Como Começar a Investir Hoje?

É possível começar a investir hoje ?Uma pesquisa feita em 2021 mostrou que mais de 70% da população brasileira não tem o costume de investir e por isso perdem boas oportunidades.

O mundo dos investimentos, por mais que pareça complexo, consegue trazer um grande crescimento financeiro para as pessoas que começam a estudar e se aplicar no mercado. Porém, mesmo trazendo excelentes resultados, investir ainda não é algo que faz parte da vida da maioria dos brasileiros.

Uma pesquisa feita pelo Reclame Aqui mostrou que 71,8% dos brasileiros não fazem qualquer tipo de investimento por motivos diversos. Entre os motivos, o estudo aponta que 40,5% acredita não ter dinheiro suficiente, 33,3% não gosta de se arriscar, 17,1% não tem o conhecimento necessário e 9% por tem receio de perder o dinheiro.

O mais interessante é que, a partir do momento que você estuda informações sobre o mercado financeiro, identifica que todas as justificativas acima não são suficientes para não investir. Por isso mesmo, para você entender o porquê deve começar a aplicar seu dinheiro hoje, separamos os 4 principais motivos que levam investidores para o mundo das ações!.

Como Começar a Investir Hoje?

1.   Realização de sonhos

Todos nós temos sonhos, mas muitas vezes reparamos que pode ser algo muito distante e, por esse motivo, acabamos por não definir um caminho para chegar até a meta desejada.

Independente do quanto você ganha de salário hoje, existe um tipo de investimento que se enquadra com seu bolso e, estudando as oportunidades, conseguirá definir um percurso que ajudará você a conquistar o que tanto deseja.

2.   Planejamento do futuro

Sabemos que não podemos prever o que vai acontecer no futuro, mas é possível se planejar. Tendo investimentos ativos hoje, em um futuro próximo, conseguirá se manter numa posição financeira confortável mesmo que por um acaso seja desligado do seu trabalho atual ou em qualquer outra situação que não seja prevista.

Não apenas pensando na realização de um sonho, se aprofundando no mercado financeiro, você conseguirá planejar seu futuro, conseguindo definir quando trocar de carro, fazer uma viagem ou até mesmo poderá se aposentar.

A verdade é que as opções são diversas e tudo dependerá de um bom planejamento.

3.   Independência financeira

Nem todo mundo está satisfeito com o trabalho atual, mas ao mesmo tempo não identifica oportunidades ou não deseja se arriscar em novos desafios. Os investimentos podem te ajudar até mesmo nesse tipo de situação.

Não é algo simples, mas desenvolvendo bem sua carteira de investimentos, contará com certa liberdade financeira e, com isso, não necessariamente dependerá de um salário para pagar suas contas.

Conquistando espaço para se arriscar em novas oportunidades, sem se prender tanto aos valores que conseguirá mensalmente com aquela profissão, você terá maior tranquilidade para arriscar em um novo mercado.

4.   Aumento de patrimônio

Caso você esteja satisfeito com seu emprego atual, não tenha sonhos e já tenha definido o seu planejamento para o futuro, investir continuará sendo uma excelente oportunidade, pois você terá a possibilidade de aumentar o seu patrimônio.

Aplicando um valor, mesmo que baixo, mas de maneira recorrente, você vai gerar bons frutos para o futuro, resultando em conforto econômico.