Marketing Digital

Saiba a melhor estrutura de conteúdo para SEO

A produção de conteúdo de SEO é, atualmente, uma das estratégias de marketing mais importantes para as empresas dos mais variados portes e segmentos.

Afinal, é por meio desta técnica que se torna possível alcançar organicamente mais visibilidade nas plataformas de busca.

Esse tipo de destaque tem sido extremamente fundamental para alavancar as vendas, para atrair novos leads, para aumentar o ticket médio da empresa e para estabelecer uma reputação de autoridade dentro do mercado.

Tudo isso é possível, pois o SEO – também conhecido como Search Engine Optimization – é composto por um conjunto de estratégias para aperfeiçoar conteúdos publicados em sites, blogs e redes sociais, fazendo que sites como o Google posicionem melhor os materiais.

Assim, toda vez que um potencial consumidor realizar uma pesquisa relacionada a um produto ou serviço específico, eles serão mais facilmente direcionados para a sua página e consequentemente para a sua marca e e-commerce.

Marketing de Conteúdo como base para as estratégias institucionais

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia utilizada como forma de atrair os clientes para a sua empresa, por meio da publicação de materiais relevantes, de alta qualidade e úteis para o público.

Tudo isso sem fazer, necessariamente, uma propaganda direta da marca, mas visando solucionar os problemas dos consumidores.

Em conjunto com um app funil de vendas, a produção de conteúdo digital deixou de ser uma tendência de mercado e se tornou a principal base para as estratégias comerciais, facilitando a qualificação dos leads, conversão de vendas e fidelização dos compradores.

Deste modo, através da publicação de conteúdos online é possível:

  • Engajar o público-alvo;
  • Aumentar sua rede de clientes;
  • Compreender melhor as necessidades do mercado;
  • Atrair novos prospects;
  • Gerar valor para o seu produto e marca;
  • Construir uma experiência de compra mais satisfatória.

No entanto, além de conciliar a produção de textos, vídeos, e-books ou posts, com as etapas organizadas por sistemas como o crm, também é fundamental garantir que esses conteúdos estejam chegando devidamente até os seus consumidores.

E é aí que a utilização das estratégias de SEO se faz tão fundamental no sucesso de qualquer ação de marketing. Tornando a visibilidade desses materiais mais possível.

Como estruturar o conteúdo segundo as técnicas de SEO

Antes de começar a procurar quais técnicas aplicar nas suas produções digitais, é preciso que os profissionais estejam devidamente familiarizados com conceitos como, busca orgânica, algoritmo das plataformas, atualizações de otimização de ranqueamento, etc.

Isso porque, é o conhecimento acerca dessas concepções que irão determinar a efetividade das ações de marketing e de SEO.

Além disso, o tráfego orgânico tão almejado depende diretamente da construção de materiais originais e que possuam relevância para as pessoas.

A partir da compreensão sobre esses termos, a introdução das estratégias de SEO pode ser estruturada da seguinte forma:

  1. Planejamento

Com o auxílio do planejamento de SEO é possível definir os objetivos que este investimento deverá alcançar em curto, médio e longo prazo.

Essas metas servirão como um norte para o trabalho de otimização do site e dos conteúdos, ajudando a conquistar o máximo de benefícios possíveis.

Esse plano estratégico deve envolver um conhecimento sobre as necessidades da instituição e dos equipamentos para auxiliar com a monitoria dos resultados – como um software comercial crm, por exemplo.

Parte dos resultados monitorados incluem a estruturação de cada técnica utilizada, a implementação do projeto e a realização dos ajustes necessários.

  1. Definição da persona

A persona da empresa é uma construção de um personagem semi fictício que represente todas as características, necessidades e comportamento dos clientes ideais para a sua marca.

Essas qualidades devem ser sempre baseadas em informações reais dos consumidores, conquistadas por meio de pesquisas e do uso de sistemas de crm gratuitos.

Essa é uma etapa importante porque, de nada adianta investir em boas estratégias e na otimização de conteúdos se os gestores não souberem para quem destinar o material, quais são as melhores formas de se comunicar ou quem é preciso atrair.

  1. Produção de conteúdos relevantes

Como as estratégias de SEO são dependentes dos algoritmos utilizados pelo Google, seguir a evolução dessas ferramentas é extremamente importante.

Uma das principais exigências que essas plataformas fazem para classificar bem um conteúdo é a garantia da relevância do material publicado.

Isso significa que, além de se adequar com cada uma das etapas do funil de vendas e do crm online gratis, esses artigos também precisam ter estruturas e ideias completamente originais, não possuir erros gramaticais, ter qualidade e possuir um tamanho adequado.

  1. Palavras-chave

As palavras-chave são absolutamente fundamentais no processo de construção de um conteúdo que seja capaz de alcançar resultados orgânicos no Google.

Por isso, a escolha desses termos de destaque devem ser sempre o que vai basear a estrutura de um bom artigo.

No entanto, mais do que somente utilizar de keywords atraentes, é fundamental saber escolher essas palavras, a fim de garantir que sejam termos de fato utilizados pelos consumidores na hora de realizar pesquisas no Google.

Uma forma de fazê-lo é utilizando ferramentas como o Google Keyword Planner. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.