Como o aumento do CPC nos anúncios está gerando uma corrida pelo SEO
Índice do conteúdo
Segundo Rodolfo Sabino, diretor da Tráfego e Venda Consultorias, o uso do CPC é extremamente útil. Quando aplicado nos anúncios, sofre um aumento exponencial a cada dia que passa, e como consequência gera uma corrida pelo SEO de performance.
Contratar uma consultoria ou uma mentoria de SEO é uma das melhores maneiras de tentar diminuir o custo do CPC de uma campanha no Google, que foram criados pelos responsáveis pelos anúncios da Sua empresa.
O custo por clique se consolida atualmente como um dos principais valores informativos utilizados pelas empresas que fazem suas estratégias de marketing digital dentro do Google Ads, e a cada dia que passa demonstra ainda mais a importância de se contratar uma consultoria de SEO.
Em conjunto com o SEO, o custo por clique também é uma ferramenta que tem como objetivo aumentar o destaque junto com a visibilidade de uma determinada empresa dentro da internet. Essas duas estratégias são fundamentais para trazer excelentes resultados positivos na geração de tráfego orgânico e nas taxas de conversão, principalmente quando são aplicadas juntas.
Recomendado: CTR Google orgânico: o que é um bom click?
Quando as ferramentas de custo por clique são aplicadas em conjunto com um SEO de performance bem estruturado, o sucesso da sua empresa e o destaque que ela ganhará dentro do meio digital são garantidos. Para isso, é importante contratar uma consultoria de SEO e compreender como ambas as ferramentas funcionam.
CPC: O que é, quem ganha e quem paga?
O CPC, sigla para custo por clique, nada mais é do que uma forma de se cobrar por anúncios pagos. Essa é uma forma de pagamento bastante utilizada dentro do marketing digital, onde quem realiza o anúncio é cobrado toda vez que o respectivo anúncio de sua empresa recebe o clique de um usuário.
Ou seja, o pagamento é feito conforme o número de cliques que o anúncio do seu site recebe. Se trata de um indicador bem complexo, pois não mede a qualificação, porém, é fundamental para aumentar o tráfego e gerar mais leads qualificados ao seu negócio – afinal, se alguém clicou em seu anúncio é porque teve interesse e, a partir deste momento, se torna um consumidor em potencial.
Nota-se, então, a importância de se contratar uma consultoria de SEO com o objetivo de estruturar bem o seu marketing digital e trazer mais tráfego orgânico, seja nas campanhas CPC como nas demais. Para calcular a taxa da campanha, basta apenas dividir o valor total que foi gasto na campanha pelo número de cliques que o anúncio recebeu durante o tempo no qual estava ativo.
Além disso, o modelo de custo por clique é bastante utilizado na compra de palavras-chave no Google Ads e apresenta um formato extremamente útil para ter noção dos resultados exatos que seu anúncio obteve.
É extremamente indicado para a empresa que deseja obter tráfego orgânico no seu site, pois é fácil de controlar e tranquilo para o empreendedor que está começando – entretanto, é importante contratar uma consultoria SEO para ajudar em sua aplicação. Dessa forma, é mais fácil obter resultados positivos e garantir o sucesso da sua empresa.
Como funcionam as alterações de valores do CPC?
Diante das diferentes plataformas que adotam o método de custo por clique, o seu cálculo e o seu uso não sofrem mudanças significativas entre elas. Entretanto, há algumas variações entre as opções, os gráficos e as funcionalidades entre uma ferramenta e a outra. Certas plataformas, como o Youtube ou o Facebook, oferecem espaços a mais em seu layout do que outras – como, por exemplo, espaços laterais para o posicionamento de banners.
Entretanto, hoje em dia, as redes sociais modificaram sua estratégia e apostam na exibição destes anúncios através dos feeds de notícias e pesquisas. Não só pelos melhores resultados obtidos através deste novo formato, como também por conta do aumento do uso diário de celulares, smartphones, tablets e outros aparelhos que não sejam computadores ou notebooks.
De certa forma, há algumas diferenças em relação às métricas utilizadas de acordo com cada rede social, geralmente estas são por custo de ação ou custo por like. O custo por ação é quando avaliamos a otimização e o investimento necessários para fazer com que determinado usuário realize a ação desejada referente ao anúncio dentro da rede social.
Outra métrica utilizada como forma de medir os valores de determinado anúncio é através do custo por like, onde o desempenho do anúncio é medido através das curtidas feitas em determinada publicação. Entretanto, essa medida perde sua relevância a cada dia que passa e, inclusive, não se encontra mais disponível nem no Instagram.
CPC: Entendendo o mercado e seu público
Da mesma forma que qualquer campanha de marketing digital funciona, o custo por clique também precisa entender o seu nicho de mercado específico e o público-alvo em que deseja atingir. A melhor opção para se obter resultados excelentes é realizar um bom investimento em dados, afinal, é através deles que conseguimos visualizar um panorama maior no que e onde investirmos.
Além disso, há inúmeras outras dicas para se destacar dentro do mercado com uma boa campanha de custo por clique. Primeiramente, é necessário estudar a concorrência e procurar quais ações realizadas por eles impulsionam o crescimento e te posicionam em local de destaque no mercado. Procure sempre entender o que eles fazem, suas ações e suas estratégias.
Outro ponto importante é ter atenção redobrada na hora de escolher palavras-chave, já que este é o ponto de partida para um SEO bem estruturado e que garanta um bom CPC. Por isso, contratar uma consultoria de SEO é a melhor opção para se destacar no mercado atualmente.
Planeje seu orçamento e decida quanto deve investir nesta estratégia, estruture sua campanha e defina seus objetivos através de um estudo analítico do seu público-alvo. Veja quais canais on-line o público mais utiliza e garanta que os leads qualificados serão gerados por meio da sua campanha.
Por último, elabore bem um conteúdo estruturado, informativo e claro com imagens ilustrativas e textos bem persuasivos para o cliente. Por último, otimizar os anúncios é a melhor forma para gerar tráfego orgânico, leads qualificados e impulsionar de forma positiva o número de vendas. Contratar uma mentoria SEO será fundamental para compreender melhor as técnicas a serem aplicadas.
Como o SEO bem estruturado influencia no CPC?
Há diferentes fatores que correlacionam o SEO com o custo por clique, inclusive, impacta diretamente no orçamento da campanha. Por conta disso é fundamental avaliar cada variável e estudar sua aplicabilidade dentro do objetivo consolidado. Mais uma vez contratar uma mentoria SEO se faz importante.
A palavra-chave é um dos principais fatores que influenciam no custo por clique, afinal, é o termo principal que será pesquisado pelo Google e garantirá um melhor ranqueamento do seu anúncio. De certa forma, o SEO é a base para que o CPC funcione de forma correta, sua única diferença é que o custo por clique é pago para ser bem visto nos sites de busca on-line.
Justamente por isso, contratar uma consultoria de SEO e manter o mesmo bem estruturado e organizado em seu site garante o rápido crescimento através da taxa de tráfego orgânico que seu site terá, além de também ocasionar no sucesso da sua marca. Ou seja, investir em SEO é uma excelente base na hora de aplicar o custo por clique ao seu negócio, e, dessa forma, garantir o crescimento que a sua empresa merece!