Sprint Backlog: Definição e Objetivos

Sprint Backlog: Definição e Objetivos | Deseja construir e usar um sprint backlog? Embora um sprint backlog possa parecer uma simples lista de afazeres, é crucial para qualquer projeto de sucesso.

Por quê? Ele orienta os membros da equipe Scrum sobre o que entregar durante esse sprint! Isto é super importante do ponto de vista da satisfação do cliente, bem como da produtividade. Se os chefs de seu restaurante favorito adotassem a metodologia ágil e Scrum, seria algo parecido:

  • Comida: Entregável
  • Receita: Sprint
  • Processo: metodologia ágil
  • Ingredientes: itens de backlog

Mas o que vai para esses itens de backlog? E, mais importante ainda, como se usa o sprint backlog? Confira o que o Stakeholder News tem a dizer.

O que é a metodologia Scrum?

Scrum é um método ágil de gerenciamento de projetos que ajuda as equipes a concluir projetos o mais rápido possível.

Para isso, ele divide os projetos em ciclos curtos de desenvolvimento chamados sprints. Cada sprint é uma iteração durante a qual as equipes desenvolvem diferentes seções de um projeto.

Enquanto as equipes de desenvolvimento de software usam principalmente a estrutura Scrum, qualquer equipe que esteja procurando alguma flexibilidade de projeto, como equipes de vendas e marketing, também pode usá-la.

O que mais eu preciso saber sobre o Metodolgia Scrum?

Scrum pode ajudar você a cortar seu projeto em diferentes sprints como se você estivesse cortando cebolas! Ótimo, certo?

Mas os sprints são apenas a ponta deste enorme iceberg chamado Scrum.

Você também tem várias reuniões, papéis de equipe e artefatos Scrum!

Vamos ter uma rápida visão geral destes elementos.

Nota: Para cada elemento, temos um guia Scrum detalhado que o ajudará a entender estes conceitos rapidamente. Sinta-se à vontade para verificá-los se você estiver pronto para alguma leitura extra.

1. Reunião Scrum

Scrum define um conjunto de reuniões para ajudar as equipes Scrum a inspecionar e adaptar seus processos. Isso inclui:

  • Planejamento de Sprint: uma reunião de planejamento realizada antes de iniciar cada sprint Scrum
  • Reunião diária Scrum: uma reunião Scrum regular realizada para discutir o que fazer no dia seguinte
  • Revisão de Sprint: realizada após cada sprint Scrum para demonstrar a entrega aos interessados
  • Retrospectiva do Sprint: uma reunião Scrum realizada após um sprint para identificar o que mudar no próximo sprint

2. Artefatos de scrum

Os artefatos scrum são elementos que ajudam a compartilhar informações essenciais do projeto com a equipe e as partes interessadas.

Inclui principalmente:

  • Backlog de produtos: lista quais características devem ser desenvolvidas no produto
  • Incrementos: uma versão funcional do produto que a equipe entrega às partes interessadas

O sprint Scrum é também um artefato, pois ajuda a compartilhar informações chave sobre um sprint.

3. Papéis de scrum

Cada equipe Scrum é composta de três funções:

  • Proprietário do produto: compreende as necessidades das partes interessadas, transmite seu feedback à equipe e gerencia o backlog do produto
  • Scrum Master: ajuda a equipe Agile e as partes interessadas a seguir a estrutura Scrum
  • Equipe de desenvolvimento: desenvolve o produto durante cada sprint Scrum

4. Histórias de usuários

As equipes utilizam histórias de usuários para descrever como um cliente usará um recurso do produto.

Isto os ajuda a identificar:

  • Quem é o usuário
  • As características de que eles precisam
  • Por que eles precisam destas características

Você pode conferir nosso guia de gerenciamento de projetos Agile para saber mais sobre as histórias de usuários.

5. Gráficos de Sprint

Os gráficos de sprint queimado mostram o trabalho que ainda não foi concluído no sprint atual. As equipes Scrum podem usar um gráfico de sprint queimado para avaliar se serão capazes de concluir o trabalho a tempo.

O que é Sprint Backlog?

Um acúmulo de sprint descreve o que a equipe deve desenvolver durante um sprint. Algumas equipes Scrum também o chamam de backlog de iteração ou backlog de lançamento.

É essencialmente uma lista de tarefas a fazer dos itens do backlog de produtos que serão desenvolvidos no próximo sprint. E também inclui um plano para fazer isto – exatamente como uma receita.

Quem pode Realizar o Trabalho do Sprint Backlog?

De acordo com o Guia Scrum, a equipe de desenvolvimento é responsável pelo gerenciamento do atraso do sprint durante um sprint.

Qual a Diferença entre os Termos Product Backlog e Sprint Backlog?

Enquanto algumas pessoas ficam confusas entre o backlog de produtos e o sprint backlog.

Mas por quê? Talvez porque são ambos backlogs? Ou porque o sprint backlog contém backlog de produtos?

Estes dois artefatos são muito diferentes – mesmo que pareçam semelhantes!

  1. Backlog de Produtos
    1. É o documento principal do projeto, também chamado de backlog do projeto
    2. Contém todos os requisitos do produto para o projeto
    3. Criado ao receber as exigências do usuário
    4. O proprietário do produto lida com o gerenciamento do backlog
  2. Sprint Backlog
    1. É um subconjunto do backlog de produtos – dedicado a apenas um sprint. Também é chamado de carteira de produtos priorizados.
    2. Contém apenas os requisitos do produto que serão desenvolvidos em um sprint
    3. Criado durante o planejamento de sprint
    4. A equipe de desenvolvimento lida com o gerenciamento do backlog

Como Fazer um Sprint Backlog

Embora seja uma lista de tarefas, criar o backlog de sprint não é tão simples quanto escrever uma receita. Confira os passos:

Construindo um Sprint Backlog

Todo desafio do chef começa com o planejamento do que cozinhar, certo?

Da mesma forma, a construção do sprint de atraso começa com a sessão de planejamento do sprint.

Na reunião de planejamento do sprint, o proprietário do produto descreve o objetivo a ser alcançado no próximo sprint. O proprietário também sugere quais itens de produtos em atraso ajudarão a atingir esse objetivo.

Como são escolhidos os itens

Uma equipe de engenharia escolhe os itens do backlog de produtos com base em sua ordem de prioridade no backlog de produtos. Por exemplo, no primeiro sprint, os itens de prioridade mais alta devem ser abordados primeiro e são movidos para a carteira de sprint. Da mesma forma, no próximo sprint, o próximo conjunto de itens de prioridade é movido.

É por isso que o acúmulo de sprint é chamado de acúmulo de produtos priorizados. E se você tiver algum item de atraso inacabado do sprint passado, você pode desenvolvê-lo no sprint atual.

Enquanto toda a equipe Scrum discute estes itens durante o planejamento do sprint, cabe à equipe de desenvolvimento decidir quais serão os itens a serem tratados no sprint. Entretanto, a equipe deve incluir pelo menos uma melhoria que foi identificada na retrospectiva do sprint anterior (para a melhoria contínua de seus fluxos de trabalho).

Uma vez que os itens são escolhidos, eles são divididos em tarefas de sprint (na forma de histórias de usuários) e adicionados ao atraso do sprint. O objetivo do sprint é finalizado nesta etapa.

Mas isso não é tudo.

Durante o planejamento ágil do sprint, a equipe também elabora um “plano de previsão” sobre como irão realizar o trabalho no primeiro dia ou dois. Embora isto não tenha que ser bem detalhado, é preciso destacar os passos-chave e o cronograma para desenvolver cada item em atraso.

Seu sprint backlog está pronto.

Usando um Sprint Backlog

Agora que a receita está pronta, como você a usa? Enquanto o sprint backlog é uma lista de tarefas, você não pode simplesmente verificar as coisas à medida que avança.

É uma lista dinâmica que evolui à medida que o sprint avança.

O que isso significa?

Lembre-se, nós criamos apenas um plano básico durante a reunião de planejamento do sprint.

À medida que o sprint avança, a equipe aprende mais sobre o trabalho necessário para atingir o objetivo do sprint e o plano se torna mais claro. Para refletir isso no atraso do sprint, você deve atualizá-lo. O processo de atualização de um acúmulo é chamado de refinamento do acúmulo.

Nota: O backlog de produtos também passa pelo refinamento do backlog para refletir as mudanças nas necessidades das partes interessadas.

Como atualizar o backlog?

Veja como as equipes fazem o refinamento do backlog:

  • Se você puder incluir tarefas adicionais, adicione-as ao backlog

Durante a reunião de planejamento do sprint, a equipe pode selecionar alguns itens a serem desenvolvidos.

Uma vez que estes estejam prontos, eles ainda podem ser capazes de lidar com mais alguns antes que o sprint atual tenha terminado. Eles devem então discutir isso com o proprietário do produto e o Scrum master, escolher os itens e adicioná-los ao sprint atual em atraso.

  • Se algo for desnecessário, remova-o do acúmulo de sprint.

Durante a sessão de planejamento do sprint, a equipe pode selecionar muitos itens e não será capaz de terminá-los todos na iteração atual.

Eles devem então remover os itens de menor prioridade do sprint de backlog depois de discuti-lo com o proprietário do produto e o Scrum master. Se algo tiver sido concluído, atualize o trabalho restante no sprint backlog.

Isto é frequentemente feito durante a reunião diária com a ajuda de um gráfico. Com base no tempo que a equipe levou para desenvolver um item, o mestre Scrum determina o tempo necessário para os outros itens de sprint em atraso.

Um gráfico de sprint  é então criado para acompanhar como o sprint está progredindo. O ideal é que um gráfico de sprint não seja atualizado mais de uma vez por dia e é melhor fazer isso durante a reunião diária do Scrum.

Embora seja necessário completar a maioria dos itens de sprint em atraso para entregar o incremento, não se deve apressar a fazê-lo apenas para limpar o backlog. Isto pode realmente afetar a qualidade do produto final.

Conclusão

A criação de uma sprint backlog é crucial para definir o que a equipe pode fazer em cada sprint ágil. Mas não é uma receita simples que você segue palavra por palavra.

Ao invés disso, ela evolui conforme o sprint avança, dando à equipe Ágil uma oportunidade de melhoria contínua.

No entanto, ter um sprint em atraso sozinho não vai ajudar você a conquistar seus sprints. Você também precisa ter as ferramentas certas para gerenciar todas essas tarefas.