Marketing DigitalAmazon FBA

O que é Amazon FBA e como funciona?

Falar sobre a Amazon FBA é falar sobre um modelo de negócios inovador e de sucesso.

Aos dados a que nos referimos: a Amazon teve lucro recorde em 2018, ganhando mais de dez bilhões de dólares em receita líquida, sete mil a mais que no ano anterior.

Outro fato interessante é que a empresa mal havia registrado grandes lucros até 2016.

Qual é o segredo? Provavelmente a insistência e a crença de seu criador na ideia e … em um modelo de negócio renovado em que todos possam vender produtos na Amazon.

Na verdade, existem mais de dois milhões de pessoas vendendo na Amazon. Você mesmo pode vender na Amazon!

A Amazon oferece diversas alternativas para que você venda seus produtos e aproveite suas vantagens e visibilidade. A última grande tendência é o Amazon FBA.

Vamos conversar sobre isso e tentar explicar em que consiste essa nova modalidade e se é uma alternativa viável e lucrativa.

O que é Amazon FBA?

FBA ou “Fulfillment By Amazon” é o sistema que a Amazon disponibiliza aos seus vendedores oferecendo os seguintes serviços:

  • Eles recebem seus produtos.
  • Eles armazenam seus produtos.
  • Eles despacham os produtos.
  • Eles gerenciam devoluções.
  • Eles fornecem atendimento ao cliente.

Ou seja, o vendedor só terá que enviar os produtos para a Amazon e a gigante do comércio eletrônico se encarregará do resto.

A princípio, parece uma solução que simplifica muito o trabalho do vendedor. Vamos mergulhar um pouco mais fundo em como funciona o Amazon FBA.

Como funciona o Amazon FBA?

Nesse ponto, você sabe que a maior parte do trabalho será feito pela Amazon e o vendedor precisa apenas enviar os produtos para a Amazon.

Portanto, pode-se dizer que o vendedor atua como um fornecedor de produtos da Amazon.

Mas antes de começarmos a falar sobre a metodologia funcional do Amazon FBA, vamos para a etapa inicial e fundamental para fazer parte deste sistema: registrar-se como vendedor.

Registre-se como vendedor na Amazon

Lembre-se de que existem duas categorias de vendedores na Amazon: Individual e Pro.

A versão Pro é o melhor plano para vendedores com um volume de vendas superior a 40 produtos por mês (tem um custo mensal, veremos mais tarde).

Registamos na plataforma Seller Central, aqui deve ser o mais específico e cuidadoso possível, tanto nas informações como nas listagens dos seus produtos (fotos de qualidade, descrição etc.).

Obviamente você não será o único vendedor, por isso é imprescindível realizar esta etapa com o máximo esforço e cuidado como uma das grandes vantagens competitivas que teremos para alcançar o melhor desempenho possível.

Vender no modo Amazon FBA

Vender no modo Amazon FBA
Vender no modo Amazon FBA

Na lista de plataformas (dentro da Central do Vendedor), você deve modificar o perfil para FBA nos produtos que deseja que estejam nesse modo de venda.

Em seguida, você deve criar um plano de envio de estoque e selecionar o armazém da Amazon para onde seus produtos irão “viajar”.

A Amazon informará a você para qual depósito os produtos devem ser enviados.

Tenha cuidado com esta etapa! O pedido de envio de estoque para a Amazon é feito na Central do Vendedor.

Em seguida, deve-se etiquetar corretamente os produtos e prepará-los para o envio aos armazéns indicados.

Felizmente, a Amazon oferece muitas informações e exemplos para que seus vendedores ajam corretamente e sem problemas.

Uma das questões a destacar neste ponto é que, em geral, a Amazon costuma optar pela opção de dividir o estoque de seus clientes em diferentes armazéns em diferentes localizações geográficas. A Amazon sabe o que está fazendo!

No entanto, também oferece a capacidade de centralizar o armazenamento do estoque do fornecedor por um custo adicional.

Bem, vamos falar sobre dinheiro …

Quanto custa vender produtos com o Amazon FBA?

Bem, para entender melhor as despesas envolvidas na venda de produtos no modo Amazon FBA, vamos listar as etapas que envolvem o gasto de forma ordenada, para um melhor entendimento:

Gastos no Amazon FBA

vender produtos com o Amazon FBA
Quanto custa vender produtos com o Amazon FBA?

Registre-se como vendedor. O plano Individual não implica uma mensalidade, mas sim uma comissão de 0,99 euros por cada venda realizada.

Por outro lado, o plano pro tem uma mensalidade de 39 euros por mês (sem comissão de venda).

As taxas de referência. A Amazon aplica uma taxa de referência com base na categoria do produto vendido. Isso significa que uma porcentagem “predefinida” pela Amazon é adicionada à despesa.

Essas porcentagens variam periodicamente, por isso é conveniente manter os dados atualizados em mente para melhor controle dos gastos.

Assim, a título de exemplo, podemos indicar as seguintes taxas de referência: Livros, Música, Vídeo e DVD 15%, TI 7%, faça você mesmo e ferramentas 12%, Joias 20% …

Além disso, com o Amazon FBA, novas variáveis ​​são adicionadas aos custos para cálculo:

Taxa de gestão de logística. Um valor equivalente e referente ao tamanho dos produtos e seu peso.

Taxa de armazenamento. Como o próprio nome sugere, é um custo associado ao armazenamento dos produtos de seus vendedores.

Esse valor varia conforme a época do ano, pois está altamente relacionado à sazonalidade.

Outros tipos de custos. Custos associados à embalagem, recall de produto etc.

A Amazon oferece ferramentas para calcular custos e margens de lucro para vendas potenciais. Análise todos os custos muito bem para definir um preço unitário correto.

Vantagens do Amazon FBA

O Amazon FBA oferece algumas vantagens muito interessantes para vender produtos:

  • Os produtos sob o sistema FBA entrarão no programa Amazon Prime. Capacite e aumente a visibilidade de seus produtos diante de outras pessoas e você trabalhará com um segmento de clientes da Amazon mais leal e comprometido.
  • É mais uma estratégia dentro de suas técnicas de vendas, com o Amazon FBA você diversificará suas opções de vendas.
  • Basta enviar seus produtos para a Amazon, eles cuidam do resto.
  • Produto vendido e despachado pela Amazon, é uma qualidade de grande valor diferencial com a concorrência.

Desvantagens do Amazon FBA

Não é segredo! A Amazon tem desvantagens, assim como seu sistema FBA.

A Amazon está no controle, no sentido amplo desta palavra:

  • Você pode cancelar sua conta de vendedor se não atender aos padrões de qualidade.
  • Você não controla seus produtos, uma vez que chegam na Amazon você tem que confiar 100%.
  • Os clientes que compram seu produto não são seus … eles são da Amazon. A possibilidade de torná-los fiéis à sua marca difícil.
  • Você concorda em adquirir ações ao contrário de outras opções, como dropshipping, em que o fabricante envia o produto e não você como intermediário.

Por fim, podemos destacar como desvantagem que a Amazon também faz parte da concorrência e é muito forte. Caso um ou mais produtos funcionem muito bem, você pode replicar essa estratégia de vendas e minimizar a sua.

Conclusão Amazon FBA

O Amazon FBA é uma ótima alternativa para novos vendedores ou para aqueles de tamanho menor e vendas pequenas.

Tem a enorme vantagem de cumprir praticamente todas as tarefas (exceto o envio dos produtos aos seus armazéns).

O Amazon FBA é uma boa maneira de saber como a Amazon se comporta para vendas e uma recomendação de início de negócios online, bem como uma maneira de diversificar as vendas em várias plataformas.