Como Melhorar o Bem-Estar Psicológico?

O termo “melhorar o bem-estar psicológico” é utilizado para descrever a saúde emocional e o funcionamento geral de um indivíduo.

Pesquisadores identificaram que a ausência de angústia não indica necessariamente que uma pessoa esteja com um bem-estar psicológico elevado. Ele consiste em se sentir feliz e em fazer bem. As pessoas com elevado bem-estar psicológico dizem se sentir capazes, felizes, bem apoiadas, e satisfeitas com a vida.

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Por que é importante Melhorar o Bem-Estar Psicológico?

Estudos têm descoberto que as pessoas com maior bem-estar psicológico têm mais probabilidades de viver vidas mais saudáveis e mais longas. Têm também mais probabilidades de desfrutar de uma melhor qualidade de vida. Um melhor bem-estar psicológico também está associado a menos problemas sociais.

Por exemplo, uma pesquisa descobriu que as pessoas com bem-estar psicológico alto têm menos probabilidades de se envolverem em atividades criminosas ou de abusarem de drogas e álcool. Além disso, o bem-estar psicológico positivo tende a prever maiores rendimentos e comportamentos mais pró sociais, tais como o voluntariado.

As pessoas são também mais propensas a desfrutar de um bem-estar psicológico positivo quando têm as suas necessidades básicas satisfeitas. Viver numa área segura, ter comida suficiente, e ter um abrigo adequado são fatores importantes para a saúde emocional.

Se você quer melhorar o bem-estar psicológico, há várias coisas que pode fazer para se sentir e funcionar melhor. Aqui está uma visão geral de quatro coisas que pode fazer para melhorar a sua sensação geral de bem-estar.

Criar um objetivo

Viver uma vida com sentido e propósito é a chave para melhorar o seu bem-estar psicológico. O seu propósito não tem que ser necessariamente algo que vá mudar o mundo nem encontrar uma carreira dedicada a ajudar os outros.

Ao invés disso, o seu propósito pode ser ser gentil todos os dias. Ou então, pode envolver tornar o mundo melhor, encorajando outros a cuidar do ambiente ou a adotar animais de estimação de abrigos. Talvez o seu propósito seja ser um defensor daqueles que estão sofrendo, como estudantes maltratados, sem abrigo, ou vítimas de abuso.

Se sente que falta algum propósito para sua vida, não se preocupe. Há muitas maneiras de encontrar um propósito na vida e construir uma vida que tenha mais significado. Comece pensando no legado que gostaria de deixar. Escreva como gostaria de ser lembrado no final da sua vida, ou pense no impacto que deseja deixar no planeta. Depois, estabeleça alguns objetivos que o possam ajudar a atingir esses objetivos.

Trabalhar para alcançar seus objetivos te dá uma razão para se levantar da cama todos os dias, além de ganhar dinheiro.

Pensamento Positivo

Pensar positivamente também melhora o seu bem-estar psicológico. Por sua vez, à medida que o seu bem-estar psicológico melhora, torna-se mais fácil pensar positivamente e se sentir bem de modo geral. Felizmente, você pode começar a criar esse ciclo positivo com algumas estratégias simples. Aqui está uma visão geral das formas como pode aumentar a positividade na sua vida.

Escreva sobre um futuro melhor

Tire alguns minutos para anotar todas as coisas boas que poderão acontecer para você no futuro. Imagine como poderia estar passando seu tempo e com quem estaria vivendo sua melhor vida.

Também pode elaborar um plano sobre como pode fazer isso acontecer. Faça objetivos pequenos e mensuráveis que o ajudarão a alcançar esse futuro melhor. Depois, ponha em prática um plano. Quando você está trabalhando para um futuro melhor – mesmo que os passos sejam realmente pequenos – você tem um propósito pelo qual lutar.

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Relembrar bons momentos da vida

Passe um tempo pensando em algumas das melhores memórias da sua vida. Seja férias em família que fez há 10 anos ou mesmo um prémio que ganhou no trabalho há dois anos. Relembrar os momentos mais felizes da sua vida pode trazer mais positividade à sua mentalidade.

Reconhecer as coisas boas que lhe aconteceram ao longo do tempo – as pessoas com quem construiu memórias ou os bons momentos que viveu – é uma parte importante para melhorar o seu bem-estar. Servem como lembretes da plenitude que a vida tem para oferecer, especialmente quando as circunstâncias podem estar te puxando para baixo.

Realizar atos de bondade

Fazer coisas boas para outras pessoas te lembra que você tem o poder de fazer a diferença no mundo. Doar também ajuda a pensar mais positivamente e a sentir-se mais feliz. Ajudar um vizinho necessitado, fazer voluntariado para uma atividade comunitária, ou angariar dinheiro para uma instituição de caridade são apenas algumas formas simples de melhorar o seu bem-estar psicológico.

Procure também formas de ser gentil com os outros na sua vida cotidiana, Com isso, você se beneficia de várias maneiras. De fato, pesquisadores indicam que os atos individuais de bondade libertam tanto endorfinas como oxitocina – as hormonas que te fazem se sentir bem – além também de criar novas ligações neuronais.

Consequentemente, a bondade pode tornar-se um hábito que requer cada vez menos esforço para se realizar. Procure formas de ser gentil com os outros e o seu corpo e mente agradecem.

Expresse sua gratidão

Pode ser enviando cartas às pessoas dizendo o quanto as aprecia ou escrevendo sobre as coisas pelas quais se sente agradecido num diário, expressar a sua gratidão irá mantê-lo concentrado em todas as coisas boas da vida. Pode mesmo exprimir gratidão nas redes sociais.

Aprender a estar agradecido em tudo o que faz se tornará um modo de vida. Descobrirá que pode estar agradecido por pequenas coisas como a beleza do pôr-do-sol, e também por grandes coisas como um novo emprego ou uma visita de um amigo. Encontrar coisas para agradecer todos os dias é uma forma simples mas eficaz de aumentar o seu bem-estar psicológico.

Identifique os seus pontos fortes

Sentir-se capaz e confiante é importante. Uma das melhores maneiras de realizar esta tarefa é lembrar-se das coisas em que é bom ou das forças que possui. Tente refletir sobre as suas realizações passadas e as qualidades que o ajudaram a ter sucesso.

Escreva estas coisas como um lembrete do que tem para oferecer ao mundo. E, se há uma área que acha que precisa melhorar, não tenha medo de listá-la também. Trabalhar para se melhorar é uma ótima forma de ter impacto no seu bem-estar geral.

Pratique o Perdão

Deixar de lado a dor e a raiva do passado é a chave para um bom bem-estar psicológico. Perdoar alguém não significa que se tenha de permitir que essa pessoa o magoe novamente. Em vez disso, o perdão consiste em libertar-se da raiva que o detém e que o mantém ligado a essa pessoa.

Perdoar outra pessoa te liberta para colocar a sua energia em coisas mais positivas em vez de ruminar sobre feridas e ofensas passadas. Se a pessoa que o feriu ainda é uma ameaça ao seu bem-estar geral, também pode ajudar a erguer alguns limites para se resguardar de mais dor desnecessária.

Relações sociais

Estudos mostram que a solidão tem um sério impacto na sua saúde emocional e física. De fato, um estudo descobriu que a solidão era quase tão letal quanto fumar 15 cigarros por dia. Só estar perto de pessoas, porém, não é a solução. Em vez disso, é importante criar laços profundos com outras pessoas.

A qualidade das relações é mais importante do que a quantidade quando se trata de melhorar o bem-estar psicológico.

Embora o contato através das redes sociais possa ser uma boa forma de se manter em contato quando não se pode visitar um amigo pessoalmente, não há um verdadeiro substituto para os benefícios do contato presencial. Tome café com um amigo, jante com a sua família, e telefone a um ente querido só para conversar.

Um forte apoio social também é importante para se manter psicologicamente saudável. Se lhe faltar um sistema de apoio, tome medidas para conhecer mais pessoas. Junte-se às atividades da comunidade, familiarize-se com os seus vizinhos, ou contate com velhos amigos. Mas claro, tudo isso quando for seguro novamente!

Mas por que?

Manter um bem-estar psicológico elevado e mesmo uma boa saúde mental é essencial para diversas partes. Tanto para o seu rendimento no trabalho, quanto para conseguir manter bem suas relações, ou mesmo para ter uma boa auto-estima. Além disso, problemas com sua saúde mental podem afetar diretamente sua saúde física, seja ajudando no desenvolvimento de problemas físicos e crônicos, ou até mesmo te atrapalhando nos seus momentos mais íntimos.

Ansiedade e estresse, por exemplo, levam a alguns tipos de disfunção erétil. Inclusive, essas costumam ser as principais causas de disfunção erétil em jovens. Por isso, “reprogramar” sua mente é uma das etapas essenciais até mesmo para ter controle sobre essas situações.