Diferenças entre Amazon FBA e FBM: como o FBA funciona

Quais são os prós e os contras de vender no Amazon FBA ou FBM? Qual é o melhor?

Neste artigo mostraremos todas as diferenças (você encontrará tudo o que é explicado no infográfico que pode baixar no final do artigo).

Vendedores da Amazon FBA e FBM

A Amazon provou ser um dos maiores e mais complexos mercados do mundo.

Os vendedores da Amazon devem competir com milhões de outros vendedores, enquanto gerenciam todos os processos relacionados à venda e envio.

A Amazon oferece duas soluções: você pode escolher entre FBA e FBM. Sua decisão afetará todo o seu negócio online.

O que são Amazon FBA e FBM?

O que são Amazon FBA e FBM
O que são Amazon FBA e FBM

Já falamos sobre duas soluções, mas o que significam FBA e FBM?

FBA significa “Fulfillment by Amazon“, ou seja, “Logística da Amazon“. A Amazon oferece a seus vendedores a capacidade de gerenciar o estoque, o envio e a atenção ao cliente.

Os vendedores que usam o serviço FBA enviam seus produtos para o centro de distribuição da Amazon, onde os produtos são armazenados até que um novo pedido chegue. Assim que o novo pedido for recebido, o produto será embalado e enviado diretamente da Amazon.

Amazon FBM

Em vez disso, FBM significa “Fulfillment by Merchant” – uma situação completamente diferente. Na FBM, todo o estoque, estoque e remessa são gerenciados pelo vendedor.

O fornecedor utiliza recursos próprios para gerenciar os processos e é totalmente responsável por todas as fases.

Após esta breve definição de Amazon FBA e FBM, vamos dar uma olhada melhor nesses dois processos

Amazon FBA

Em quatro palavras, o FBA funciona assim: Você vende, a Amazon envia.

Em detalhes, o Fulfillment by Amazon FBA se desdobra assim:

  1. O vendedor envia seus produtos diretamente para o centro de atendimento da Amazon, os produtos são registrados e armazenados.
  2. A Amazon gerencia o estoque e o vendedor pode monitorar a movimentação de seus produtos por meio de um número de rastreamento.
  3. Quando um comprador faz um pedido, na Amazon.com ou de outras fontes, o produto armazenado no estoque da Amazon é embalado.
  4. A Amazon envia o produto da maneira que o cliente prefere e fornece as informações de rastreamento.
  5. Na FBA, a equipe da Amazon cuida do atendimento ao cliente e das devoluções.

O Fulfillment by Amazon (FBA) não funciona apenas para pedidos feitos na Amazon.com, mas também para pedidos de outros mercados ou para o site do vendedor.

Em todos os canais de venda, a Amazon memoriza o estoque e, em uma única central, gerencia os pedidos onde quer que estejam.

Muitos clientes do ShippyPro.com usam o FBA para gerenciar a logística e o envio de todos os seus produtos, enquanto usam o painel do ShippyPro para rastrear todos os pedidos recebidos de diferentes canais para que possam comunicar facilmente à Amazon qual produto deve ser enviado e para onde.

Como Vender na Amazon?

Um dos principais benefícios de ser um vendedor do Fulfillment by Amazon (FBA) é que os produtos são convertidos em produtos prime, que são exibidos antes dos outros.

Ao entrar nesta categoria, você pode conquistar clientes e pedidos recebidos, também porque os membros primem geralmente fazem mais pedidos.

Os vendedores FBA têm uma chance maior de ganhar a CAIXA DE COMPRA. A Caixa de Compra de Contas responde por 82% das vendas da Amazon: todos querem saber como ganhar a Caixa de Compra.

Outra vantagem de ser um vendedor FBA é que os clientes poderão aproveitar as vantagens de frete grátis e economia no transporte.

O que é Amazon FBA e como funciona?

Além dessas vantagens, os vendedores não têm nada a administrar na fase de pós-venda. Tudo que você precisa fazer é enviar seus produtos para o centro de distribuição da Amazon e pagar uma taxa mensal / anual para a Amazon.

Os vendedores do Fulfillment Amazon FBA geralmente obtêm uma taxa de conversão mais alta – isso porque seu produto é visto como vendido diretamente da Amazon.

Essa impressão dá uma sensação de confiança ao cliente, já que Amazon é uma das marcas mais confiáveis ​​do mundo.

Caso seus produtos sejam entregues com atraso ou ocorram outros problemas de entrega, a Amazon é totalmente responsável. O feedback negativo não afetará a reputação do vendedor.

O Fulfillment by Amazon (FBA) torna o processo fácil, especialmente para vendedores que gerenciam grandes volumes de vendas.

Claro, FBA não tem apenas aspectos positivos, mas também algumas falhas.

1- No caso de os vendedores escolherem o FBA, eles enfrentam custos viciantes que afetarão seus resultados financeiros. Na verdade, os fornecedores FBA pagam não apenas a taxa FBA, mas também os custos de envio para o centro de distribuição.

2 – Outra falha é que a Amazon pede o pagamento por cada metro cúbico de espaço ocupado no armazém. Este é um problema, especialmente para “produtos de cauda longa” que têm uma vida útil longa.

3- O multicanal pode ser caro e o inventário pode ser difícil de rastrear.

4- Muitos vendedores não querem colocar todo o seu estoque nas mãos da Amazon.

5 – Por último, mas não menos importante, o desempenho do vendedor pode ser afetado por problemas e erros decorrentes da gestão logística externa: atrasos nas entregas, avarias, perda de itens.

Custos para usar Amazon FBA

Depois de explorar os prós e os contras de ser um vendedor do Fulfillment by Amazon (FBA), vamos examinar mais de perto os custos.

Entender as taxas do FBA pode ajudá-lo a entender se o FBA pode ou não ser a decisão certa para você.

A Amazon cobra taxas com base no tipo de produto: multimídia (por exemplo, CDs), não multimídia (por exemplo, capas de telefone), itens grandes (por exemplo, móveis) e, em seguida, conformidade com taxa zero.

Para itens, o Amazon FBA tem estes custos:

  • Gestão de encomendas.
  • Escolha e empacote para cada unidade solicitada.
  • Gestão (baseada em Kg) por unidade.
  • Armazenamento por metro cúbico por mês (as taxas variam em diferentes períodos do ano).

Além disso, há outros casos em que a Amazon aplicará taxas adicionais. Por exemplo, nesses casos, teremos uma mudança nos preços padrão:

  • Produtos grandes têm custos de envio especiais.
  • Os itens armazenados no depósito por mais de seis meses têm taxas de armazenamento adicionais.
  • As taxas de armazenamento são diferentes em diferentes períodos do ano: o custo por metro cúbico será maior no período de outubro a dezembro.

Depois de examinar o FBA e todos os custos relacionados ao FBA, vamos examinar o FBM.

Se você quiser se aprofundar na FBA, pode encontrar um bom guia aqui!

Amazon FBM

Se você não quiser usar o FBA, escolheremos o processo de comerciante, Amazon FBM.

Alguns vendedores preferem manter o controle sobre todo o processo de vendas.

Sem pagar as taxas do FBA, eles podem aumentar suas margens de lucro. Geralmente, os vendedores FBM ganham margens de lucro maiores do que os vendedores FBA

Além disso, ser um FBM não o excluí de entrar nos produtos prime. Será apenas mais difícil.

Os vendedores devem evitar atrasos nas entregas, fornece suporte ao cliente perfeito, confirmação de pedido e envio imediatos e receber feedback muito bom.

Para os vendedores FBM, é muito importante reduzir os custos de envio: enquanto a Amazon gerencia volumes muito altos e obtém preços baixos para entrega rápida, a FBM terá que comparar os preços e serviços de diferentes transportadoras para obter o melhor serviço pelo menor preço.

Claro, o FBM também tem algumas falhas. Se tivermos que lidar com grandes volumes, pode ser difícil ter um processo adequado.

Teremos que garantir que nossos processos funcionem no topo todos os dias, sem interrupção.

Os vendedores de FBM não têm um “passe livre” para o Prime – eles terão que trabalhar duro para obtê-lo, e isso está longe de ser simples.

Nada a ver com a Caixa de Compra: o caminho de acesso é ainda mais difícil.

Você precisa ser bem-sucedido ao lidar com as reclamações dos clientes e entregar sem demora para ter a chance de ganhar a Caixa de Compra mais desejada da Internet.

Integre a Amazon FBA com sua conta ShippyPro

O ShippyPro oferece um painel de controle multifuncional fácil de usar para ajudá-lo a gerenciar e rastrear os pedidos de seus clientes, com vários recursos projetados para tornar sua vida mais fácil.

Um centro de envio de comércio eletrônico completo que oferece ótimos recursos, incluindo:

  • Label Creator: com um único clique, você pode importar todos os seus pedidos e imprimir etiquetas para cada entrega, economizando tempo e esforço.
  • Track & Trace: ShippyPro enviará notificações de remessa automaticamente para manter os clientes atualizados sobre cada status de remessa.
  • Devolução fácil: elimine o incômodo das devoluções com este portal de devoluções fácil de usar que pode ser totalmente integrado ao seu site.

Se você ainda não tem uma conta ShippyPro, o que está esperando? Inscreva-se gratuitamente e experimente 30 pedidos para descobrir como você pode economizar tempo e expandir seus negócios.