As melhores raças de cachorro para apartamento

Quem não gosta da companhia de um bichinho né? Na maioria das famílias os tutores escolhem por cão ou gato, sendo ainda maior a escolha pelos cães.

E os tutores que moram em apartamentos e desejam a companhia de um fofucho? O ideal é escolher um doguinho de porte pequeno para seu apartamento, já que cachorros grandes podem quebrar alguns itens do apartamento e não serem aceitos pelo síndico e a vizinhança. Raças de cachorro para apartamento precisa ser silencioso e pequeno para ser bem aceito.

Outro ponto, sendo um dos mais importantes, é que um cachorro de porte grande, dentro de um apartamento, que não possui quintal e nem o espaço suficiente para brincar, tende a ficar estressado, de forma que apenas passeios não sejam suficientes para manter sua vida saudável.

Qual são as raças de cachorro para apartamento?

Qual são as raças de cachorro para apartamento
Pugs: Uma das raças de cachorro para apartamento

Um cachorro de porte grande não é considerado uma das raças de cachorro para apartamento, e sim um cachorro para quem uma casa com quintal espaçoso, chácara, sítio ou fazenda. 

Opte por raças de cachorro para apartamento de porte pequeno, como os pugs, shih tzu, chihuahua, os bulldogs, salsichinhas, yorkshire, poodle toy, lhasa apso, vira latas de porte pequeno, pinscher, e outras raças de porte pequeno.

O pug, por exemplo, é uma excelente opção para um tutor criar em seu apartamento! Vamos falar um pouco sobre esse neném?

A expectativa de vida de um pug é de 13 anos, eles pesam em média 10 kg (de acordo com seu tamanho, já que são pequenos. Dependendo do caso, se estiverem muito gordinhos, um tratamento para obesidade deve ser iniciado) e tem em média 30cm de altura.

Os pugs não podem praticar exercícios, pois não podem passar calor devido ao formato de seu focinho. Por isso é muito importante manter sua dieta adequada e não oferecer alimentos gordurosos, ainda mais pelo fato de serem animais fáceis de ganhar peso e caso fiquem acima do peso, o exercício que ajudaria muito na perda de peso não poderá ser feito conforme necessário.

Essa raça é extremamente adaptável e se dá bem com outros cães, porém isso também depende da personalidade de cada um. 

Os pugs também são mais propensos a problemas de saúde, principalmente problemas respiratórios. Isso se dá pelo fato de sua formação, com o focinho achatado. Sendo assim, antes de decidir ter um pug, é preciso colocar todos os possíveis gastos no papel, para que, caso haja um incidente e o pug precise de veterinário, seu tutor já marcar uma consulta de imediato!

Os pugs tendem a ser animais pouco territorialistas, podendo fazer amizade com qualquer animal, inclusive gatos. Porém como já dissemos acima, também depende da personalidade de cada um.

Porque os Pugs são uma das raças de cachorro para apartamento mais adaptáveis?

Porque os Pugs são uma das raças de cachorro para apartamento mais adaptáveis?
Porque os Pugs são uma das raças de cachorro para apartamento mais adaptáveis?

Os olhinhos saltados dos pugs precisam ser mantidos limpos, evitando certas doenças como a úlcera de córnea, que é a doença do olho seco. Como a pele dessa raça também é extremamente sensível, é preciso fazer o uso de shampoos específicos e de boa qualidade.

Isso ajuda a evitar dermatites e irritações. As limpezas devem ser frequentes, pelo menos 1 vez na semana.

O pug é sim um animal que dá gastos. Ele deve fazer consultas frequentes ao veterinário, e o dinheiro guardado que seu tutor tiver para esse fim, é para caso haja necessidade maiores, como gastos com medicamentos e afins. As consultas devem estar dentro de seu orçamento.

Uma consulta a cada 3 ou 6 meses já é ótimo para um acompanhamento de saúde de seu pug. Essas consultas avaliam se o peso está adequado, se a visão e a respiração do pug está ok e se há outros problemas de saúde.

Os pugs também possuem pelos curtinhos, e são frequentemente trocados, então a queda de pelo desses fofos pode ser visível. O ideal é que o tutor escove o pelo de seu bichinho com frequência, para que seu apartamento também não fique lotado de pelos. 

Os dentinhos do pug, como de qualquer outro cachorro, devem ser escovados para manter sua higiene bucal saudável e evitar o tártaro. A escovação deve ser feita com produtos para uso animal, nunca use produtos humano em seu pet.

Quanto custa um filhote de Pug? O preço do pug pode variar bastante e  vale a pena estudar mais a fundo quanto custa um filhote de pug pesquisando canis registrados que transmitam confiança ao comprador.

Entre As melhores raças de cachorro para apartamento, as mais compradas são as seguintes:

  • Pug
  • Pinscher alemão
  • Poodle
  • Shih Tzu
  • Yorkshire Terrier
  • Vira latas de porte pequeno