Saiba tudo sobre os consórcios: tipos, regras e como fazer

O consórcio é um método de aquisição de bens bastante popular no Brasil. Há vários tipos de consórcio que funcionam de diferentes maneiras, que podem contemplar os seus participantes com os mais variados bens ou serviços.

Vamos entender melhor sobre esse método de aquisição e sobre os diferentes tipos de consórcio.

O que é um consórcio?

O consórcio é um meio de aquisição, inclusive inventado por nós brasileiros, controlado pelo Banco Central. Nesse método, um grupo de pessoas se reúnem e mensalmente depositam uma determinada quantia em uma empresa administradora, que gerencia o consórcio.

Como funciona o consórcio?

Os membros do consórcio pagam uma determinada quantia estipulada antes das primeiras parcelas.

Mensalmente, há um sorteio com os nomes de todos os participantes, onde o nome sorteado recebe o serviço ou produto, mas continua contribuindo com as parcelas até o seu fim, que é o valor total do serviço ou do bem.

No final das parcelas todas as pessoas envolvidas no consórcio receberão o bem pelo qual pagaram.

Quais os tipos de consórcio?

Os tipos de consórcio são variados. Confira agora quais os tipos são os mais praticados no Brasil:

Consórcio de carros e motos

O consórcio de automóveis é um dos mais procurados. Dentro dessa categoria, vários tipos de automóveis e motos são oferecidos, desde os mais comuns até os mais caros e modernos.

Consórcio de Caminhões, Vans, Ônibus ou Máquinas

O consórcio de máquinas ou veículos grandes é bastante comum entre pequenos e médios empresários, ideal para quem quer aumentar o patrimônio ou a frota da empresa com economia e sem muita pressa.

Consórcio de Serviços

O consórcio de serviço é provavelmente o mais incomum, mas existe e é uma boa escolha. Nesse consórcio, estão colocadas reformas de casas, serviços estéticos e outras formas de que não são necessariamente emergenciais ou urgentes.

Como fazer um consórcio?

Para contratar um consórcio basta procurar uma administradora de confiança, essa entidade deve ser certificada e autorizada pelo Banco Central.

Quais as regras do consórcio?

Os consórcios contam também com uma série de regras e procedimentos que são padroes em todas as modalidades, são elas:

Cotas

A cota é a parte que todo participante do consórcio deve pagar. Nela estão especificados o valor total que já foi pago, o valor que falta pagar e os outros participantes do total.

Lances

Lances são oportunidades que o membro do consórcio tem de antecipar as parcelas futuras. Quando são antecipadas o membro tem suas chances de ser contemplado e sorteado aumentada. É necessário verificar as condições de lance da administradora porque eles variam.

Contemplação

A contemplação é a disponibilização da carta de crédito, o valor que poderá ser usado para comprar o bem. No final das parcelas, todos serão contemplados, porém uns logo nas primeiras parcelas e outros apenas nas últimas.

Antes de fazer um consórcio, fique atento aos golpes, pois alguns pontos devem ser observados antes de tomar a decisão em aderir ao consórcio, são eles:

●     Número de parcelas definido.

●     Limite de cotas que podem ser negociadas.

●     Termos claros de como irão acontecer os lances e sorteio.

●     O tipo de bem ou serviço em jogo no consórcio

●     Transparência sobre o  valor total a ser pago no consórcio.

Qualquer fator diferente dos citados acima já deve ser motivo de desconfiança, por isso, é muito importante que você procure por administradoras confiáveis.