Os principais tipos de alergia em Pugs

Os cachorros da raça pug são escolhidos por pessoas que esperam em seu cão um grande e amoroso companheiro de moradia. 

É uma ótima escolha para quem mora em apartamentos ou casas menores, isso porque os cães dessa raça raramente latem e ficam cansados e satisfeitos muito rapidamente.

O cachorro da raça pug requer para a sua saúde um bom passeio diário, que pode ser mais curto e depois estar focado em interações dentro de casa. Depois de receber essa atenção e carinho, ele já estará calmo e satisfeito em apenas permanecer perto dos donos.

Eles não são animais de grande porte e desastrados como a maioria dos cachorros em geral, então não haverá problema em mantê-los sempre por perto em casa.

Um único ponto que preocupa muito os donos de pug, é que essa raça possui uma diversidade muito grande de alergias. A Alergia em Pug mais encontrada está relacionada à sua pele.

Abaixo nesse artigo, iremos entender melhor as principais causas de Alergia em Pug e como preveni-las corretamente.

Veja também: As melhores raças de cachorro para apartamento

Principais causas de Alergia em Pug

Muitas pessoas podem pensar que os cães enfrentam o mesmo tipo de demanda em suas vidas, mas isso não é absolutamente verdade. Algumas raças de cachorros possuem características que são mais suscetíveis a determinadas situações e condições de saúde.

Os pugs, por possuírem em seu corpo dobrinhas e rugas, que é uma característica nata dessa raça, acabam tendo uma predisposição favorável para as alergias de pele, que podem ser causadas principalmente por:

Bactérias e fungos

As dobrinhas dos pugs são irresistíveis em um primeiro momento, tanto para nutrir a afeição do seu dono, como também para a proliferação de diversos fungos e bactérias.

Para evitar que esses fungos e bactérias causem problemas de saúde em seu pug, é necessário sempre mantê-lo em um ambiente limpo e dar uma atenção extra na hora de secá-lo depois do banho.

O focinho do pug também precisa ser bem cuidado e limpo, para evitar a acne canina, um tipo mais específico de alergia que aparece com mais recorrência em pugs.

Produtos de limpeza

Como dito no tópico acima, um ambiente limpo é necessário para evitar fungos e bactérias que podem causar Alergia em Pug. Mas é importante se atentar aos produtos de limpeza que serão utilizados nesse ambiente, evitando os que são muito fortes e concentrados.

O cuidado deve ser redobrado no chão, que terá contato direto com as patas do cão. É indicado o uso de produtos mais neutros ou específicos para ambientes que possuem animais. 

Produtos de higiene do Pug

Os produtos utilizados na própria higienização do cachorro devem também ser escolhidos com muito cuidado. Opte por shampoos, condicionadores, sabonetes e outros produtos de higiene específicos para animais. 

É importante dar preferência para os que não possuem perfumes muito fortes, a recomendação do veterinário também deve ser levada em consideração no momento dessa escolha dos produtos específicos para o cão.

Alimentação

Um ponto que traz diversas reações alérgicas em pugs está relacionado a sua alimentação. Ingerir alimentos de humanos pode facilmente causar uma reação alérgica no pug.

Se o cão está tendo uma alergia proveniente da sua própria ração, certamente algum dos ingredientes ali disponíveis está fazendo mal para ele. 

Uma consulta no veterinário especializado então se faz necessária, para que seja feita uma investigação correta de uma possível intolerância alimentar.

Parasitas

Terríveis pragas que atrapalham até a qualidade de vida dos humanos, imagine a dos cachorros. As picadas de pulgas e carrapatos podem trazer uma alergia muito forte nos pugs.

Para evitar esses temíveis seres, é importante também manter o ambiente sempre limpo e usar em seu cachorro medicamentos que sejam indicados para tratamento pelo veterinário.

Alergia em Pug, aqui não!

Se você possui um cachorro da raça pug, ou de qualquer outra raça ou mesmo sem raça, a recomendação mais importante, além da prevenção e cuidados, é sempre manter em dia o acompanhamento do seu cachorro com um médico veterinário de sua confiança.

Uma ótima e adicional dica para quem possui os cachorros da raça pug e quer entender como cuidar deles da melhor forma, entendendo todas as suas necessidades, é conhecendo o site Tudo Sobre Pug, especializado na raça Pug.
Esse site específico sobre a raça pug, traz diversos temas importantes sobre as demandas que um pug necessita que sejam atendidas para que ele viva bem e esteja sempre muito saudável e feliz.
Confira mais matérias em nossa home