Tudo sobre Profissões Offshore

Você sabe o que são profissões offshore? O mercado offshore está em constante expansão, principalmente com o crescimento e desenvolvimento da indústria naval. Esse setor tem muitas oportunidades de atuação em várias áreas. Esse mercado, mesmo que em crescimento, não é muito conhecido, ou quem conhece, tem algumas dúvidas sobre ele.

Para que você possa entender melhor tudo sobre as profissões offshore essas profissões, vamos apresentar algumas características e curiosidades que o mercado offshore apresenta. Para cada cargo, é necessário ter um perfil adequado que se encaixe com as exigências do mesmo.

Existe uma infinidade de oportunidades profissionais que iremos apresentar agora para que você tenha certa familiaridade com essas profissões.

Carga horária de trabalho e folgas nas profissões offshore

Geralmente nas plataformas, a carga horária de trabalho é de 12 horas de trabalho por dia em 14 dias consecutivos, desembarcando no décimo quinto dia.

Nesse formato o profissional das profissões offshore têm em média 20 dias de folga, mas pode variar de empresa para empresa. Por exemplo, em algumas dessas organizações, o trabalhador tem apenas 14 dias de folga.

Além disso, nos dias de trabalho, os colaboradores têm 12 horas de folga que podem ser utilizadas para descanso e outras atividades livres que o trabalhador deseje fazer. Nos ambientes das profissões offshore é comum encontrar áreas destinadas ao lazer dos trabalhadores.

Quem trabalha embarcado poderá ter a oportunidade de usufruir das suas 12 horas de folga em salas de jogos, salas de cinema, tv, acesso a computadores, cafés, além de academias.

São ótimos espaços para a interação entre os trabalhadores e quem sabe até a possibilidade de fazer amigos entre uma folga e outra.

Preocupação em manter os profissionais saudáveis

Geralmente as empresas que atuam com as profissões offshore se preocupam muito em manter seus funcionários saudáveis, principalmente em relação a alimentação.

Por estarem confinados em navios ou plataformas, ter uma alimentação de qualidade é essencial para manter os colaboradores com a saúde em dia.

Além disso, a prática de atividade física por meio de academias é incentivada para manter tanto a saúde física como a saúde mental equilibradas.

Oferecer dietas com valores nutricionais equilibrados é a prioridade das empresas que querem manter seu corpo de funcionários saudáveis e com energia para desenvolver os trabalhos diários.

Salários e bonificações atraentes nas profissões offshore

O ramo de profissões offshore aumenta a cada dia, existe muita demanda e em certas profissões poucos profissionais qualificados.

Um profissional offshore ganha em média, duas a três vezes mais que um profissional que esteja trabalhando offshore, ou seja, em terra.

Os salários aumentaram de acordo com a escassez de mão-de-obra especializada. Além disso, o setor offshore oferece melhores benefícios e bonificações, o que atrai ainda mais profissionais para esse setor.

Oportunidade de aprendizado

Sim, é possível você aprender coisas novas ou se especializar no seu setor de atuação através principalmente dos avanços tecnológicos que esse setor dispõe.

É possível desenvolver projetos de inovação na área em que está atuando, ou trocar experiências com profissionais de outros países com a finalidade de desenvolver melhor as funções a partir das interações com outros colaboradores.

Outro ponto positivo relacionado às oportunidades de aprendizado, é que no ramo das profissões offshore você terá mais oportunidades de contato com profissionais com mais experiência e qualificação, proporcionando uma troca de experiências rica em conhecimento.

Conhecemos acima algumas das características, oportunidades e vantagens que o setor offshore proporciona para o colaborador. Agora, iremos entender um pouco mais sobre as profissões offshore, suas características, o perfil exigido para os profissionais, entre outras curiosidades.

Outro ponto importante é a remuneração que pode ser vantajosa acrescida de benefícios. Vamos ver agora as profissões offshore.

Quais as Profissões Offshores Mais Comuns?

Profissionais da manutenção

Muito importantes na área de offshore, os profissionais de manutenção têm como funções, fazer a manutenção e o conserto ou reparo do maquinário utilizados a bordo.

Alguns profissionais de manutenção são: Técnico e Assistente de mecânica, Supervisor de mecânica, Supervisor de elétrica, Eletricista, Mergulhador, Pintor, Soldador, Supervisor e Oficial de máquinas, além de Engenheiros.

Operador de guindaste

O operador de guindaste precisa ser qualificado para conduzir os guindastes de forma correta a fim de evitar acidentes. Em tempos vagos pode exercer outras funções.

Operador de ROV

O piloto como também é chamado, são encarregados de pilotar os robôs submarinos através do controle remoto. Os robôs vão em lugares que os mergulhadores não conseguem chegar.

Bombeador

O bombeador realiza atividades de bombeamento de cargas líquidas. A transferência da carga líquida com cuidado merece atenção e o bombeador faz esse trabalho.

Mergulhador

Não é obrigatório em navio ou plataforma, porém sua presença pode ser de extrema utilidade. Por ser uma profissão perigosa a remuneração é vantajosa.

São solicitados para realizar reparos em equipamentos que estão instalados nas profundezas do mar.

Profissões offshore de departamento marítimo

Nesse departamento é possível encontrar profissões offshore como, Oficial de Náutica, que desempenham funções que são responsáveis pela navegação, salvamento, pelo rádio da embarcação e até mesmo pela manutenção e limpeza do casco.

Leia Mais: Como organizar seu Home Office?

Ainda no departamento marítimo existem profissionais como: Operador de sala de Controle, Contramestre, Operador de Guindaste, Marinheiro e Assistente de Guindaste, que atuam nessas profissões offshore.

Capitão

Pode ser chamado também de comandante, este é um oficial da marinha, ou seja, uma autoridade a bordo.

Como o próprio nome sugere, ele comanda o navio, buscando sempre melhores condições de operacionalidade, segurança e rentabilidade.

O capitão é experiente em busca de crescimento constante, se atualizando sobre equipamentos e técnicas novas que podem ser úteis.

Departamento de Administração

Nesse departamento, os profissionais que atuam nele são responsáveis pela gerência e segurança, tanto da parte dos maquinários e equipamentos, como também no pessoal que está embarcado, seja em navios ou plataformas.

Se você acha que se enquadra em alguma dessas profissões citadas aqui, pode ser uma oportunidade de trabalhar offshore, se informar em locais especializados em pessoas para trabalho em alto mar e boa sorte.

São esses os profissionais que atuam no departamento administrativo: Oficial de Proteção, Chefe e Auxiliar de Almoxarifado, Profissionais em educação física, Enfermeiros, Técnico de T.I e Segurança do Trabalho, entre outros colaboradores que atuam na gestão dos demais colaboradores. Até a próxima!

Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com o site Naval Porto Estaleiro, um site especializado em economia e indústria naval.