Como praticar o listening em inglês?

Confira 6 dicas para melhorar o seu listening!

Hoje em dia, ter um inglês fluente é fundamental para quem quer dar um up na carreira, ou então viajar para o exterior. E uma das etapas desse aprendizado é a prática do listening.

A partir dela, os estudantes conseguem treinar seus ouvidos para identificar facilmente as palavras que são ditas em inglês. Essa etapa é muito importante no aprendizado, e conseguimos ver que ela já tem sido aplicada nos cursos de inglês intermediário.

Sendo assim, se você busca aperfeiçoar o seu inglês ao identificar melhor as palavras nas frases, separamos 6 dicas que podem ajudar você nos seus estudos!

1. Assista Youtubers Estrangeiros

O Youtube é uma das redes com vídeos mais famosas e assistidas pelas pessoas. Devido a isso, é muito fácil encontrar na plataforma pessoas que falam inglês como língua nativa compartilhando seus conteúdos.

E a melhor parte é que a variedade de assuntos que é compartilhada é muito grande, fazendo com que você consiga praticar o listening enquanto ouve um conteúdo de seu interesse.

2. Ouça podcasts em inglês

Nos últimos anos, os podcasts ganharam mais força entre o público devido ao seu formato simples de conteúdo. E assim como o Youtube, você consegue encontrar diversos tipos de conteúdos sendo compartilhados por este canal.

Um ponto positivo que os podcasts têm é o fato de você não precisar ficar olhando para uma tela enquanto consome o conteúdo. Dessa maneira, você pode ouvi-los enquanto faz uma corrida, trabalha ou até ao realizar as tarefas domésticas!

Assim, você consegue aproveitar e praticar o listening sem deixar de fazer outras atividades do seu cotidiano.

3. Veja filmes e séries sem legendas

Filmes e séries ajudam e muito no aprendizado de um idioma. A partir deles, é possível ver como as pessoas falam no dia a dia e até aprender algumas gírias que o idioma possui.

No entanto, esse material também é ótimo para praticar o listening. Ao consumi-los sem ver as legendas, você consegue ir treinando o seu cérebro para aprender a identificar as palavras a partir de suas pronúncias.

4. Participe de grupos de conversação

Geralmente, nas cidades grandes ou capitais, é comum encontrar grupos de pessoas que se reúnem para praticar o inglês e até atualizar alguns conhecimentos.

Eles se encontram com uma frequência pré-determinada, podendo ser uma vez por semana, a cada 15 dias, ou outro período. Sendo possível encontrar grupos que falam sobre diversos tópicos gerais e aqueles mais específicos.

A melhor parte é que além do listening, você também consegue praticar a sua conversação com os demais integrantes do grupo.

Por isso, vale a pena dar uma pesquisada e tentar encontrar algum grupo de conversação na sua cidade. Caso não tenha um presencial, com certeza você consegue encontrar opções online!

5. Ouça uma música por vez

Esse é um exercício bem interessante para se fazer em casa! Basicamente, a maioria das pessoas consegue aprender bastante o listening a partir das músicas.

No entanto, para esse aprendizado se tornar mais eficiente, é interessante fazer o seguinte exercício: todos os dias, de 5 a 10 minutos, ouça a mesma música sem ver a sua letra. Ao fazer isso, tente identificar o que o artista está cantando em cada verso.

Repita esse processo até conseguir entender toda a música ou uma boa parte dela. Ao fazer isso, você consegue praticar melhor o listening e identificar facilmente as palavras pronunciadas depois.

Além disso, a melhor parte de aprender com música, é que você consegue enriquecer o seu vocabulário, já que as letras trazem muitas palavras diferentes!

6. Leia em voz alta

Por fim, outro exercício que ajuda a prática do listening e também da pronúncia é a leitura em voz alta. Ao ler um conteúdo assim, você consegue praticar a audição das palavras do texto.

Uma forma interessante de realizar essa prática é lendo frase por frase de forma bem devagar no começo e só depois reler o texto mais rápido. Assim, você dá tempo para o cérebro entender o som das palavras no modo lento e rápido, que é como os nativos costumam falar!