WhatsApp Travando? Veja o que Fazer

Precisa usar o aplicativo e ele só trava sem sair do lugar? Veja o que fazer com o WhatsApp travando para que ele volte a funcionar.

Nos dias de hoje, o WhatsApp se tornou parte integrante e super importante em nossas vidas, para nossa comunicação, seja no trabalho ou na nossa vida pessoal.

E quem não entra em desespero ao notar o WhatsApp travando e impossível de se utilizar? Se você está passando por esse problema agora, veja nossas dicas a seguir do que pode ser feito para resolver isso. Vamos lá?

WhatsApp travando – o que fazer?

É preciso primeiro entender o que está causando o problema.Existem várias coisas que podem fazer com que seu aplicativo WhatsApp trave, como por exemplo:

  • Pouca memória
  • Software desatualizado
  • Muitos softwares abertos carregando demais o aparelho
  • Problema na bateria fazendo ela esquentar e o smartphone travar
  • Vírus no celular
  • Malware no celular

Reinicie o aparelho

Uma coisa simples a se fazer e que pode resolver o problema é reiniciar o aparelho. De preferência, desligar e depois religar. Isso ajuda a fechar tudo, limpar a memoria e fazer com que ele reinicie mais leve.

Atualize seu software

Pode ser que a versão do WhatsApp seja antiga e valha a pena checar se não há alguma atualização. Nas atualizações é comum que se corrijam bugs e erros que levam ao travamento. Atualize seu WhatsApp e também o próprio android, pois muitas vezes eles recebem packs de segurança e correções que melhoram seu funcionamento.

Como está o serviço da rede do WhatsApp?

Em casos raríssimos pode ser que o aplicativo esteja com problemas em seus servidores, como ocorreu no final do ano passado, mas voce pode ficar por dentro de tudo, entrando no site deles para ver como os servidores estão em sites como downdetector.com por exemplo.

Limpe os dados do cache do aplicativo

Pode ser que por haver muitos arquivos armazenados, o aplicativo “engasgue” na hora de executar, causando os travamentos. Veja o que pode ser feito:

1- Entre nas configurações do seu Smartphone;

2- Entre em Aplicativos, e procure pelo WhatsApp

3- Em seguida limpe o cache e os dados do aplicativo.

4- Dependendo do seu aparelho, será preciso clicar em “Armazenamento” para encontrar essa opção;

5- Um detalhe importante é você voltar na tela anterior e clicar em “forçar parada”, para ter certeza de  que o WhatsApp reiniciará

Pode ser que arquivos de mídia, algumas conversas  e outros dados sejam deletados do smartphone nesse processo, mas isso vai deixar ele mais leve e sem travamentos.

Antivírus e Antimalware

Bom, se você acredita que o problema é causado por vírus ou quer ter certeza de que não é isso, sugiro instalar um bom app como o avira, avast ou bitdefender. Hoje em dia esses apps acumulam as 2 funções e podem te ajudar com esses problemas. Um vírus além de deixar no WhatsApp travando pode roubar seus dados e até deixar o aparelho inutilizável. Além de ser uma brecha de segurança se você usa apps de banco no smartphone.

Aviso importante – Notificação de banimento

Se ao entrar no aplicativo, você receber uma mensagem de que foi banido do WhatsApp, isso pode acontecer porque você não seguiu as diretrizes de uso do aplicativo. Existem varios motivos para isso, desde o uso de WhatsApp modificado ate o uso da plataforma para fins ilícitos, comportamento obsceno, discurso de ódio, spam, entre outros problemas.

Se você por acaso quebrou essas regras pode ser temporariamente banido. Caso isso ocorra, infelizmente não há muito o que fazer. Se a sua conta não voltar depois de 72 horas, será preciso criar uma nova usando outro número de celular. Algumas pessoas tentam entrar em contato com o suporte, mas em 99% dos casos sem sucesso.