10 Dicas de como ganhar dinheiro vendendo comida?

Como ganhar dinheiro vendendo comida? Essa é uma ótima alternativa para quem quer abrir o próprio negócio. Saiba mais sobre as opções de alimentos e formas de montar o seu negócio, aqui neste post.

O ramo alimentício é um dos melhores para empreender, pois será possível oferecer diversos tipos de alimentos, desde os doces, salgadinhos até um prato mais elaborado para refeição.

Além disso, fazer bolos, quitutes e comida caseira pode ser uma ótima ideia para ganhar uma renda extra trabalhando em casa.

Quer saber mais sobre como ganhar dinheiro vendendo comida? Continue a leitura desse artigo e conheça as oportunidades para começar a lucrar.

Como ganhar dinheiro vendendo comida – Conheça as sugestões de alimentos

Saber como ganhar dinheiro vendendo comida têm suas vantagens, pois você trabalha com um produto que é essencial, pode apostar em aperfeiçoamento de receitas e modelos de apresentação e distribuição dos alimentos.

Portanto, se você já tem talento na cozinha, começar a fazer comida para vender pode ser uma forma de ganhar uma grana extra e ainda trabalhar de casa. Confira algumas opções de como ganhar dinheiro vendendo comida.

Como ganhar dinheiro vendendo comida produzindo doces

Como ganhar dinheiro vendendo comida produzindo doces

Uma boa oportunidade de começar um negócio próprio, é a produção de doces para vender, que vão desde os bolos de pote, brigadeiros, cupcakes e brownie. 

Esse tipo de alimento agrada o paladar da maioria das pessoas, e você pode produzir em casa, com matéria-prima de qualidade e boa apresentação dos doces através das embalagens.

Contudo, a venda pode abranger os dois tipos de público, a pessoa física, vendendo de porta em porta e eventos, ou então, vendendo direto para pessoa jurídica como padarias que terceirizam alguns alimentos.

Ganhe dinheiro produzindo massas caseiras e salgadinhos

Outras opções de ganhar dinheiro produzindo e vendendo alimentos são as massas caseiras e salgadinhos, sendo encomendadas para festas de aniversário, casamento e eventos corporativos.

No entanto, a produção de massas caseiras para vender abrange um público ainda maior, sendo muito consumida no dia-a-dia, sem ser em um evento social. 

Sendo assim, você pode produzir desde macarrão caseiro, massa de pastel, pizza e até nhoque congelado para vender.

Faça marmitex em casa para vender

Se você “pilota” muito bem o fogão, que tal começar a fazer marmitex em casa para vender? Essa pode ser uma ideia para trabalhar em casa atendendo clientes que moram no seu bairro.

As “quentinhas”, como também são conhecidas, atendem o público que não faz comida em casa e/ou trabalha fora, bem como, também pode oferecer marmitas para empresas. Por isso, você pode implantar um serviço de entrega à domicílio e Drive Thru para os clientes retirarem no local.

Inclusive, aprender como vender marmitex para empresas pode render uma boa grana pra você, pois as vendas vão ser recorrentes!

Jantinha e espetinho são ótimas opções

Além da produção de marmita para o almoço, você também pode fazer jantinha e espetinho para vender. Sendo oportunidades de ter bons lucros e ampliar o horário de funcionamento do seu negócio.

Para isso, você deve investir em alguns diferenciais como fazer uma receita mais leve, como a marmita fitness para a janta, apostar em bons cortes de carne para produção do espetinho e claro, se diferenciar através do tempero dos alimentos e o bom atendimento.

Como montar um negócio para venda de comida?

Como montar um negócio para venda de comida

Agora que você já conhece algumas opções de como ganhar dinheiro vendendo comida, saiba aqui como montar um negócio para venda de comida em casa.

Defina o que será vendido 

Um primeiro passo para começar a ganhar dinheiro vendendo comida é, definindo o que será vendido no seu negócio. Parece óbvio, mas muita gente se perde do objetivo querendo atender todos os públicos.

Ao definir o tipo de alimento que será produzido e comercializado, você consegue segmentar melhor o seu público, apostando em estratégias de vendas e definições para a identidade do seu negócio.

Faça um planejamento

Para ajudar a decidir sobre qual o melhor negócio, faça um planejamento estratégico para sua empresa, mesmo sendo pequena, será preciso planejar.

Algumas dicas para incluir no seu plano de negócio são:

  • Pesquisar sobre o mercado;
  • Qual o tipo de alimento oferecer?;
  • Quais serão os concorrentes?;
  • O que precisa para produzir?;
  • Definição de preço da comercialização;
  • Quanto quero lucrar;
  • Legalização do negócio;

Essas e outras dúvidas precisam ser colocadas no papel e respondidas, assim, você poderá tomar as decisões certas para colocar o seu negócio para funcionar.

Legalize seu negócio de venda de comida

Dentro do seu planejamento deve conter a atividade de legalização do seu negócio, pois mesmo se tratando de um serviço feito em casa, o empreendimento precisa ser legalizado.

Para quem está começando a empreender em casa sem muito dinheiro para investir, abrir um MEI (Microempreendedor Individual) pode ser uma boa alternativa para ficar em dia com a Lei.

Diante disso, como se trata de manipulação e venda de alimentos, outras obrigatoriedades podem ser exigidas, desde licenças sanitárias até alvará da prefeitura e bombeiro. 

Para maiores esclarecimentos e informações, informe-se com um contador. 

Escolha bons fornecedores

A escolha de bons fornecedores para seu negócio é bem importante, você precisa negociar preço sem perder a qualidade dos ingredientes.

Como se trata de alimentos, algumas opções de ingredientes valem a pena comprar no atacado, outros alimentos como as saladas, precisam estar mais frescas, por isso, devem ser guardadas no local refrigerado ou compradas com mais frequência. 

Para melhor organização do estoque e evitar prejuízos, não se esqueça de consultar a validade dos produtos!

Calcule os custos na produção e comercialização do alimento

Uma dica para saber quanto deve cobrar pelo seu produto é avaliar a concorrência, calculando como eles chegaram no preço final.

Por exemplo, ao produzir brigadeiros para vender, verifique as marcas de ingredientes disponíveis no mercado, avaliando a qualidade e rendimento do produto na receita.

Coloque tudo no papel, todos os ingredientes da receita e custos para produção, depois inclua seu lucro na venda final.

Invista em Marketing para o seu produto

Invista em Marketing para o seu produto

Um ponto importante que não se deve esquecer é o marketing para vender comida, investindo em uma embalagem agradável e canais para divulgação.

A apresentação do seu produto é essencial, ninguém vai querer comer uma comida que não está bem apresentada, por isso, pense nas embalagens, informações sobre o produto e identificação da sua marca.

Para realizar a divulgação dos seus produtos, uma boa ferramenta são as redes sociais, capazes de divulgar o seu negócio em apenas alguns cliques.

Essas foram as formas de como ganhar dinheiro vendendo comida e como empreender montando o seu próprio negócio. Coloque em prática e boas vendas.