Gerenciamento de Projetos

Gerenciar equipes e projetos com a ferramenta Jira

Se você está buscando um software de gerenciamento de projetos, a ferramenta Jira pode ser a solução.

Desenvolvida pela Atlassian, Jira é um software de gerenciamento de projetos extremamente popular utilizado por equipes do mundo inteiro.

O Jira conta com planos gratuitos ou assinatura, onde é possível obter funcionalidades mais avançadas para a sua empresa.

Se a sua empresa ainda não utiliza um software para gerenciamento de equipes, conheça as vantagens e desvantagens da ferramenta Jira.

O que é a ferramenta Jira?

A ferramenta Jira ajuda as equipes a planejar, atribuir, rastrear, relatar e gerenciar o trabalho e reúne as equipes para tudo, desde desenvolvimento ágil de software e suporte ao cliente até startups e empresas. A ferramenta Jira permite integração com os melhores provedores de e-mail para manter a sua equipe sempre atualizada sobre as tarefas.

A Jira Software é uma das ferramentas mais utilizadas no mercado quando o assunto é gerenciamento de equipes. Com a ferramenta Jira, você pode gerenciar projetos, colaborar com os colegas de equipe e acompanhar o progresso em um painel de controle fácil de usar.

Jira é um software de acompanhamento de bugs e gerenciamento de projetos que o ajuda a acompanhar e gerenciar problemas. Seu objetivo principal é ajudá-lo com o seguinte:

  • Utilizar Agile e auxiliar os Scrum Master
  • Gerenciar todas as etapas dos seus projetos
  • Identificar e reportar bugs dos softwares em desenvolvimento

Existe desde 2002, quando a Atlassian começou a vender o software gratuitamente. Eles oferecem o programa em três versões diferentes:

  • Jira Core: Plano básico para pequenas equipes 
  • Jira Software:  Ferramenta com funcionalidades específicas para desenvolvimento de software
  • Jira Service Desk:  Um plataforma para equipe de desenvolvimento de sistemas, com funcionalidades especiais para aumentar a performance do seu time.

Mudanças no serviço do Jira

A Jira estará fazendo mudanças substanciais em seus serviços nos próximos anos.

O primeiro passo para migrar os projetos de sua empresa para o GitLab é entender como ele se encaixa em seu fluxo de trabalho e planejar sua abordagem.

Mas, nos próximos anos, a Jira estará fazendo algumas mudanças significativas em seus serviços.

As licenças baseadas em servidor da Jira deixarão de ser suportadas em 2 de fevereiro de 2024.

 Na verdade, eles já pararam todas as vendas de licenças de servidores, oferecendo agora apenas serviços baseados em nuvem.

Isto melhora o desempenho geral, o suporte e o serviço. No entanto, virá com algumas grandes dores de crescimento tanto para a Jira quanto para os clientes.

Nomeadamente, qualquer pessoa que utilize uma licença baseada em servidor terá que migrar todo seu trabalho para a nuvem Jira,porém isso será feito de forma automática.

Uma arquitetura “cloud-first” exigirá que você reconstrua toda a sua infra-estrutura JIRA a partir do solo na nuvem JIRA.

Se você quer montar e manter o Jira, mas é mais como caminhar no pico do Everest do que um passeio no parque, então mudar para outro software de gerenciamento de projetos é um movimento lógico.

Vamos primeiro falar sobre o típico usuário de Jira e o que eles fazem com Jira.

Para quem o Jira é destinado? 

A Jira sempre foi um dos pilares dos experientes especialistas em desenvolvimento de software Agile e desenvolvedores de produtos. Basicamente, seu produto está focado em ajudar as pessoas de espírito mais técnico. No entanto, ao longo dos anos, a Jira transitou para um software de gerenciamento de projetos que pode ser usado por todos os tipos de equipes e empresas.

Aqui algumas funcionalidades em que a ferramenta Jira pode ser útil para determinadas áreas da sua empresa:

  • Recursos Humanos(RH):  Os profissionais de RH podem criar fluxos de trabalho personalizados usando Jira, o que agilizará seus processos de contratação e de embarque.
  • Marketing: Os marqueteiros usam o Jira para planejar projetos complexos, como eventos e lançamentos de produtos (que envolvem o trabalho com várias equipes).
  • Desenvolvimento de Software: Os gerentes de projetos utilizam a ferramenta Jira para acompanhar as implementações, acompanhar a resolução de bugs, etc.

Principais vantagens da ferramenta Jira?

A última versão do Jira Software é realmente boa no que faz. Oferece uma poderosa visão ágil, fluxos de trabalho personalizados e relatórios ágeis e precisos. 

A ferramenta Jira permite ter uma visão geral do projeto, acompanhar os fluxos de trabalho, além de possuir relatórios muito agradáveis e ágeis. Tem também alguns componentes muito legais que compõem seu software,  algumas destas características são:

1. Visualizações

Scrum 

Este quadro de scrum permite que as equipes de engenharia se organizem para alcançar os seus objetivos. Consolida as equipes de engenharia para completar todas as suas tarefas de sprint em uma única área.

Um a board permite que uma equipe organize sua carga de trabalho para caber dentro de um sprint em particular.

O livro também ajuda você a acompanhar as diferentes etapas de seu projeto para que nada fique para trás e você

Kanban 

O Kanban é uma maneira prática de visualizar seu fluxo de trabalho.

Aqui está um diagrama com suas tarefas dispostas em um quadro como os Post-its.

Cada edição da Jira mostra o status de uma tarefa específica do projeto. Estes status incluem ‘To Do’, ‘In Progress’ e ‘Done’. Eles fornecem uma visão aérea do projeto para ajudá-lo a identificar rapidamente:

  • Quais tarefas estão funcionando sem problemas
  • Quais tarefas estão afunilando os processos

É melhor ter um quadro de tarefas separado para trabalhos não relacionados à engenharia, tais como correção de bugs, revisões de código, etc.

A área do Kanban no Jira é baseada em um sistema de arrastar e soltar, o que a torna super fácil de usar. Você não precisa fazer nada, porque tudo o que você precisa fazer é arrastar uma tarefa para a próxima etapa para manter todos de pé

2. Customizações do fluxo de trabalho

Um fluxo de trabalho Jira é um conjunto de processos que precisam ser seguidos a fim de completar uma tarefa

Um fluxo de trabalho Jira consiste de uma série de blocos coloridos que representam os processos, e setas mostram as transições.

Os projetos estão em um estado de fluxo constante. Precisamos de um fluxo de trabalho de desenvolvimento de software que nos permita acompanhar como as coisas estão progredindo

Uma das melhores características sobre esta característica é que você também pode criar seus próprios fluxos de trabalho.

Você não precisa pagar nada para usar os modelos de fluxo de trabalho do Atlassian Marketplace.

Principais desvantagens de utilizar o Jira?

O Jira pode ser difícil de usar e muito caro para microempresas. Embora o objetivo da ferramenta Jira seja de melhorar a produtividade, o custo de manter este tipo de solução pode ser inviável para equipes mais enxutas.

 Algumas limitações que podem lhe desencorajar a utilizar o Jira:

  • A ferramenta possui uma configuração complexa
  • A interface gráfica não é tão intuitiva
  • Não possui um cronograma de acompanhamento
  • Alguns recursos demoram muito para carregar, o que acaba interferindo na produtividade

Bom neste artigo tentamos mostrar as vantagens e desvantagens da ferramenta Jira e como você pode utilizá-la na sua empresa de tecnologia. Certamente você encontrará outras ferramentas no mercado, porém este software é o mais utilizado no mercado.