Empreendedor x administrador: qual a diferença?

Veja, neste artigo, a diferença entre um empreendedor e um administrador. Conheça as qualidades e responsabilidades de ambos e como eles se complementam.

Desse modo, você verá como essas duas áreas são essenciais uma para outra, e que poucas pessoas acabam levando em conta, mas elas se completam. 

Por fim, saiba tudo sobre essas duas profissões e também entenda áreas de atuação como auxiliar administrativo.

O que é um empreendedor?

Um empreendedor é um indivíduo que cria negócios baseado em oportunidades, identifica e resolve problemas, criativo, inovador, oportunista, tomador de riscos, iniciador de carreira e tem a mente aberta com a esperança de lucrar com a empresa.

Ou seja, estamos falando daquela pessoa que toma a iniciativa, e que em um futuro breve, pode se tornar um grande negócio.

O que faz um empreendedor?

Ele assume qualquer risco ao iniciar e manter seu (s) negócio (s) com todas as responsabilidades que possam surgir no curso de seus negócios e que possam ser causadas por mudanças no tempo ou na qualidade.

Além disso, para ser um empreendedor, a pessoa precisa ser também um bom vendedor. Se não se apresentar como um empresário, não se pode ter sucesso. 

Por fim, os empreendedores não apenas definem metas, mas também prosperam muito para alcançá-las. 

O que é administrador?

Um administrador é uma pessoa que garante que uma organização opere com eficiência. Suas funções específicas dependem do tipo de empresa, organização ou entidade onde trabalham. 

Acima de tudo, os administradores precisam ser altamente organizados e ter boas habilidades de comunicação.

As áreas do administrador e suas funções 

O administrador pode trabalhar em todos os setores econômicos e em empresas de todo porte. 

Sendo, portanto, as suas principais áreas de atuação a Gestão financeira, administração de gestão, o planejamento estratégico, marketing, logística e vendas. 

Além disso, também pode trabalhar como auxiliar administrativo, que a cada dia vem se tornando mais comum aqui no Brasil. 

Portanto, também fique atento às vagas de auxiliar administrativo, se você tem a intensão de trabalhar nas áreas de administrador.

Como a administração e o empreendedorismo se complementam?

Empreendedorismo é buscar fazer algo novo, criando soluções criativas e desvendando oportunidades. A administração auxilia o empreendedorismo a gerenciar esse processo de criação e desbravamento.

Dessa forma, é a administração que fornece ao empreendedorismo as ferramentas certas para alcançar o sucesso.

Portanto, querendo ou não, as duas acabam tendo uma relação, e ambas se completam.

Que ferramentas a administração oferece ao empreendedor?

A seguir estão algumas das principais ferramentas que a administração oferece ao empreendedor.

1. MAT: plano de negócios simplificado

Essa ferramenta é um plano de negócio simplificado que divide os dados da empresa em três partes: metas, ações e tarefas. 

2. Análise 360° da oportunidade de negócio

É uma ferramenta que ajuda você a verificar se a sua ideia é viável ou não, fazendo a identificação do seu público e o seu provável faturamento.

3. Aidala: plano de marketing e vendas para empreendedores

Esta ferramenta ajuda você a elaborar um plano de marketing e vendas, considerando suas limitações, tempo e conhecimento.

4. Scamper: técnica de geração de ideias

Essa ferramenta funciona como uma sessão de brainstorm, te ajudando a gerar várias ideias, direcionando discussões. Então, é um verdadeiro instrumento de inovação.

Como se tornar um administrador empreendedor 

Esses são apenas alguns exemplos de ferramentas da administração. 

Relacionado: Tipos de Empreendedorismo que Valem a Pena Investir

Assim, se você quer ser um empreendedor e administrador, a graduação em Administração pode ser uma ótima opção. O curso dura 4 anos e te dá uma boa construção de pensamento crítico.

Enfim, une o espírito desbravador do empreendedor com o conhecimento da administração. É, certamente, uma ótima combinação.

Considerações finais

Sabendo agora a diferença entre o empreendedor e administrador, qual desses você acha que melhor se encaixa no seu perfil?

Nos vemos em breve.