Empreendedorismo: 10 Dicas para auxiliar na gestão de tempo
A forma como os momentos são gerenciados durante os nossos dias diz muito sobre ele ser produtivo ou não. Portanto, a gestão do tempo é importantíssima para conseguir conciliar as atividades não só do trabalho, como também as acadêmicas e pessoais.
Além disso, ela possibilita organizar as funções diárias de forma que seja possível fazer tudo (ou mais) em menos tempo, dando abertura para novas atividades ou até mesmo estabelecendo um momento melhor de descanso no fim delas.
O estresse é diminuído, a sensação de estar sobrecarregado também, e além de melhorar o foco e a produtividade, os resultados na área profissional começam a ser colhidos, visto que a motivação será maior.
Com isso, é possível encontrar várias técnicas e ferramentas que ajudam a gerenciar o tempo e aumentar a produtividade, como o Método Pomodoro, que consiste em dividir o trabalho ou a atividade em blocos de 25 minutos, sendo 5 deles para descanso.
Além disso, tem o uso da ferramenta crm, muito usada nas empresas para otimização e padronização de tarefas.
A importância de gerenciar o tempo no trabalho
É muito comum em vagas de trabalho ver a procura e a preferência por profissionais flexíveis, organizados e que tenham facilidade em se adequar a tarefas que exigem boa administração.
Isso acontece porque, para uma empresa, traz muito mais segurança um funcionário que consiga fazer um bom gerenciamento de seu tempo sem se atrapalhar em meio às tarefas.
Entretanto, a gestão de tempo não é exclusiva somente para os membros, como também para supervisores e cargos de chefia, que também precisam manter uma boa organização e separação de suas atividades.
Vale ressaltar que todas essas atividades podem ser otimizadas através de um crm operacional.
Com um tempo bem distribuído, os supervisores e gestores conseguem se dedicar melhor a novos projetos para a empresa, além de estudar possibilidades de implementar novos produtos ou serviços.
Além disso, terão mais espaço para avaliar a motivação dos funcionários e pensar em formas de ajudar e melhorar os processos.
Por onde começar?
Essas dicas são úteis tanto para os funcionários quanto para os gestores. No geral, são para todos que buscam uma maior produtividade e otimização de suas tarefas:
- Fazer um planejamento estratégico das atividades;
- Fazer um balanço do que é prioridade;
- Buscar uma organização visual através de listas, planilhas, agendas, etc;
- Delegar e terceirizar tarefas para outras pessoas;
- Estabelecer prazos e metas;
- Construir um ambiente de trabalho tranquilo e organizado;
- Manter os companheiros de trabalho alinhados;
- Fazer uso do sistema crm para otimizar os processos;
- Se concentrar e evitar distrações no dia a dia;
- Se recompensar após tarefas difíceis ou exaustivas.
Não é necessário falar todos os pontos sobre essas dicas, pois algumas são autoexplicativas, mas algumas merecem uma explicação mais detalhada, como por exemplo, a importância de implantar na empresa e fazer uso de um crm plano.
Considerado o melhor amigo da maioria das empresas, essa ferramenta serve para otimizar o dia a dia comercial das equipes.
As suas funções vão desde armazenar informações de clientes em um banco de dados, até permitir o registro de interações entre os consumidores e outras empresas, facilitando na abordagem e compreensão de seus interesses.
Portanto, isso faz com que a comunicação seja mais assertiva e aumenta as chances de conversão desses usuários para compradores.
Essa junção de dados e informações reunidas em um só lugar facilita o processo de organização das informações, pois reduz o uso de planilhas, pastas externas e outros meios, deixando tudo em um único sistema que permite múltiplos acessos.
Além disso, o software crm gratuito não é exclusivo para empresas de grande porte.
Ele pode ser implantado por corporações de médio e pequeno porte, e sua instalação depende apenas de internet.
Isso por sua vez elimina a necessidade de manutenções ou uma instalação manual feita por uma equipe, tornando uma ferramenta ainda mais acessível e econômica.
Ao utilizar ferramentas para auxiliar o processo de organização e mantendo a equipe motivada e sabendo reconhecer situações em que os processos precisam ser mudados para serem melhorados, com certeza, já será possível enxergar um cenário diferente e proveitoso.
Desse modo, pesquisar sobre e colocar em prática técnicas e métodos de gestão de tempo no dia a dia, refletirá até mesmo na saúde emocional.
Pois quanto menos ansiedade, preocupações e a sensação de desespero em meio a muitas tarefas, mais fácil fica lidar com imprevistos e situações não programadas que podem acontecer.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado
para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.