Como montar uma boa estratégia de conteúdo para as redes sociais?
Índice do conteúdo
O que é uma estratégia de social media?
Uma estratégia de mídias sociais é todo o processo que temos para criar conteúdo, definir um plano de ação e distribuí-los em diferentes redes sociais.
É importante estruturar uma estratégia porque as redes estão mudando, os algoritmos estão mudando e você precisa estar sempre adaptado às novidades.
Atualmente as marcas estão trabalhando dois principais tipos de estratégias: estratégias profissionais e estratégias individuais. Com estas duas estratégias é possível trabalhar uma estratégia de social media para sua empresa com poucos profissionais.
O que significa uma estratégia de conteúdo?
Uma estratégia de conteúdo é um trabalho que você faz com muito cuidado, passo a passo para criar vários tipos de conteúdos e distribuí-los em diferentes canais.
O objetivo final é desenvolver uma boa relação com os seus clientes, atrair novos consumidores e conquistar mais clientes potenciais.
O desafio principal nesse processo é criar posts relevantes e interessantes para o público-alvo da sua empresa.
O trabalho de criação pode ser feito por profissionais, mas também é possível fazer uma estratégia individual para redes sociais com poucos recursos. Separamos alguns passos para você seguir durante uma estratégia de criação de conteúdo:
- O primeiro passo da estratégia de conteúdo é definir um layout padrão que vai servir para toda a sua marca e empresas do mesmo setor.
- O segundo passo consiste em criar o plano das diferentes etapas da sua estratégia.
- O terceiro passo é desenvolver diversos tipos de conteúdos para atrair diferentes perfis de cliente.
- O quarto passo é executar essas tarefas diárias, semanalmente ou mensalmente.
- O quinto e último passo é o monitoramento das estratégias, tanto do seu Facebook quanto das redes sociais que você escolheu para sair mais forte e conseguir um bom retorno dos investimentos feitos na plataforma.
Como criar uma estratégia de conteúdo para as redes sociais?
O primeiro passo para criar uma boa estratégia de mídia social é escolher as redes sociais que têm mais alcance e influência entre seu público-alvo.
Depois é necessário fazer um bom planejamento com base nas informações que você já tem sobre o seu público-alvo, o perfil das redes sociais e a concorrência.
Com esses dados em mãos é possível definir qual o melhor horário para postar no Facebook, quando usar o Instagram, quais assuntos devem estar presentes nos seus posts.
Como você planejou todas essas etapas com antecedência, é possível usar um software de criação de conteúdo para redes sociais.
Com ferramentas online é possível criar diversos tipos de imagens e postagens com muita facilidade. Em casos específicos pode-se pedir ajuda para uma agência especializada em marketing digital .
E como ter ideias de conteúdos para redes sociais?
Com o planejamento feito, é hora de começar a criar conteúdos. Com um bom brainstorming você vai conseguir desenvolver diversos posts e imagens para redes sociais.
Além disso, com o tempo você vai conseguir ter ideias novas e criativas para compartilhar nas redes sociais.
É importante acompanhar em quais redes sociais seu público-alvo está presente mais vezes, qual a melhor ferramenta para obter dados sobre as postagens e quais comunidades devem ser monitoradas.
Veja também: CTR Google orgânico: o que é um bom click?
Com essas informações você pode desenvolver o seu plano de ação para conseguir monitorar os resultados da sua empresa nas redes sociais.
À medida que o tempo for passando, com os posts criados, é possível aprender muito sobre o comportamento do seu público-alvo e inovar nos conteúdos que vão estar presentes nas redes sociais.
Quais conteúdos estão fazendo sucesso nas redes sociais?
Os sites de notícias são sempre um bom lugar para se começar a pesquisar os conteúdos mais compartilhados em redes sociais.
Muito provavelmente ao longo da sua trajetória você vai conseguir perceber quais assuntos que estão na moda, possuem maior alcance e incentiva mais pessoas a compartilhar.
Com o gerenciamento das mudanças no mundo dos negócios é possível criar postagens relevantes com base nas informações existentes nos sites de notícias.
Sendo assim, é possível criar atualizações de status nas redes sociais e ter um bom retorno dos investimentos feitos nessas plataformas.
Quando for ganhando mais experiência, você irá aprender como manter seu público-alvo sempre ativo nas redes sociais, sair do seu perfil e estar presente em outros perfis que podem ser mais relevantes para sua marca.
Vale ressaltar que essa experiência também vai ser fundamental para monitorar os resultados das suas postagens nos diversos sites de notícias.
Já a última parte do processo é monitorar as estratégias, verificar os resultados e aproveitar todas as oportunidades que surgem.
Até porque, analisando bem os dados, fica mais fácil pensar em novas ideias para o seu próximo post nas redes sociais.
Por exemplo: Com que frequência você usa a hashtag #comofazer? Ou então, com qual autoridade a sua marca está conversando com outras pessoas na internet?
Com base nos dados coletados, é possível testar o seu perfil nas redes sociais e até mesmo trocar de fornecedor.
De acordo com o especialista em Marketing online Isael, montar uma boa estratégia de conteúdo para as redes sociais é um processo que requer tempo, paciência e alguns gastos, mas com esforço todos esses investimentos podem fazer a diferença na imagem da sua marca.
Com os conhecimentos corretos sobre gestão em mídias sociais, pode-se criar diversas postagens interessantes para gerar engajamento e tráfego orgânico para sua marca.
E então, tinha ideia da importância de uma boa estratégia de conteúdo para as mídias sociais?
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