As certificações em gestão de projetos
Há diversas certificações na área de gestão de projetos. O PMI, IPMA e outras entidades promovem certificações para profissionais de diversos níveis de conhecimento e experiência envolvendo diversos setores. Dentre as certificações mais conhecidas temos as do PMI (Project Management Institute).
O PMI possui atualmente 9 certificações reconhecidas internacionalmente. Abordando desde os profissionais iniciantes na área até mesmo os mais experientes, estas certificações promovem o reconhecimento do conhecimento técnico dos profissionais. Um profissional certificado não é a garantia absoluta de sucesso de um projeto, mas tenha certeza que ele aumentará enormemente as chances do projeto atingir os objetivos estabelecidos.
As nove certificações do PMI são:
- Certified Associate in Project Management (CAPM)®
- Project Management Professional (PMP)®
- Program Management Professional (PgMP)®
- Portfolio Management Professional (PfMP)SM
- PMI Agile Certified Practitioner (PMI-ACP)®
- PMI Professional in Business Analysis (PMI-PBA)SM
- PMI Risk Management Professional (PMI-RMP)®
- PMI Scheduling Professional (PMI-SP)®
- OPM3® Professional Certification
Veja nossos outros posts que podem contribuir no seu projeto:
- 5 dicas que mostram que o gerente de projetos é um empreendedor por natureza
- Planejar é fazer a coisa certa
Agora uma breve explicação sobre os tipos de profissionais para quais estas certificações são dirigidas.
Certified Associate in Project Management (CAPM)® – a CAPM é dirigida para profissionais iniciantes na área e também para aqueles que participarão de projetos mas de uma maneira que não estejam envolvidos com a execução deles, como por exemplo os patrocinadores.
- Project Management Professional (PMP)® – a mais conhecida certificação do PMI também é a que tem maior número de profissionais certificados. Atualmente, mais 15 mil profissionais tem esta certificação no Brasil. Ela é adequada para profissionais que atuam diretamente nos projetos, sejam como gerente ou como outra função.
- Program Management Professional (PgMP)® e Portfolio Management Professional (PfMP)SM – criada para profissionais mais experientes, as certificações PgMP e PfMP diferenciam das outras por terem uma visão mais ampla e estratégica de uma organização. Nesta, o profissional que atua com programas ou portfólio de projetos devem mostrar que conhecem não apenas o lado técnico dos projetos mas também os objetivos da organização e também o mercado que esta está inserida. No Brasil temos atualmente 16 PgMP e recentemente tivemos a primeira turma nos Estados Unidos que obtiveram a certificação PfMP. Tratam-se portanto de certificações de profissionais bem diferenciadas.
- PMI Agile Certified Practitioner (PMI-ACP)® – criada recentemente, a PMI-ACP demonstra a tendência do PMI em se adaptar às necessidades do mercado. Baseada nas metodologias ágeis (scrum, lean project management, extreme project management entre outras) é destinada principalmente (mas não exclusivamente) a profissionais adeptos a estas abordagens.
- PMI Professional in Business Analysis (PMI-PBA)SM – a mais nova iniciativa do PMI na área de certificação é destinada a profissionais aptos para avaliação análise e gestão de requisitos para os projetos.
- PMI Risk Management Professional (PMI-RMP)® e PMI Scheduling Professional (PMI-SP)® – estas são certificações criadas para profissionais que atuam diretamente com estas duas áreas de conhecimento: gestão de riscos e gestão de tempo. Neste caso, em geral, também para profissionais que atuam ou desejam atuam com grandes projetos ou grandes organizações
- OPM3® Professional Certification – uma das certificações bem específicas do PMI já que o foco dela é tornar o profissional para apto para avaliar a maturidade da organização na gestão de seus projetos. Dedicada ao profissional que deseja fazer este tipo de avaliação dentro de uma organização e a partir disto definir uma estratégia para aprimorar a gestão de projetos, programas e portfólio, tem também um foco muito estratégico para uma organização.
Todas as certificações possuem os “handbooks” que fornecem maiores detalhes e estão disponíveis gratuitamente na página do PMI.
Portanto, independente de sua experiência e interesse na área de gestão de projetos existem várias certificações que podem atestar seu conhecimento. Basta escolher a mais adequada a você.