Saúde

Causas de aftas recorrentes

As aftas recorrentes são úlceras rasas que aparecem na mucosa interna da boca e pode ser tanto no lábio, quanto na língua entre outras partes.

Elas possuem um formato oval e normalmente são brancas ou levemente amareladas, e possuem bordas avermelhadas. 

Geralmente, são lesões benignas, mas podem ser extremamente dolorosas, principalmente em contato com alimentos quentes ou muito temperados com alguns condimentos.

Não existe uma causa definida para o aparecimento das aftas, mas existem alguns fatores isolados que podem ser determinantes para o surgimento delas.

Quais são os principais fatores que podem causar as aftas?

Quando a imunidade está baixa, significa que a alimentação não está sendo feita de forma correta ou que algum problema de saúde está presente no organismo.

Isso pode refletir em complicações no organismo, como por exemplo, uma queda imunológica. Então, uma das formas que o corpo tenta avisar que as coisas não estão indo bem é com o surgimento das aftas.

Por isso, nessas situações, é muito importante ter o melhor plano odontológico para que consiga ter uma consulta de qualidade ao dentista.

As aftas também podem surgir se o paciente possuir uma dieta muito baseada em alimentos ácidos, como por exemplo:

  • Abacaxi;
  • Laranja;
  • Limão;
  • Pimentas;
  • Excesso de sal;
  • Refrigerantes.

Todos esses alimentos podem deixar a boca cheia dessas lesões. Por isso, se possível,  evite ingerir em excesso essas comidas e principalmente frutas que são altamente cítricas.

Alguns traumas ocasionados por acidente, escovação excessiva que machuca a gengiva, também podem criar um ambiente propício ao aparecimento das aftas recorrentes.

Além disso, também existe a mordida em que às vezes as pessoas dão sem querer no lábio ou na bochecha. Essas feridas quando não tratadas corretamente, também podem evoluir para uma afta.

Por isso, cuide bem de qualquer machucado na sua região bucal e veja o que um dentista do plano odontológico particular te indica.

Ao colocar o aparelho ortodôntico, é possível que demore um tempo para se acostumar com esse alinhador na boca, e isso é normal e faz parte do tratamento. 

Porém, até se acostumar com aparelho, pequenos problemas podem surgir, como por exemplo, ele pode machucar a bochecha e essas feridas podem se transformar em aftas. 

Após algumas semanas de tratamento, você não terá mais esses problemas, mas caso as pessoas persistam, é melhor falar com um ortodontista que faça parte dos planos odontológicos baratos.

Existem algumas ceras ortodônticas que servem para proteger a gengiva desse atrito. Portanto, ela é colocada na parte metálica e alivia o desconforto causado pelo aparelho ortodôntico. 

Como curar a afta? Ela tem tratamento?

As aftas trazem um grande incômodo que atrapalham na hora de comer, beber e falar, principalmente se aparecem com bastante frequência. 

Quando ela surge e persiste por mais de 15 dias, é importante ir ao dentista e usufruir dos benefícios plano odontológico empresas.

Geralmente as aftas pequenas não possuem tratamento e costumam desaparecer em até 15 dias, mas se houver muita dor, é necessário fazer bochechos com medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos.

Existem alguns outros recursos que são algumas pomadas que possuem analgésicos. Porém, todos esses medicamentos devem ser indicados pelo dentista. 

Em alguns casos mais graves, pode ser necessário o uso de anti-inflamatórios sistêmicos, como os corticoides, que são feitos à base de hormônios.

Caso a afta não desapareça em 15 dias, existe a necessidade de ir até ao dentista e entender como funciona plano odontológico empresarial, para que possa utilizar os benefícios dele.

Não é recomendado fazer o uso de um bicarbonato de sódio para realizar um tratamento no caso de aftas. Ele pode piorar e até mesmo causar um atraso na cura. 

No geral, existem muitos tratamentos caseiros para as aftas, mas é importante tomar cuidado e procurar a orientação com o dentista.

Fazer o uso de tratamentos caseiros podem agravar o caso. Então, na dúvida sempre consulte um especialista. Além do diagnóstico, ele também vai indicar o melhor tratamento se realmente estiver com afta. 

Uma das opções para tratar ela também é através da laserterapia. Um procedimento que não causa dor, e é feito com um aparelho que emite uma luz diretamente na mucosa tratando as lesões. 

Vale ressaltar que esse procedimento só pode ser feito em uma clínica, então é muito importante ir em uma. 

Por fim, é importante fazer uma análise para ver o surgimento dessas aftas que são recorrentes e se atentar à alimentação. Evite comidas que são muito ácidas, pois elas ajudam no desenvolvimento delas. 

Com tudo isso, é importante procurar uma clínica odontológica para fazer o tratamento por meio de pomadas analgésicas e até mesmo uma laserterapia.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.