Marketing Digital

Por que 2022 vai ser o ano do SEO

Segundo Rodolfo Sabino, Diretor da Tráfego e Vendas consultoria, podemos definir 2022 como o ano do SEO, e já existem inúmeras razões que comprovam isso. Dentro do mercado atual e diante de inúmeros métodos de marketing digital presentes no momento, é inegável a importância que as estratégias de SEO têm no momento de alavancar o seu negócio.

Um SEO de performance bem estruturado e evidente é uma das estratégias de marketing consolidada como a mais potente nos dias atuais. Dessa forma, ele é responsável por aumentar exponencialmente a taxa de tráfego orgânico de um determinado site e ajuda, também, em seu ranqueamento dentro dos sites de busca, como o Google.

Entretanto, o que torna 2022 o ano do SEO é justamente o fato de que há determinadas atitudes que são consideradas atrasadas para o sucesso desta prática. Porém, neste ano, promete uma atualização que trará grandes avanços dentro do ramo do marketing digital.

É nítido que o objetivo de toda a empresa dentro da internet é crescer e expandir o seu negócio, certo? Para isso, é de extrema importância saber o que é o SEO, como ele funciona e compreender todas as suas características para garantir uma boa funcionalidade desta ferramenta, de forma que se aproveite todas as estratégias que ele tem a oferecer e utilize-os ao seu próprio benefício.

Há diversas tendências novas dentro do mercado que tornam 2022 o ano do SEO, e compreender, não só essas novidades, como também as estratégias de SEO mais importantes, garante o sucesso da sua empresa dentro do nicho de mercado digital. Interessado? Acompanhe!

O que é o SEO e qual o seu impacto no mercado digital?

As estratégias de SEO, sigla para o termo norte-americano Search Engine Optimization, que quando se traduz de forma literal significa otimização dos serviços de busca, nada mais são do que um conjunto de inúmeras técnicas que tem como objetivo potencializar a visibilidade de sites, blogs ou páginas em redes sociais por meio do melhor ranqueamento orgânico do Google.

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O SEO é responsável por elevar as taxas de tráfego orgânico para a sua página dentro da internet, ou seja, atrai mais usuários para acessar o site ou o blog do seu produto e aumenta as chances de se ter uma boa taxa de conversão, como consequência.

Com o objetivo de aumentar esta taxa de tráfego orgânico, que nada mais é do que os usuários que visitam a sua página, as estratégias de SEO são aplicadas para elevar o ranqueamento nos sites de busca através de características nas quais os algoritmos posicionam os sites nas primeiras páginas e no topo dos buscadores. 

Assim, o seu site ganha destaque dentro da internet e se torna reconhecido, com uma certa autoridade, dentro do nicho de mercado que o mesmo está inserido.

SEO para 2022: Qual a previsão e sua importância?

2022 é o ano do SEO, onde continuar trabalhando com esta ferramenta será importante ou ainda mais do que sempre foi. O Google continua sendo o responsável por ser a maior fonte de tráfego orgânico mundial e sem diminuir o seu ritmo, muito pelo contrário, a taxa de tráfego gerado pela plataforma aumenta diariamente.

Com esse aumento diário, se nota a importância de investir em estratégias de SEO para o seu negócio. Entretanto, nota-se que em 2022 será um pouco mais trabalhoso de aplicar essa estratégia, afinal, algumas mudanças no algoritmo do Google deverão ser consideradas no momento de aplicar um SEO de performance.

Ao nos adaptarmos com as novas diretrizes que agradam o algoritmo do Google, nos tornamos capazes de atrair tráfego orgânico extra para a nossa página por meio de otimizações que seguem as novas tendências para esta estratégia, afinal, considera-se 2022 o ano do SEO e é nítido que essas novidades ditarão o ranqueamento dentro da internet.

Quais as tendências SEO para 2022?

Bom, é necessário nos adaptarmos para trabalhar com o SEO no ano de 2022, afinal, essas inúmeras mudanças no algoritmo do Google irão acontecer e será necessário acompanhá-las para atingirmos o objetivo de termos uma alta taxa de tráfego orgânico e um bom número de conversão para a nossa página.

Ao seguir as métricas do Google para analisar a relevância de determinada página, obtemos algumas estratégias de SEO novas, que devem ser seguidas para fazer com que o site obtenha todo o sucesso e o crescimento que merece. Para o seu sucesso dentro do seu nicho de mercado, separamos cinco estratégias de SEO que mais se destacam atualmente no ano de 2022 para o algoritmo do Google.

Core Web Vitals

Core Web Vitals é uma ferramenta desenvolvida pelo Google que começou a entrar em vigor neste ano e se consolidou como uma das principais tendências de 2022. E no que consiste essa nova ferramenta? Ela é nada mais nada menos do que uma forma de valorizar as páginas que apresentam um bom desempenho online.

A avaliação deste desempenho é feita por meio de três métricas, que visam avaliar a experiência dos usuários no site por meio da velocidade, da interatividade e pela estabilidade visual da página. Especialistas afirmam que, em média, 98% das páginas no Brasil perderão tráfego orgânico por conta dessa nova métrica. Por isso, é extremamente importante compreender como adaptar estas métricas ao seu favor.

Foco no uso de imagens e vídeos

Neste ano, as imagens e os vídeos presentes nas páginas apresentarão um grande foco no momento de avaliar o ranqueamento da sua página. Não só por conta de sua grande relevância diária, mas também por inúmeros aplicativos e dispositivos que utilizam destes meios para encontrar o que deseja.

Feature Snippets

Com o passar dos anos, os Feature Snippets se tornam cada vez mais importantes para o Google, em especial para o tráfego orgânico gerado através das chamadas ‘’buscas sem clique’’, ou seja, aquelas em que a pergunta feita pelo usuário na barra de pesquisa do Google aparece logo na primeira página, sem necessidade dele clicar no link de redirecionamento.

Essa estratégia de SEO não é tão interessante em algumas empresas, afinal, não gera cliques. Porém, causa mais autoridade e destaca o seu site dos demais, fazendo com que o usuário sinta confiança no seu conteúdo por ele aparecer primeiro e em destaque no site de pesquisa.

Ou seja, observa-se que garantir uma maior autoridade e propriedade nas informações abordadas dentro do marketing de conteúdo é extremamente importante para ganhar destaque no meio virtual e aumentar o tráfego orgânico da sua empresa.

Rank Brain e pesquisa por voz

Inúmeros especialistas afirmam que a inteligência artificial se tornará uma das principais formas de ranqueamento das estratégias de SEO com o passar do tempo. E isso justamente por conta do algoritmo do Google conhecido como Rank Brain, responsável por processar a pesquisa e apresentar resultados mais favoráveis para o usuário.

Além disso, a pesquisa por voz vêm crescendo rapidamente por meio de inteligências artificiais como a Siri, Cortana, dentre outros. Por isso, é importante adotar estratégias de SEO onde as informações do seu site são atualizadas e apresentam palavras-chave claras e bem estruturadas.

Por fim, é nítido que já podemos considerar 2022 o ano do SEO: afinal, inúmeras tecnologias novas surgem a cada dia que passa e precisamos modernizar nossas estratégias de SEO para garantir o nosso espaço dentro do mercado. O futuro chegou! É nosso papel estudar as novas tendências e garantir o sucesso que nossa empresa merece.