixo sobre o que a sua empresa tem feito para motivar os colaboradores durante a pandemia.