Falha no Download no WhatsApp: O que Fazer?

Falha no Download no WhatsApp: O que Fazer? | Às vezes queremos baixar uma imagem, vídeo ou áudio no WhatsApp , e ao clicar no ícone ele continua carregando, e a seguir mostra o erro “Falha no download” . Agora vamos tentar localizar a possível causa e resolver essa falha irritante.

O problema de downloads de arquivos com falha também é um dos mais comuns. Principalmente porque o texto não explica o motivo do erro , e devemos identificá-lo por conta própria. Veja os detalhes que a Stakeholder News para você sobre esse problema tão comum em usuários do app.

Falha no Download no WhatsApp: O que Fazer?

Falha no Download no WhatsApp o que fazer
Falha no Download no WhatsApp o que fazer

O texto completo do erro diz o seguinte: “O download falhou. O download não pôde ser concluído. Por favor, tente novamente mais tarde.”

Ou seja, um aviso genérico que não indica a causa do download com falha. Assim a solução passará por revisar os problemas mais comuns , que são bem variados, até que o erro seja encontrado. Vamos ver desde o mais comum até o pouco frequente.

Verifique a conexão com a internet

O erro “Falha no download” é ​​comum quando o celular não tem conexão com a Internet , seja via Wi-Fi ou dados móveis. Surpreendentemente, o WhatsApp não o detecta e aparece uma mensagem genérica que pode ser por qualquer outro motivo.

A princípio, um círculo giratório é mostrado indicando que ele está tentando fazer o download da imagem, vídeo ou áudio:

Devemos testar se o restante dos aplicativos ou o navegador da web podem acessar a Internet . Do contrário, estamos falando de um problema de conectividade. A solução envolve quase sempre entrar em contato com a nossa operadora móvel se utilizarmos dados, pois a tarifa pode ter se esgotado, ter um corte de linha ou sofrer uma queda.

Se utilizarmos WiFi, a origem costuma ser semelhante, só que neste caso o responsável é o operador da fibra ou linha ADSL associada.

Verifique se o celular tem espaço livre

O WhatsApp também geralmente indica que o download não foi bem-sucedido quando o telefone está com a memória cheia e não há espaço livre . Embora os smartphones atuais tenham muito espaço de armazenamento, em algum momento podemos saturá-lo.

Leia Mais: Como Criar Stickers no WhatsApp

A solução é verificar se a memória do terminal está muito cheia e, em caso afirmativo, excluir fotos, vídeos e outros arquivos . Claro, antes que possamos carregá-los para um serviço de armazenamento em nuvem gratuito, se não quisermos perdê-los.

  • No Androidé possível ver o espaço e deletar arquivos deste menu: Configurações -> Armazenamento -> Liberar espaço
  • No iPhone,o caminho a seguir é o seguinte: Configurações -> Geral – Armazenamento do iPhone

Além disso, o WhatsApp agora permite que você libere espaço com sua própria ferramenta , o que também é uma solução válida se o erro “Falha no download” for por falta de espaço livre.

Possível falha do WhatsApp

Uma possibilidade a considerar é que o WhatsApp sofre uma falha geral , que não funciona para ninguém. Nesse caso, é mais provável que não possamos enviar ou receber mensagens e que outros recursos também falharão.

No entanto, às vezes incidentes técnicos afetam apenas alguns recursos do WhatsApp, e existem precedentes de problemas massivos com multimídia (fotos, vídeos e áudios). A solução, neste caso, é esperar que os servidores de aplicativos voltem a responder.

Data e hora corretas

O WhatsApp pode sofrer comportamentos inesperados se o celular tiver data e hora incorretas , pois os servidores esperam que ele esteja devidamente sincronizado com a hora atual.

E uma das possíveis consequências é que obtemos o erro “Falha no download no WhatsApp”, embora não seja o único. A solução é colocar o terminal no horário correto ou, melhor ainda, deixar sincronizar automaticamente da Internet.

Se tivermos dificuldades, explicamos como resolver o erro “A data do telefone está errada” que às vezes aparece no WhatsApp , e que pode até nos impedir de usá-lo completamente.

Atualizar WhatsApp

O WhatsApp está ganhando novos recursos ao longo do tempo por meio de atualizações de aplicativos, então chega um momento em que os usuários de versões antigas perdem funções ou não podem usá-lo diretamente.

O aviso de “Falha no download” pode ser devido a isso, embora a maioria dos usuários tenha atualizações automáticas ativadas na Google Play Store (Android) ou App Store (iPhone).

O celular é muito antigo?

Em algum momento, o WhatsApp para de funcionar em alguns telefones muito antigos . Embora seja normal fazê-lo completamente, podem ocorrer casos em que certos modelos sem suporte perdem apenas algumas funções e, portanto, a mensagem de falha no download.

São smartphones com muitos anos, especificamente os seguintes:

  • Android anterior à versão 4.0.3.
  • iPhone com iOS inferior a iOS 9.
  • KaiOS anterior à versão 2.5.1.

Nesse caso, a solução é simples, mas cara: teremos que comprar um novo celular , não há outras alternativas para continuar usando o WhatsApp.

Limpe o cache e / ou reinstale

Às vezes, é bom limpar o cache dos aplicativos , pois isso pode corrigir certos comportamentos estranhos . Não é uma solução segura para o aviso “Falha no download”, mas representa um dos últimos recursos se já tivermos tentado de tudo.

Além disso, após limpar o cache, seria útil desinstalar e reinstalar o WhatsApp , para começar com um aplicativo limpo. É uma solução genérica quando as outras falham, o que muitas vezes consegue resolver as falhas.

Em conclusão, é difícil identificar a causa do erro Falha no download no WhatsApp, mas geralmente tem solução e em praticamente todos os casos é de fácil aplicação.