Avaliações de clientes: tendo sucesso com boas avaliações
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Para construir um negócio na Internet e vender o maior número possível de produtos, você precisa da boa vontade e satisfação dos clientes. Se eles estiverem satisfeitos com seu serviço e com a qualidade dos produtos, há uma boa chance de você receber boas avaliações dos clientes. Mas a questão é como você motiva os clientes a recomendar você e sua empresa.
Existem diferentes maneiras de obter recomendações positivas dos clientes. Neste artigo, explicamos por que as avaliações dos clientes são tão importantes, como responder a avaliações ruins e quais dicas você pode usar para obter mais avaliações de seus clientes.
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É por isso que as avaliações dos clientes são importantes
As avaliações dos clientes podem contribuir significativamente para o sucesso de uma empresa. Estudos mostram que as pessoas são muito mais propensas a comprar produtos se tiverem sido avaliadas positivamente por outros clientes de antemão.
Porque muitas vezes, como cliente, você não tem a chance de testar o produto ou dar uma olhada mais de perto – especialmente se você fizer as compras pela Internet.
Embora as empresas listem todas as informações e detalhes importantes para os consumidores ao lado de seus produtos, todo cliente em potencial sabe que não importa quão bom seja o produto realmente é, a empresa está morrendo de vontade de vendê-lo. Isso torna um produto com muitas avaliações positivas de clientes ainda mais confiável porque outros já o testaram e acharam bom.
Por esse motivo, as avaliações dos clientes podem ser descritas como um fator decisivo de sucesso para as empresas, razão pela qual todo empreendedor e fundador deve lidar com elas.
Além do salto de confiança no cliente, muitas avaliações também aumentam a visibilidade da empresa na Internet. Se uma loja online puder mostrar várias classificações de clientes, o Google recompensará a empresa com uma classificação melhor. O mecanismo de pesquisa avalia as avaliações dos clientes como conteúdo gerado pelo usuário.
Essa otimização de mecanismo de pesquisa pode ser particularmente importante para pequenas empresas locais que investem menos tempo em trabalho de SEO de qualquer maneira.
Como reagir a críticas ruins
Por exemplo, uma marca de botas femininas online, sempre deve reagir negativamente a cada avaliação ruim do cliente. Por um lado, as avaliações dos clientes sempre oferecem a oportunidade de tornar seus produtos ainda melhores.
Portanto, veja as avaliações como um feedback construtivo para aumentar constantemente a qualidade do produto. Por outro lado, você nunca deve reagir com raiva a críticas negativas de qualquer maneira.
Seja sempre compreensivo e benevolente porque você não quer perder clientes. Simplesmente ignorar críticas ruins seria completamente errado. Leve todas as críticas a sério, para que não haja tempestade de merdasurge.
Mesmo que algumas críticas tenham sido formuladas de forma um pouco dura, você deve sempre perguntar educadamente qual é exatamente o problema.
Afinal, nem todo cliente pode ficar completamente satisfeito com seu produto. Portanto, sinta-se à vontade para responder publicamente para que outros clientes possam ver que você, como empresa, também reage a críticas negativas.
Portanto, lembre-se também de que críticas ruins fortalecem a credibilidade. Se houver apenas críticas positivas na Internet que elogiam seu produto aos céus, dúvidas podem surgir rapidamente se as avaliações foram escritas por clientes reais.
Comentários falsos de clientes
Do mesmo ponto que existem marcas de sapatos femininos modernos que tem o compromisso de usarem as avaliações como fator construtivo, existem aquelas empresas que falsificam avaliações de clientes para atrair potenciais compradores.
Críticas falsas e positivas são particularmente tentadoras quando os produtos na loja online ou na empresa de vendas por correspondência não têm ou têm apenas críticas negativas.
No entanto, comprar avaliações positivas não é sensato para os empreendedores, pois as avaliações falsas podem ser avisadas. A exclusão ou retenção de comentários negativos já pode ser avisada e ser criminalmente relevante.
Pode ficar ainda pior se os clientes ou a mídia descobrirem sobre esse processo e desencadearem uma tempestade de merda. O dano de imagem que ocorre é muito pior do que as críticas ruins originais.
Dicas para mais avaliações de clientes
Para que você possa se beneficiar de muitas avaliações de clientes, daremos algumas dicas sobre como incentivar seus clientes a avaliarem seus produtos.
1. Cadastre-se em sites de classificação
Uma primeira medida é que você registre seu site ou sua loja online em portais de classificação relacionados ao seu setor. Se você, por exemplo, Por exemplo, se você trabalha no setor de viagens, é de pouca utilidade registrar-se em um portal de avaliação na área de jardinagem.
2. Avaliações de clientes nas redes sociais
As redes sociais como Facebook, Instagram ou Twitter estão desempenhando um papel cada vez mais importante na vida da maioria das pessoas. Portanto, use essas redes para pedir aos clientes de maneira amigável que os classifiquem na plataforma. Em nenhum outro lugar hoje você tem a chance de alcançar tantas pessoas.
3. Correios pó-vendas
Após a conclusão bem-sucedida de um pedido, você ainda pode enviar um chamado de correio pós-venda para seus clientes. Nesta mensagem, o cliente é solicitado a indicar o nível de sua satisfação – geralmente na forma de estrelas. Essas classificações aparecem na página do produto para que outros clientes possam ver o desempenho médio de um item.
Você pode relacionar essas solicitações de avaliação a todos os tipos de áreas individuais. Por exemplo, você pode classificar o produto, o site, o processo de pedido ou o serviço de entrega.
4. Avaliações de clientes durante a jornada de compra
Você também tem a opção de integrar solicitações de revisão durante a chamada jornada do cliente em páginas individuais ou no final da visita ao site após a conclusão do pedido. Na maioria dos casos, um botão separado, como “Avalie produtos” para incentivar os clientes a avaliar.
5. Foque no cliente
Você deve dar ao seu cliente um bom motivo para deixar uma avaliação. No entanto, isso não significa suborno. Explique melhor porque uma revisão dele é tão importante.
Justificativas como “melhorias de produtos”, “otimização de serviços” ou mesmo “melhor oferta sob medida para eles” podem persuadir os clientes a participar de pesquisas.
Quando o cliente percebe que a avaliação é benéfica para compras futuras, é muito mais provável que ele escreva uma avaliação. Para ser realmente atraente, você também pode sortear um prêmio de qualidade tão alto que os clientes perderão imediatamente.
6. Simplicidade é rei
A melhor maneira de obter muitas avaliações e recomendações de clientes é usar um formulário bem estruturado que possa ser preenchido rapidamente e sem muito esforço.
O ideal é que você ofereça ao cliente uma avaliação usando o método de múltipla escolha: várias opções de resposta já são dadas, o cliente só precisa clicar na que mais gosta ou que nunca mais se aproxima da sua opinião.
7. Ranking
Especialmente na área de grandes lojas online, as avaliações dos clientes são de vital importância. Empresas como TripAdvisor ou Amazon são tão dependentes das avaliações dos clientes que colocam muita energia para motivar seus clientes.
Por exemplo, clientes muito diligentes podem ser encontrados em uma lista de classificação publicada para classificações de clientes. Outras empresas criaram seu próprio “Hall of Fame” para clientes diligentes ou prêmios de títulos especiais.
Conclusão: A gestão de revisões vale a pena
Então você vê, existem algumas maneiras de fazer com que os clientes deixem comentários. Esteja ciente do imenso impacto das avaliações dos clientes e, portanto, não negligencie as reações necessárias às avaliações.
Se você executar um gerenciamento de avaliações adequado aqui, isso pode não apenas aumentar a qualidade dos produtos, mas também aumentar o valor da sua marca, expandir sua base de clientes e contribuir significativamente para melhorar sua imagem.